A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A fé nos abre ao cuidado dos irmãos e de toda a obra criada por Deus

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A fé nos abre ao cuidado dos irmãos e de toda a obra criada por Deus"— Transcrição da apresentação:

1 A fé nos abre ao cuidado dos irmãos e de toda a obra criada por Deus
Tempo da quaresma A Quaresma convoca e provoca à conversão, mudança de vida: fazer o caminho de Jesus. Oração: escutar Deus e deixar ser tocado pela sua misericórdia. Jejum: esvaziar-se, libertar-se, aprender a renunciar e solidarizar-se com os pobres e carentes de bens nesse mundo. Esmola: partilha do que se tem. A fé nos abre ao cuidado dos irmãos e de toda a obra criada por Deus

2 Tema: Fraternidade: Biomas Brasileiros e defesa da vida Lema: “Cultivar e guardar a Criação” (Gn 2,15)

3 Objetivo Geral da CF: “Cuidar da criação de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho” Que são biomas? Bioma é um conjunto de seres vivos de uma determinada região e clima. No Brasil são seis: 1. Mata Atlântica 2. Amazônia 3. Cerrado 4.Pantanal 5. Caatinga 6. Pampa

4 Objetivos Específicos:
Aprofundar o conhecimento do bioma Mata Atlântica, de suas belezas, de seus significados e importância para a vida no planeta, particularmente para nosso povo. Reforçar o compromisso com a biodiversidade, os solos, as águas, nossas paisagens e o clima variado. Compreender o impacto da população sobre o bioma. Manter a articulação com outras Igrejas, organizações da sociedade civil, centro de pesquisas e todas as pessoas de boa vontade que querem a preservação das riquezas naturais e o bem do povo. Comprometer as autoridades públicas para assumir a responsabilidade sobre o meio ambiente. Contribuir para a construção de uma nova forma de pensar a economia e a ecologia para atender as necessidades de todas as pessoas e famílias, respeitando a natureza. Compreender o desafio da “conversão ecológica” que nos convida o papa Francisco.

5 VER: O bioma Mata Atlântica
Localização: A mata Atlântica abrangia uma área equivalente a Km² e estendia-se ao longo de 17 estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Hoje: restam 12,5% de florestas. É uma das áreas mais ricas em biodiversidade e a mais ameaçada do planeta. A concentração urbana na Mata Atlântica abriga a maioria de nossas capitais litorâneas e regiões metropolitanas. Por isso, a importância de saneamento básico e políticas públicas. Biodiversidade: 20 mil espécies de plantas, 270 espécies conhecidas de mamíferos, 992 espécies de aves, 197 répteis, 372 anfíbios e 350 espécies de peixes. Água: 7 bacias hidrográficas que controlam o clima, são fonte de alimentos e plantas medicinais e oferecem lazer, ecoturismo, geração de renda e qualidade de vida.

6 A destruição da Mata Atlântica
No “descobrimento”: extração do pau-brasil Concentração urbana Devastação das araucárias para agropecuária, exploração de madeira, industrialização, poluição do ar, das águas, dos solos. Destruição dos manguezais que oferecem nutrientes e matéria orgânica gerando vida, alimento, proteção e inúmeros serviços ao meio ambiente e à humanidade. Manguezais são áreas de preservação permanente (APPs). Muitos povos indígenas ocupavam a região litorânea. Muitas etnias indígenas foram extintas. Nesse espaço existem populações de pescadores, quilombolas, remanescentes indígenas e grande concentração de população urbana. Surge o “deserto verde” com a plantação de eucaliptos para celulose e extração da madeira.

7 Devastação da Mata Atlântica
Mineradoras e construções de hidrelétricas Uma grande parcela da mata está nas mãos de particulares: 760 reservas reconhecidas. O modelo econômico de desenvolvimento privilegia a concentração de pessoas e o desmatamento para gerar riquezas. Falta consciência ecológica em boa parte da população brasileira Omissão ou conivência do poder público Falta de saneamento básico: esgotos despejados nos rios, mar e mangues A ganância capitalista têm gerado: Degradação do meio ambiente e expulsão de diversas comunidades

8 Devastação da Mata Atlântica
Extração de plantas para a produção de remédios, matéria prima para produção de roupas, corantes, essências de perfumes, para indústria alimentícia e produção de móveis. Sete das nove grandes bacias hidrográficas se encontram na região da Mata Atlântica. As florestas asseguram a quantidade de água potável que abastece mais de 110 milhões de brasileiros

9 Julgar

10 Nas Sagradas Escrituras
As Sagradas Escrituras apresentam o mundo como uma obra desejada por Deus, criado harmonicamente por amor. São dois relatos diferentes que apresentam a Criação: Gn 1,1-2,4a: A criação é apresentada como obra de sete dias, o que representa perfeição. Primeiro é a criação da luz (Gn 1,3) e o sétimo dia é o descanso de Deus. Gn 2,4b-25: O relato fala que após criar o céu e a terra não havia arbusto por falta de chuva e de quem pudesse cultivar a terra. Deus providencia a chuva e forma o homem (Gn 2,7). Tudo o que existe é criação amada e desejada por Deus. Nenhum ser existe isoladamente, mas relacionados. A Criação está repleta de maravilhas e cada ser é um louvor a Deus (Sl 19).

11 O primeiro relato e o segundo relatos
O primeiro relato fala que o homem foi criado “à imagem e semelhança de Deus” (Gn 1,27) e com um papel importante em relação aos outros seres (Gn 1,28). No segundo relato, Deus confia a guarda e o cuidado da criação (Gn 2,5.15). Há 3 relações na vida humana: a) com Deus; b) com a obra criada; c) com o próximo. O jardim é o local onde se retira o alimento e o ambiente do encontro com Deus e da vivência da fraternidade (Gn 1,29-31). No primeiro relato, a ordem de Deus de “enchei a terra e submetei-a” (Gn 1,28) foi entendida de forma errada e favoreceu à exploração. No segundo relato, “cultivar e guardar” significa proteger, cuidar, preservar velar.

12 O Pecado O ser humano provoca a ruptura nas relações ao desobedecer Deus (Gn 3,6). O casal – símbolo da humanidade – que antes convivia com Deus no jardim, passa a ter medo e se esconder (Gn 2,10). O pecado é a arrogância e o desejo de ocupar o lugar de Deus (Gn 3,5; 11,4). Há cumplicidade no pecado (Gn 3,6) e fuga da responsabilidade, culpando outros (Gn 3,12-13). A partir daí surge a espiral da violência, que culmina no assassinato de Abel por Caim (Gn 4,8), na injustiça que se espalha pela terra (Gn 4,23) e pela perda da linguagem do amor (Gn 11,9). O mundo desfigurado é sinal de que a Aliança foi rompida. Os profetas virão denunciar o pecado confrontando-o com o plano de Deus. As relações feridas podem ser restauradas pelo Deus compassivo e misericordioso (Os 14; Ez 37; Is 54,13). Deus pode restaurar as relações rompidas.

13 A Restauração em Cristo
“Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho” (Gl 4,4) A partir da iniciativa de Deus, em Cristo é reestabelecida a relação entre Deus e o ser humano. Aos discípulos ensina a chamar Deus de Pai. A relação de Jesus com a natureza serve de modelo: Ele usa elementos da criação para ensinar. Fala da chuva que cai sobre justos e injustos (Mt 5,45), da Graça de Deus como uma fonte de água viva (Jo 4,10-14), fala do terreno e da semente ao referir-se ao coração humano (Mc 4,1-20), da vinha e dos ramos (Jo 15) e muito mais. Como a criação sofreu as consequências do pecado (Rm 8,21), ela aguarda ser libertada. A redenção da Criação é apresentada de forma belíssima e poética através da imagem da Jerusalém celeste (Ap 21).

14 O Magistério e o Meio ambiente
O papa Francisco lançou a “Laudato Si” como ponto culminante da contribuição da Igreja para a preservação do meio ambiente. Paulo VI: iniciou a reflexão sobre a ecologia na “Octogéssima Adveniens” João Paulo II: mostrou a relação entre ética e ecologia na sua mensagem para o 23º Dia Mundial da Paz e na encíclica “Centessimus Annus” Bento XVI, chamado de “papa verde”, na sua mensagem para o 60º Dia Mundial da Paz, mostrou a relação entre “ecologia da natureza”, “ecologia humana” e “ecologia social” Francisco: tem mostrado que “ecologia ambiental e humana” caminham juntas. A palavra chave de uma “ecologia integral” deve ser a harmonia. A ecologia não é só questão de economia, mas de antropologia e ética. A ecologia faz parte da Doutrina Social da Igreja.

15 Agir

16 Cuidar dos biomas brasileiros tem que ser uma questão de fé e cidadania ao demonstrar nosso compromisso com o Criador e nossa constante conversão. Precisamos: Retomar a questão do saneamento básico Despertar-nos para a beleza dos biomas e para a necessidade de cuidado Combater o desmatamento e ações predatórias Motivar todos – Igrejas, religiões, pessoas de boa vontade – para defender os biomas Aprofundar estudos, promover debates, seminários nas escolas públicas e privadas, realizar celebrações, romarias sobre o tema da Campanha da Fraternidade Fortalecer a ecologia integral desde os pequenos gestos e celebrar conquistas Incentivar a criação do projeto de lei que impeça o uso de agrotóxicos Combater queimadas e a poluição urbana.

17 O Agir centrado no Bioma da Mata Atlântica
Exigir do poder público a recuperação das áreas degradadas como matas ciliares (matas próximas, nas margens dos rios, lagos, que protegem da erosão, ressecamento dos barrancos estreitamento das margens) e nascentes Exigir políticas de saneamento básico Cuidar das nascentes dos rios Defender o bioma diante das mineradoras Fomentar a agricultura familiar, Incentivar o consumo de produtos agroecológicos e outros. Quais são os gestos concretos que sua comunidade pode realizar dentro do espírito da Campanha da Fraternidade?

18 Oração da CF 2017 Deus nosso Pai e Senhor, Nós vos louvamos e bendizemos, por vossa infinita bondade. Criastes o universo com sabedoria E o entregastes em nossas frágeis mãos para que dele cuidássemos com carinho e amor. Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela Casa Comum. Cresça, em nosso imenso Brasil, O desejo e o empenho de cuidar mais e mais da vida das pessoas, E da beleza e riqueza da Criação, Alimentando o sonho do novo céu e da nova terra que prometestes. Amém!

19 Cuidemos da nossa Casa Comum!


Carregar ppt "A fé nos abre ao cuidado dos irmãos e de toda a obra criada por Deus"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google