A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESPIRITUALIDADE VICENTINA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESPIRITUALIDADE VICENTINA"— Transcrição da apresentação:

1

2 ESPIRITUALIDADE VICENTINA

3 Comecemos nos perguntando: o que é espiritualidade?
 “Espiritualidade” diz respeito à dimensão espiritual, ou mais precisamente à vida espiritual (é o ser humano em sua vida interior, animado do Espírito de Deus). A nossa Espiritualidade é cristã, porque está essencialmente fundamentada em Cristo, no mistério da Santíssima Trindade. Daí a expressão Espiritualidade cristã. Isto nos ajuda a diferenciar de outras espiritualidades não cristãs. Para nós, católicos, esta vida espiritual é “vida no Espírito de Jesus Cristo”.

4 O que é espiritualidade vicentina?
Antes de mais nada é preciso SABER que a espiritualidade nasce da experiência vivida pelo fundador ao acolher a inspiração do Espírito, com suas características pessoais, culturais e históricas próprias. Assim, no início de toda espiritualidade encontra-se uma experiência espiritual vivenciada por pessoas concretas, que vivem num tempo preciso.

5 Essa experiência consiste no encontro com o Senhor, que irá nortear toda dinâmica da vida presente e futura e exige uma reordenação da nossa vida cristã, tendo em vista que o Espírito move e remove em cada momento certos valores, dentro de seu fundo inesgotável, que não são sempre os mesmos, mas estão relacionados às necessidades e possibilidades de cada momento. A força do Espírito se concentra nas realidades e daí nasce a espiritualidade.

6 A Vicente de Paulo Deus concedeu qualidades pessoais e um dom singular para poder perceber, viver e mostrar na história a experiência peculiar do mistério do Cristo. A espiritualidade vicentina tem como centro o seguimento de Jesus Cristo, Verbo encarnado, enviado pelo Pai para evangelizar e servir os pobres. O Espírito Vicentino é o Espírito enviado para anunciar a Boa Nova aos pobres.

7 Os vicentinos são chamados a entrar no caminho do seguimento de Jesus Cristo com as mesmas palavras com as quais Jesus inaugura o seu ministério público no evangelho de LucAS 4,18: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me para proclamar a remissão aos oprimidos e aos cegos a recuperação da vista; para restituir a liberdade aos prisioneiros e para proclamar um ano de graça do Senhor”.

8 A espiritualidade de São Vicente brota da contemplação de Cristo
A espiritualidade de São Vicente brota da contemplação de Cristo. É o próprio espírito do evangelho vivo e ativo no mundo de São Vicente e nosso. Expressa-se no amor compassivo e efetivo pelos pobres, “seus senhores e mestres”. Essa espiritualidade atua como força motora que gerou ao mesmo tempo uma contemplação afetiva e uma incrível atividade enquanto evangelizador dos pobres. A libertação que Cristo traz para os pobres é, na visão de Vicente, integral.

9 Há três ideias que são a coluna vertebral de toda a Espiritualidade vicentina:

10 1º) : A IDENTIFICAÇÃO COM A VONTADE DE DEUS
“A perfeição não consiste em êxtases, mas em fazer bem a vontade de Deus”. “É preciso santificar as ocupações, buscando a Deus e fazê-las para O encontrar, mais do que para as ver realizadas”.

11 “O EXERCÍCIO DE FAZER SEMPRE A VONTADE DE DEUS É O MAIS EXCELENTE DE TODOS OS EXERCÍCIOS…”.
“AINDA QUE NÃO PROFERÍSSEIS UMA SÓ PALAVRA, SE VÓS SOIS BEM UNIDOS A DEUS, VÓS TOCARÍEIS OS CORAÇÕES, SÓ COM A VOSSA PRESENÇA”.

12 2º) UNIÃO TOTAL E ABSOLUTA A JESUS CRISTO
“Lembrai-vos, senhor padre, de que vivemos em Jesus Cristo pela morte de Jesus Cristo e que devemos morrer em Jesus Cristo pela vida de Jesus Cristo e que nossa vida deve estar escondida em Jesus Cristo e cheia de Jesus Cristo e que, para morrer como Jesus Cristo, é preciso viver como Jesus Cristo”. “Jesus cristo é a regra da missão”.

13 “Não detenhais vossa vista naquilo que acontece, mas olhai a Nosso Senhor, junto a vós e em vós, e vereis que tudo irá bem”. “Servindo aos pobres, servimos a Jesus Cristo na pessoa dos pobres. Isto é tão verdade como o fato de estarmos aqui. Uma irmã irá dez vezes ver os doentes, dez vezes por dia ali encontrará a Deus… Ide ver os pobres forçados, ali encontrareis a Deus”.

14 3º) A VIVÊNCIA AFETIVA E EFETIVA DO AMOR DE DEUS.
“A CARIDADE FAZ IR ATÉ DEUS, É ELA QUE FAZ COM QUE O AMEMOS COM TODO O ENTENDIMENTO E COM TODA A AFEIÇÃO, QUE DESEJEMOS QUE ELE SEJA AMADO E SERVIDO POR TODOS”. “O AMOR AFETIVO É UMA EFUSÃO DA PESSOA QUE AMA NA PESSOA AMADA, OU ENTÃO UMA COMPLACÊNCIA E TERNURA QUE SE TEM PELA COISA QUE SE AMA, COMO O PAI POR SEU FILHO. O AMOR AFETIVO PROCEDE DO CORAÇÃO. A PESSOA QUE AMA ESTÁ CHEIA DE GOSTO E TERNURA, VÊ CONTINUAMENTE DEUS PRESENTE, ENCONTRA A SUA SATISFAÇÃO EM PENSAR NELE E PASSA INSENSIVELMENTE SUA VIDA NESTA CONTEMPLAÇÃO”.

15 “O amor efetivo consiste em fazer as coisas que a pessoa, a quem se ama, manda e deseja; e é desta sorte amor que fala Nosso Senhor: ‘Se alguém me ama, guarda as minhas palavras”. “Deveis muitas vezes pensar que vossa função principal e o que Deus vos pede, particularmente, é terdes um grande cuidado de servir os pobres, porque são nossos senhores. Oh!, sim, minhas irmãs, eles são nossos mestres…”.

16

17 ORAÇÃO A SÃO VICENTE DE PAULO
Ó glorioso São Vicente, patrono de toda caridade, pai daqueles que estão na miséria e que, enquanto na Terra, jamais deixou de amparar a todos que a Vós recorreram, considerai os males que estão nos oprimindo e vinde em nosso socorro. Obtende junto do Senhor ajuda para os pobres, alívio para os enfermos, consolo para os aflitos, proteção para os abandonados, espírito de generosidade para os ricos, a graça da conversão para os pecadores, entusiasmo para os padres, paz para a Igreja, tranqüilidade e ordem para as nações e salvação para todos.

18 Permiti-nos comprovar os efeitos da vossa misericórdia intercessão e assim sermos ajudados nas misérias da vida. Possamos nós estar unidos com o Senhor no paraíso, onde não existe mais dor, choro ou tristeza, mas alegria, contentamento e duradoura felicidade. Amém.


Carregar ppt "ESPIRITUALIDADE VICENTINA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google