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PIET O Programa de Internacionalização de Empresas de Tubarão constitui-se de ações desenvolvidas por professores e alunos do Curso de Relações Internacionais.

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2 PIET O Programa de Internacionalização de Empresas de Tubarão constitui-se de ações desenvolvidas por professores e alunos do Curso de Relações Internacionais da UNISUL, apoiadas pela Prefeitura de Tubarão, visando capacitar e apoiar as empresas para o estabelecimento de relações internacionais e execução de negócios de importação e exportação

3 Pesquisa sobre o potencial exportador de Tubarão
Como surgiu? Pesquisa sobre o potencial exportador de Tubarão Convênio 026/2004

4 Atividades para as empresas
Capacita as empresas para o estabelecimento de relações internacionais e execução de negócios de importação e exportação através: Palestras e treinamentos; Consultoria e assessoria; Planos de internacionalização; Banco de dados; Diagnóstico;

5 Justificativas Os benefícios que trazem as exportações e importações:
Município o aumento na geração de empregos a entrada de novas tecnologias

6 O QUE É COMÉRCIO EXTERIOR?

7 Os países não conseguem produzir todos os produtos de que necessitam
Premissas Os países não conseguem produzir todos os produtos de que necessitam Suas empresas buscam especializar-se em atividades de produção nas quais são mais competitivas

8 A esse intercâmbio, chamamos de comércio internacional.
As empresas/países estão em condições mais favoráveis devido a fatores cambiais, climáticos, recursos naturais e, também a sua posição geográfica, gerando assim, um intercâmbio de mercadorias entre empresas de outros países. A esse intercâmbio, chamamos de comércio internacional.

9 Comércio internacional
É definido como o conjunto de operações realizadas entre países onde há intercâmbio de bens e serviços ou movimento de capitais. Este comércio é regido por normas, resultantes de acordos negociados, em órgãos internacionais. Ex. OMC e Câmara de Comércio Internacional

10 Comércio exterior O comércio exterior engloba as atividades de exportação e importação que um país realiza e a forma como ele organiza suas regras e leis, sendo que elas devem obedecer os acordos internacionais.

11 O QUE É EXPORTAÇÃO?

12 Exportação Exportar é o ato de vender os produtos de sua empresa em um mercado fora do território nacional. A exportação é basicamente a saída da mercadoria do território aduaneiro, decorrente de um contrato de compra e venda internacional, que pode ou não resultar na entrada de divisas.

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14 Por que SE INTERNACIONALIZAR?

15 Por que se internacionalizar?
Os avanços da tecnologia permitem comunicações imediatas com as mais distintas regiões do planeta, possibilitando que os mais diversos negócios sejam efetuados, diariamente, com empresas de variados e distantes países. No passado, a indústria nacional era protegida por barreiras que hoje já não existem. Isso faz com que empresas estrangeiras possam vir concorrer com as empresas brasileiras dentro de nosso próprio país. A internacionalização leva ao desenvolvimento da empresa, pois a obriga a modernizar-se, seja para conquistar novos mercados, seja para preservar as suas posições no mercado interno. Neste sentido, o comércio exterior adquire cada vez mais importância para o empreendedor que queira realmente crescer, assim como para a economia brasileira, mediante o ingresso de divisas e geração de emprego e renda, através da exportação.

16 Criar grupos e discutir, para posterior apresentação
Por que exportar?

17 Por que exportar? Diversificação de mercados
Diminuição da sazonalidade nas vendas Aumento da produtividade Melhora na qualidade do produto Diminuição da carga tributária Melhoria da empresa

18 O QUE É IMPORTAÇÃO?

19 Importar significa adquirir uma mercadoria oriunda de outro país.
A importação compreende a entrada temporária ou definitiva em território nacional de bens originários ou procedentes de outros países.

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21 Criar grupos e discutir, para posterior apresentação
Por que importar?

22 Por que importar? Modernização do parque fabril nacional
Compra de insumos não produzidos nacionalmente Diversificação de fornecedores

23 A importação pode ocorrer como uma alternativa de ampliação de mercados quando há escassez do produto no mercado interno ou quando há um produto inovador lançado no exterior e que ainda não existe disponível no mercado interno ou mesmo quando se está adquirindo uma máquina (um bem de capital) que irá aumentar sua produção ou melhorar determinado processo em sua empresa.

24 Dados do comércio exterior brasileiro

25 Você saberia informar quanto o Brasil exportou em 2016?
E as importações? Quais as expectativas para o ano de 2017? Que fatores influenciam essas previsões?

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27 Evolução das Exportações

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29 Quais as expectativas para o ano de 2017?
Exportações = US$ 197,360 bilhões (aumento de 7,2%) Importações = US$ 145,713 (aumento de 5,2%) Segundo projeções da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB). Com esses valores, o superávit previsto para 2017 é de US$ 51,647 bilhões (13,1% acima do estimado para 2016).

30 exportações

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33 Principais produtos exportados

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37 importações

38 Evolução das Importações

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41 Principais produtos importados

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44 O que esses valores representam no mundo?

45 Principais exportadores mundiais

46 Principais importadores mundiais

47 Santa catarina

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49 AMUREL

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51

52 amrec

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55 Produção das estatísticas

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57 Empresas exportadoras


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