Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouPedro Henrique Gorjão Casado Alterado mais de 6 anos atrás
1
Fundamentos da Inteligência de Negócios.
SOA Fundamentos da Inteligência de Negócios. Rômulo César
2
Desafios para o Gestor de Sistema
3
Ambiente de Negócios é Altamente Mutável
Demanda de clientes Competição Fusões e aquisições Desmembramento de áreas Parceiros de negócio Tecnologia Expansão dos negócios Redução de custos
4
Mudanças contínuas reduzem a capacidade de resposta
A Realidade de TI Negócios Requisitos Sistemas TI Tempo Mudanças contínuas reduzem a capacidade de resposta
5
Soluções Diferentes para Problemas Diferentes
Clientes Equipe de Vendas SFA B2C CRM ERP B2B SCM POS Colaboradores Fornecedores
6
Dilema de TI: “A arquitetura acidental”
Conjunto proprietário de tecnologias e habilidades Infra-estruturas de comunicação múltiplas Alto custo de licenças, consultoria e operação Muitas questões organizacionais e de controle da “propriedade” Entrada de Pedidos CRM ERP Sistemas Terceirizados Finanças 6
7
Requisitos de uma Arquitetura de TI
Simplicidade Software que reflete a necessidade do negócio Agilidade e flexibilidade Reusabilidade Indepentente de tecnologia Promover integração Feita para mudar
8
E o que Fazemos com o Legado? Será melhor reescrever tudo?
É melhor integrar !!
9
Desafios para Integrar Aplicações
Redes não são confiáveis Redes são lentas Aplicações são normalmente diferentes Mudanças são inevitáveis
10
Requisitos para Integração de Aplicações Corporativas
Permitir o desacoplamento entre os componentes Ser flexível para adaptar-se facilmente às mudanças nos processos de negócio Utilizar padrões abertos, permitindo a heterogeneidade Soluções ?
11
Já tivemos diversas tentativas…
CORBA Microsoft DCOM Java™ RMI .NET™ Remoting DCE EJB BPMS Focadas em APIs, mais fácil para programadores
12
Service-Oriented Architecture
Uma abordagem para criar sistemas computacionais distribuídos baseada no encapsulamento de funções de negócio em serviços que podem ser acessados de forma fracamente acoplada
13
Diferentes interpretações, dependendo do interlocutor…
“SOA é uma tecnologia que cria um ambiente de negócio ágil e provê vantagem competitiva ou maior valor.” “SOA é conjunto de processo, estrutura e diretrizes de governança que permite alinhar TI às necessidades do negócio.”
14
Diferentes interpretações, dependendo do interlocutor…
“SOA é uma arquitetura de software baseada em padrões abertos que permite integrar aplicações novas e existentes.” “SOA é um framework baseado em webservices que permite invocar objetos remotamente utilizando protocolo SOAP, baseado em XML.”
15
Mais fácil para analistas de negócio focado em documentos
Por que SOA é diferente? Usa conceitos já estabelecidos de mensagens e computação distribuída Escala muito em portes diferentes de aplicação Departamento Empresa Cadeia de valor Incorpora vários modelos de comunicação – eventos e request/reply Direcionada por padrões e protocolos bem conhecidos, e.g. Web Services, XML, HTTP, etc. Mais fácil para analistas de negócio focado em documentos
16
Uma abordagem para criar aplicações de negócio ágeis e flexíveis
SOA não é uma “coisa” Não é: Produto Uma tecnologia específica Uma aplicação Um padrão específico Um conjunto específico de regras Uma abordagem para criar aplicações de negócio ágeis e flexíveis
17
Objetivos de SOA Foco na melhoria e agilidade de negócios
Reutilização de componentes em forma de serviços Alinhar TI às estratégias de negócio Cria aplicações com base na composição de serviços Integrar aplicações (interoperabilidade)
18
SOA - BPMS webservices/WorkflowEngineSOA.asmx
WebServices/EntityManagerSOA.asmx
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.