A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIÇÃO 5 MOTIVOS PARA ACOLHER PESSOAS ESPECIAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIÇÃO 5 MOTIVOS PARA ACOLHER PESSOAS ESPECIAIS"— Transcrição da apresentação:

1 LIÇÃO 5 MOTIVOS PARA ACOLHER PESSOAS ESPECIAIS
Neuropsic. Ana Maria Prata Pravato IBI Vitória-ES

2 Texto Áureo “ Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus”. Romanos 15.7 (versão RA)

3 Objetivos Da Lição Perceber Praticar
Conhecer A realidade presente na vida dos portadores de síndromes e de transtornos funcionais. Perceber Que um acolhimento adequado pode melhorar a vida pessoal e social dos portadores de dificuldades especiais. Praticar Buscar saber sobre deficiências, síndromes, transtornos de aprendizagem e funcionais. Compartilhe o evangelho de Cristo. Seja um cidadão consciente e lute pelos direitos sociais de todos.

4 Mateus

5 INTRODUÇÃO

6 Distúrbio de Aprendizagem não diagnosticado.
Pessoas com DA apresentam discrepância entre seu desempenho e sua habilidade intelectual, em uma ou mais das seguintes áreas: expressão oral e escrita compreensão de ordens orais habilidades de leitura e compreensão cálculo e raciocínio matemático

7 Imaturidade cognitiva
As pessoas com distúrbios de aprendizagem são capazes de aprender, mas requerem atenção e métodos de ensino apropriados. Imaturidade cognitiva Muitas estão sendo tratadas como preguiçosas, irresponsáveis, limitadas intelectualmente (burras). Acabam sendo punidas por seus pais e professores, decorrente da falta de informação destes. “Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus” (Rm 15.7).

8 1 - DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM: CAUSAS E SINTOMAS

9 O Distúrbio de Aprendizagem (DA) é considerado como uma disfunção do Sistema Nervoso Central, relacionada a uma falha no processo de aquisição ou do desenvolvimento, com caráter funcional: Diferentemente de dificuldade escolar – DE – que está relacionada especificamente a um problema de ordem pedagógica.

10 Os distúrbios de aprendizagens mais comuns são:
Um diagnóstico eventual envolve a aplicação de testes que são realizados por uma equipe multiprofissional. Dislexia Disgrafia Discalculia Os distúrbios de aprendizagens mais comuns são:

11 O tratamento tem um custo elevado.
Em caso de dificuldade econômica, busque informações em faculdades e universidades como poderá ser feita a avaliação e/ou tratamento. Pessoas com deficiências intelectuais, sensoriais perceptivas ou com diagnóstico de síndromes podem ter dificuldades de aprendizagem significativa.

12 Você conhece alguém com necessidades especiais
Você conhece alguém com necessidades especiais? De que modo elas estão sendo tratadas?

13 2 - OS IMPACTOS NA FAMÍLIA E NA VIDA PESSOAL

14 A carência de diagnóstico e de tratamento pode levar ao abandono da vida acadêmica e à falta de estabilidade financeira. Pessoas com dislexia têm direito a ter uma pessoa que leia e escreva em provas de ENEM e concurso. O diagnóstico de discalculia permitirá o uso de calculadoras em provas escolares e adaptações curriculares e metodológicas. A falta de compreensão da existência do transtorno de aprendizagem pode causar baixa autoestima, ansiedade, depressão e desistência dos estudos.

15 Busque conhecer leis de amparo social.
A igreja pode oferecer apoio escolar para seus membros e comunidades. Converse com os especialistas que são membros de sua igreja e veja como que eles poderão contribuir.

16 Participe de uma rede de apoio! Ore!
Os desgastes financeiros e emocionais de pais com filhos com deficiência, síndromes e transtornos funcionais têm causado divórcios e problemas psicológicos na família. Participe de uma rede de apoio! Ore!

17 Em sua igreja, família ou vizinhança tem alguém com necessidades especiais? Como elas têm tido acesso à Palavra de Deus?

18 3 - A IMPORTÂNCIA DA REDE DE APOIO E INCLUSÃO SOCIAL

19 Indivíduos com essas dificuldades têm direito ao AMOR DE DEUS, são chamados a fazerem parte do seu corpo, a Igreja de Cristo.

20 Somos chamados a ser a luz e o sal do mundo.
Precisamos ter consciência que essas pessoas sofrem discriminação em todos os ambientes. Muitas estão sem condições adequadas de acesso à educação, saúde, lazer, trabalho, enfim, estão inseridas em um contexto de menor participação na sociedade. Somos chamados a ser a luz e o sal do mundo.

21 Em nossas igrejas precisamos pensar em rampas, banheiro adaptado, tradutor de libras (surdos), bíblia em braile para os cegos, bíblia em áudio para pessoas que não conseguiram se alfabetizar etc. Precisamos compreender os seus dilemas, dores e necessidades, bem como contribuir para que tenham maior acessibilidade e possam interagir de forma segura.

22 Todos precisam sentir-se parte integrante de nossas igrejas
Devemos dar-lhes o direito de conhecerem a salvação em Cristo e de servi-lo. A proposta é de caminharmos juntos, fazendo-nos presentes. Isto inclui estabelecermos relacionamentos reais/presenciais.

23 Em seu ambiente, há um ministério voltado a atender pessoas com distúrbios, deficiências e síndromes?

24 CONCLUSÃO Ninguém é igual a ninguém, cada pessoa é única. Todos temos limitações e potencialidades. Lidar com distúrbios e deficiências não significa conviver com perdas, mas com aprendizados, resiliências, diferentes formas de superação. Reflita: as coisas que os olhos não viram nem ouvidos ouviram são as que Deus preparou para nós. Deus nos convoca a sermos hospitaleiros, acolhedores e inclusivos. A igreja tem que convidar cada pessoa a fazer parte do corpo de Cristo. Não temos que esperar que elas nos peçam um lugar.

25 Redatores da Edição -241 Elton Batista de Melo Heber de Oliveira
Presidente da EBI Elton Batista de Melo Revisão Teológica José T. R. Lima Roberto Monteiro de Castro Jornalista Responsável Heber de Oliveira Apoio Pedagógico Igmar de Freitas Gilson Silveira Suellem Spolador Redatores da Edição -241 Dr. Giovani Kopacek Pr. José Tomaz R. Lima Neuropsicopedg. Ana Maria Prata Pravato Psic. Elisete Lima Pr. Pedro Mendes Pr. Eliéser Corrêa de Souza Pr. Bertil Ekström Pr. Elton Batista de Melo

26 Visite nosso site www.ebi.org.br Curta nossa FanPage
Entre em contato com a Editora: Fone: ou Visite nosso site Curta nossa FanPage

27 Capas RED 2017 Capas REJ 2017


Carregar ppt "LIÇÃO 5 MOTIVOS PARA ACOLHER PESSOAS ESPECIAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google