Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCarla Bastos Valverde Alterado mais de 7 anos atrás
1
Um povo que celebra 28 DE JANEIRO DE 2017
Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: As festas fixas do Senhor, que proclamareis, serão santas convocações; são estas as minhas festas. (Lv 23:2)
2
OBJETIVO
3
Um povo que celebra Estudar sobre as festas anuais de Israel e seus significados no Antigo e no Novo Testamento, destacando a importância de celebrar a Deus por sua provisão e redenção.
4
TEXTO-BASE
5
Um povo que celebra Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: As festas fixas do Senhor, que proclamareis, serão santas convocações; são estas as minhas festas. (Lv 23:2)
6
Um povo que celebra INTRODUÇÃO Israel deveria ser uma nação vibrante, alegre e festiva; deveria celebrar a Deus por tudo que ele fez. Tais celebrações, segundo o Novo Testamento, possuem significados para a fé cristã; ensinam que os salvos são um povo que celebra a Deus.
7
I. EXPLORANDO O TEMA
8
1. A Páscoa e a Festa dos Pães Asmos
Um povo que celebra Como já vimos, Deus deu a Israel um calendário cheio de festas. Essas não incluíam, essencialmente, comida e diversão, mas uma atitude de adoração, celebração e dedicação a Deus. Eram “santas convocações” (Lv 23:1-2). Dentre essas festas, o sábado, o sétimo dia da semana, era a principal e a primeira da lista. Este dia é diferente das demais datas, pois é um preceito da lei moral e ainda válido para os cristãos, hoje, que aponta para o princípio espiritual da “dedicação do tempo e do trabalho a Deus” (Lv 23:3). Mas quais eram as outras festas? Qual o seu significado? É o que analisaremos a seguir, em Levítico 23. 1. A Páscoa e a Festa dos Pães Asmos 2. A celebração das Primícias e a Festa das Semanas 3. O Dia da Expiação e a Festa dos Tabernáculos
9
II. REFLETINDO SOBRE TEMA
10
Um povo que celebra 01. Converse com os alunos sobre o calendário anual de Israel. O que você aprende com ele? Quais são os princípios que extraímos desses feriados nacionais? Use os parágrafos introdutórios da lição. 02. Com base no item 1 e em Lv 23:4-8, responda: Quando eram comemoradas as festas da Páscoa e dos Pães Asmos? Quais os significados dessas festas, de acordo com o Novo Testamento? 03. Como eram celebradas e com quais objetivos foram dadas as festas das Primícias e das Semanas? Baseie-se em Lv 23:9-25 e no item Comente com os alunos da classe sobre o Dia da Expiação e a Festa dos Tabernáculos, baseando-se no comentário do item 3 e em Lv 23: O que você aprende com essas festas? Quais são as lições espirituais?
11
III. APLICANDO O TEMA
12
Um povo que celebra 1. Sejamos um povo que celebra a Deus pela provisão. A festa das Primícias, do Pentecoste e dos Tabernáculos serviam a este propósito: adorar a Deus coletivamente por suas dádivas. Esse é um princípio atemporal. Os cristãos que se reúnem coletivamente para a adorar a Deus devem celebrá-lo com gratidão por sua provisão. As canções cristãs devem agradecer mais e pedir menos. Em nossos cultos, devemos adorar a Deus pelos seus feitos. A igreja de Cristo deve ser um povo que celebra. 05. Converse com os alunos da sala sobre a ênfase do culto coletivo a Deus, conforme o princípio extraído das festas de Israel. A igreja corre o risco de se esquecer de adorar a Deus por seus feitos e suas bênçãos?
13
Um povo que celebra 2. Sejamos um povo que celebra a Deus pela redenção. A Páscoa, a Festa dos Pães Asmos e o Dia da Expiação. Elas lembravam ao povo que havia sido liberto da escravidão, do pecado e da morte. Tudo isso apontava para Cristo, que, com sua morte sangrenta, na cruz, libertou aqueles que eram escravos e lhes proporcionou o perdão de seus pecados. O princípio extraído é claro: devemos celebrar a Cristo pela redenção. Nossas canções, nossas orações e nossos cultos coletivos devem sempre ser adoração a Cristo, por seu sacrífico redentor. Devemos ser um povo que celebra a redenção. 06. Faça uma análise com os alunos da classe a respeito do culto coletivo da igreja. Perguntem-se: O foco de nossas canções, orações e do culto, de modo geral, é celebrar a Cristo pela redenção?
14
Um povo que celebra O QUE APRENDEMOS HOJE? A igreja de Cristo deve ser um povo caracterizado por uma vibrante e contagiante vida de celebração, pela provisão e pela redenção. Dito isso, olhe para si mesmo e para a sua vida. Tanto em seu dia-a-dia quanto nos cultos coletivos, você tem celebrado a Deus pela provisão e pela redenção? Você se alegra por essas gloriosas bênçãos e dádivas ou vive reclamando? Pense nessas questões.
15
PRÓXIMA LIÇÃO Lição 5 Um novo estilo de vida
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.