A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Amor que restaura amizades

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Amor que restaura amizades"— Transcrição da apresentação:

1 Amor que restaura amizades
6 DE MAIO DE 2017 Amor que restaura amizades Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação. (2 Co 5:18)

2 OBJETIVO

3 Amor que restaura amizades
Ajudar o estudante da Escola Bíblica a compreender a necessidade, a procedência, o resultado e o encargo da reconciliação.

4 TEXTO BÁSICO

5 Amor que restaura amizades
Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação. (2 Co 5:18)

6 INTRODUÇÃO

7 Amor que restaura amizades
De fato, o pecado arruinou todos os relacionamentos. Contudo, no trecho da Segunda Carta aos Coríntios 5:11 a 6:13, que estudaremos na lição de hoje, veremos que podemos experimentar o amor capaz de restaurar amizades, ao conhecermos uma das mensagens mais gloriosas do evangelho: a reconciliação.

8 ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA

9 Amor que restaura amizades
Alguns falsos apóstolos que estavam em Corinto atrapalharam e colocaram em dúvida o ministério de Paulo, o que interferiu diretamente em seu relacionamento com os irmãos. Nesse contexto, a igreja foi tratada pelo apóstolo com a mensagem da reconciliação. Esta era uma mensagem central no ensino de Paulo: Nós éramos inimigos de Deus, mas ele nos tornou seus amigos por meio da morte do seu Filho (Rm 5:10b). Agora, em sua Segunda Carta aos Coríntios, ele estava apenas recordando o ensinamento.

10 Amor que restaura amizades
1. A necessidade da reconciliação 2. A procedência da reconciliação 3. O resultado da reconciliação 4. O encargo da reconciliação

11 PERGUNTAS SOBRE O ENSINO DA CARTA

12 Amor que restaura amizades
01. Após ler o item 1; Is 59:2; Rm 3:23, 5:9-11, e 2 Co 5:18, responda: Qual o significado da “reconciliação” descrita por Paulo e por que precisamos dela? 02. De quem foi a iniciativa da reconciliação? Qual o significado da expressão “imputar”, usada pelo apóstolo? Baseie-se no item 2; 2 Co 5:14,15,18,19, 21; Cl 1: De acordo com o item 3, quais são os resultados da reconciliação? Leia também 2 Co 5:14-17; 1 Jo 1:3-7, e comente a expressão: “Amor que restaura amizades”. 04. Leia o item 4, 2 Co 5:19-21, 6:1-3,11-13, e responda: O que significa ser embaixador de Cristo ou ministro da reconciliação? Por que Paulo relembrou a mensagem da reconciliação à enferma igreja de Corinto?

13 APLICANDO O ENSINO DA CARTA

14 Amor que restaura amizades
1. Reconcilie-se com Deus. Paulo faz um apelo aos irmãos de Corinto: Reconciliem-se com Deus (2 Co 5:20). Está claro que não chama os pecadores a mudar a si mesmos, mas a se submeter à obra reconciliadora de Deus.5 Precisamos nos tornar amigos de Deus, pois ele já é nosso amigo. A amizade com Deus já foi reatada, através do amor revelado na morte de Cristo. Outro apelo de Paulo é este: ... não receba a graça de Deus em vão (2 Co 6:1). Não podemos desperdiçar a vida maravilhosa que Deus nos concedeu. 05. Explique o que significa “receber a graça de Deus em vão” e como podemos reatar a amizade com Deus?

15 Amor que restaura amizades
2. Reconcilie-se com os irmãos. De forma semelhante aos crentes de Corinto, nós também, muitas vezes, restringimos o amor com nosso excesso de suspeitas e desconfianças. Como resultado, vemos um esfriamento do nosso afeto. Por isso, precisamos superar nossas diferenças pessoais e reatar nossas amizades. Seja capaz de oferecer e retribuir o amor (2 Co 6:11-12). É necessário estar disposto a pedir perdão e liberar perdão. Seu coração precisa estar aberto aos irmãos, para que seus relacionamentos sejam restaurados. 06. Com base nas atitudes de Paulo, diante de relacionamentos melindrados, o que você pode fazer para reatar sua amizade com as pessoas? Leia também Cl 3:12-15; Ef 4:25-32.

16 DESAFIO DA SEMANA

17 Amor que restaura amizades
Seu desafio, nesta semana, é avaliar seus relacionamentos. Em primeiro lugar, como está seu relacionamento com Deus? Faça o que for preciso para ser amigo de Deus. Mude hábitos, abandone vícios, restabeleça prioridades, mas reate sua amizade com ele. Em segundo lugar, como está seu relacionamento com as pessoas da sua família, da igreja e com os amigos? Nesta semana, ore por seus relacionamentos que, por alguma razão, ficaram desgastados. Em seguida, procure encontrar essas pessoas e, com a graça de Deus, reatar suas amizades.

18 Amor que restaura amizades
PRÓXIMA LIÇÃO Lição 7 A restauração da santidade


Carregar ppt "Amor que restaura amizades"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google