A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Remédios para o desânimo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Remédios para o desânimo"— Transcrição da apresentação:

1 Remédios para o desânimo
29 DE ABRIL DE 2017 Remédios para o desânimo Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. (2 Co 4:16)

2 OBJETIVO

3 Remédios para o desânimo
Mostrar ao estudante da Bíblia alguns princípios, em 2 Coríntios 4:1-5:10, que servem como “remédios” para combater o desânimo na vida cristã.

4 TEXTO BÁSICO

5 Remédios para o desânimo
Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. (2 Co 4:16)

6 INTRODUÇÃO

7 Remédios para o desânimo
Hoje, neste quinto estudo da série “Igreja em tratamento”, vamos ver como Paulo lidou com as diversas lutas que enfrentou, em que tinha tudo para esmorecer, mas, mesmo assim, encontrou razões para continuar a caminhada com ânimo. Em 2 Coríntios 4:1 a 5:10, como um médico que receita remédios para curar um paciente, Paulo “receita” alguns “remédios” para o desânimo, que servem tanto para cada cristão, em particular, quanto para toda a comunidade encontrar força.

8 ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA

9 Remédios para o desânimo
Precisamos de ânimo para vencer os desafios que são postos diante de nós, na jornada cristã. Ele gera algo em nós que nos faz levantar e agir na vida; do contrário, ficaríamos paralisados. No trecho de 2 Coríntios que estudaremos hoje, Paulo, ainda defendendo seu ministério de acusações duras e injustas, expõe alguns motivos pelos quais não poderia desfalecer, mesmo diante das mais angustiantes situações.

10 Remédios para o desânimo
1. O privilégio de servir 2. O conteúdo do evangelho 3. A consciência da fraqueza 4. A identificação no Cristo 5. A renovação no presente 6. A certeza do futuro

11 PERGUNTAS SOBRE O ENSINO DA CARTA

12 Remédios para o desânimo
01. Você concorda com a frase “Um dos sintomas de que uma igreja local não está bem espiritualmente é o desânimo de seus membros”? O que isso tem a ver com a igreja de Corinto? Por que o “ânimo” é importante? 02. Após ler os itens 1 e 2 e 2 Co 4:1-6, responda: Paulo tinha motivos para desanimar? Por que ele encontrava motivação no privilégio de servir e no conteúdo do evangelho? 03. Leia 2 Co 4:7-15; os itens 3 e 4, e responda: Por que a consciência da fraqueza nos liberta do desânimo? Por que, para Paulo, sofrer por Cristo servia de motivação? 04. Com base nos itens 5 e 6, responda: Por que a renovação espiritual nos livra do desânimo? Como a certeza do futuro nos ajuda contra o desânimo? Leia também Is 40:29-31; 2 Co 4:16-18; 5:1-10.

13 APLICANDO O ENSINO DA CARTA

14 Remédios para o desânimo
1. Anime-se no serviço de Deus! Você foi chamado por Deus para desempenhar o seu papel nessa obra. Anime-se nisso! Sinta-se um privilegiado por ter sido alcançado pela graça de Cristo e ter o seu lugar no reino de Deus. Seja qual for a sua função no corpo de Cristo, seja qual for o seu dom ou o ministério em que você trabalha, faça o seu melhor. Dedique-se ao máximo. Paulo e seus companheiros abriram mão de suas vontades pessoais para dedicar-se ao serviço ministerial, de maneira a não envergonhar a obra do Senhor. Portanto, anime-se ao renunciar seus gostos pessoais para honrar o chamado de Deus para sua vida. 05. Você está animado (a) com o que faz? O que precisa ser mudado com relação ao seu ânimo?

15 Remédios para o desânimo
2. Anime-se na espera por Cristo! Qual a sua tribulação? Doenças, perseguições, tristezas? Não importa. Não deixe de olhar para o futuro com esperança. Como diz a famosa canção: “Porque ele vive, posso crer no amanhã!”. A fé em Cristo nos possibilita a esperança de crer que dias melhores virão. Portanto, não deixe que os dilemas desta vida tirem sua certeza do futuro. Os sofrimentos são temporários, mas a glória será eterna. Viva com esperança! Ele voltará! 06. Você tem conseguido manter a esperança em Cristo, apesar dos sofrimentos?

16 DESAFIO DA SEMANA

17 Remédios para o desânimo
Quanto a você, seu desafio é pensar: “Será que tenho condicionado meu envolvimento na obra de Deus à ausência de problemas?”. Se sim, renuncie esse pensamento em oração a Deus. Depois, procure seu pastor e se envolva em algum ministério da igreja local. Anime-se!

18 Lição 6 Amor que restaura amizades
PRÓXIMA LIÇÃO Lição 6 Amor que restaura amizades


Carregar ppt "Remédios para o desânimo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google