A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recordando o pacto da cruz

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recordando o pacto da cruz"— Transcrição da apresentação:

1 Recordando o pacto da cruz
22 DE ABRIL DE 2017 Recordando o pacto da cruz Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica. (2 Co 3:6)

2 OBJETIVO

3 Recordando o pacto da cruz
Mostrar ao estudante da Bíblia Sagrada a singularidade do evangelho de Cristo e encorajá-lo a praticar esse evangelho para ter saúde espiritual.

4 TEXTO BÁSICO

5 Recordando o pacto da cruz
Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica. (2 Co 3:6)

6 INTRODUÇÃO

7 Recordando o pacto da cruz
Paulo tinha consciência de que a igreja de Corinto, além de problemas morais e relacionais, tinha sérios problemas doutrinários. Uma coisa era clara em sua mente: para ser curada, ela precisava relembrar o evangelho. Entender e viver o evangelho é o principal remédio para a igreja enferma, conforme veremos hoje, em 2 Coríntios 3:1-18.

8 ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA

9 Recordando o pacto da cruz
A fim de colocar a nova aliança em evidência, o apóstolo explica as diferenças entre este pacto e o pacto de Deus no Antigo Testamento, que consistia em rituais, sacrifícios de animais e várias outras ordenanças. A conclusão é inevitável: o pacto da cruz – que nada mais é do que o evangelho – é singular e superior. De longe, excede a aliança feita por meio de Moisés, assim como a luz do sol torna desnecessário o uso de lamparinas. Se entendermos isso, jamais teremos a audácia de colocar outra coisa no lugar de Jesus e de seu sacrifício, como alguns queriam fazer na igreja de Corinto. A superioridade do pacto da cruz descrita por Paulo será examinada na sequência deste estudo.

10 Recordando o pacto da cruz
1. O pacto da cruz é superior em sua atuação 2. O pacto da cruz é superior em seus resultados 3. O pacto da cruz é superior em suas propriedades

11 PERGUNTAS SOBRE O ENSINO DA CARTA

12 Recordando o pacto da cruz
01. Lendo a introdução, cite os três objetivos que Paulo atingiu com suas palavras, em 2 Co 3:1-18. Você concorda com a frase “Entender e viver o evangelho é o principal remédio para a igreja enferma”? O que isso tem a ver com a igreja de Corinto? 02. Após ler o item 1, Ez 36:26, 27; Jr 31:33b e 2 Co 3:1-5, responda: O que esses textos nos ensinam sobre a atuação da nova aliança? Como isso mostra a superioridade desse pacto? Qual a ação do Espírito Santo em tudo isso? Por que a vida dos cristãos de Corinto autenticava o ministério de Paulo? 03. Compare os resultados da antiga e da nova aliança. Por que a antiga aliança é o ministério de morte e de condenação? Por que o pacto da cruz é superior em seus resultados? Baseie-se no item 2 e em 2 Co 3:6-10; Rm 3:20,23, 5:1; 1 Jo 4: Quais são as duas propriedades do pacto da cruz, conforme podemos ver na simbologia que Paulo tira da história de Moisés, em Êxodo 34:29-35? Recorra ao item 3 e a 2 Co 3:11-18.

13 APLICANDO O ENSINO DA CARTA

14 Recordando o pacto da cruz
1. Assuma as responsabilidades de pertencer ao novo pacto. Ninguém sai despenteado para a rua; porém, muitos saem da porta de sua casa com uma imagem distorcida do que é ser um cristão. Infelizmente, para muitos de nosso tempo, Paulo talvez diria que se parecem mais com rabiscos em papel amassado do que com cartas de recomendação. A pergunta que fica é esta: Nossa vida é um bom testemunho do nome de Deus? Caso não, talvez seja a hora de atentarmos com mais diligência para o terceiro mandamento das tábuas de pedra e vermos se esse mandamento está, de fato, sendo obedecido pelos nossos corações de carne: Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus (Ex 20:7). 05. A igreja da atualidade tem assumido as responsabilidades da nova aliança. Ela tem levado a sério o pecado? Nós, cristãos, temos refletido a imagem do Criador no mundo? Onde o terceiro mandamento se encaixa nesse contexto?

15 Recordando o pacto da cruz
2. Aproveite os benefícios de pertencer ao novo pacto! Em Cristo, somos livres da culpa; temos corações regenerados, perdão, vida eterna e comunhão com Deus. Devemos aproveitar esses benefícios, ao invés de reproduzir a mesma religiosidade dos judaizantes, que insistiam em continuar na escravidão; viviam uma fé vazia, que consistia apenas em regras, rituais, legalismo e tradicionalismo; viviam julgando os outros. Uma vida cristã assim é pesada demais e não tem nada a ver com a proposta do evangelho. A espiritualidade da nova aliança consiste na graça de Cristo e no relacionamento profundo com Deus. Não é baseada em regras, mas em amor e gratidão. 06. Cite alguns benefícios que temos com as boas novas da salvação em Jesus. Como podemos desfrutar desses benefícios, durante nossos dias?

16 DESAFIO DA SEMANA

17 Recordando o pacto da cruz
Como sugestão, selecione um amigo de confiança ou um parente próximo. Pergunte-lhe que imagem de cristão essa pessoa acha que você transmite. Tenha humildade para ouvir, selecione o que for relevante para seu crescimento espiritual e mude o que for preciso. Que o pacto da cruz seja valorizado e Cristo esteja visível em você. Este é seu desafio para esta semana.

18 Recordando o pacto da cruz
PRÓXIMA LIÇÃO Lição 5 Remédios para o desânimo


Carregar ppt "Recordando o pacto da cruz"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google