Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAdelina Ribeiro Fontes Alterado mais de 7 anos atrás
1
Exercício do conserto 30 DE SETEMBRO DE 2017
Será que eu não posso fazer com o povo de Israel o mesmo que o oleiro faz com o barro? Vocês estão nas minhas mãos, assim como o barro está nas mãos do oleiro. Sou eu, o Senhor, quem está falando. (Jr 18:6)
2
OBJETIVO
3
Exercício do conserto Incentivar o estudante a colocar-se na presença de Deus, a fim de ser renovado, através do exercício do conserto, tornando-se mais sensível à ação de Deus e acreditando sempre na possibilidade do recomeço.
4
TEXTO-BASE
5
Exercício do conserto Será que eu não posso fazer com o povo de Israel o mesmo que o oleiro faz com o barro? Vocês estão nas minhas mãos, assim como o barro está nas mãos do oleiro. Sou eu, o Senhor, quem está falando. (Jr 18:6)
6
INTRODUÇÃO
7
Exercício da comunhão Na lição de hoje, a última da série, estudaremos sobre o exercício do conserto, que é a arte de nos colocarmos contritamente nas mãos do oleiro, para que ele refaça o vaso quebrado (Jr 18:1-8). Veremos o quanto essa prática espiritual é importante para a sobrevivência e o fortalecimento na vida cristã.
8
EXPLICANDO NA BÍBLIA
9
Exercício do conserto A mensagem trazida ao profeta e ao povo de Judá, em Jeremias 18:1-8, é de esperança. Mediante o arrependimento e a disposição do seu povo, Deus oferece a possibilidade do conserto, do recomeço. O Senhor está dizendo que aquilo que não deu ou não está dando certo em nossas vidas pode, simplesmente, ser corrigido por sua graça. Como isso é possível? Vejamos.
10
Exercício do conserto 1. Admita a sua limitação 2. Acredite no amor 3. Reconheça as suas falhas 4. Confie no oleiro
11
TIRANDO AS DÚVIDAS
12
Exercício do conserto 01. Leia a introdução e responda: Em quais momentos da nossa vida precisamos ser restaurados? O que significa o exercício do conserto? Leia também Jr 18: De acordo com o item 1 e 2, responda: Por que é importante reconhecermos nossas limitações e acreditarmos no amor de Deus, na prática devocional do conserto? Comente a experiência de restauração de Pedro, em João 21: Após ler o item 3; Jr 18:4; Sl 51:1-12, fale sobre o valor de reconhecermos nossas falhas para desfrutarmos de restauração, com base no exemplo de Davi. Comente também a frase: “Devemos dar nome aos nossos pecados”. 04. Com base no item 4 e Jr 18:4-6; Rm 12:2, responda: Por que, no “exercício do conserto”, podemos confiar no poder e na vontade do oleiro? Quais são as coisas em nossa vida que podem ser consertadas por ele?
13
EXERCITANDO NA VIDA
14
1. No exercício do conserto, podemos perceber o agir do Senhor.
A história estudada hoje evidencia nossa fragilidade: viemos do pó e vivemos num corpo frágil (Gn 2.7; Jó 4:19, 10:9; 2 Co 4:7). Em nossa fragilidade, reconheçamos a ação de Deus. Ele é capaz de usar os ambientes mais improváveis, pessoas e circunstâncias mais incertas, e, num processo doloroso, quebra-nos e faz-nos novamente, conforme deseja. 05. Você pode compartilhar com a classe situações, circunstâncias ou pessoas através das quais você percebeu claramente a ação de Deus para o consertar?
15
Exercício do conserto 2. No exercício do conserto, devemos usar a chance do recomeço. Abraão deixou tudo e recomeçou; Jacó, o enganador, recomeçou; o povo de Israel, após o cativeiro, recomeçou; Ezequias ganhou mais 15 anos e recomeçou; a Mulher samaritana, depois de cinco casamentos, recomeçou; Bartimeu, depois da cegueira recomeçou; Zaqueu, o publicano, recomeçou; Pedro, o negador, recomeçou; Paulo, o perseguidor, recomeçou. Portanto, aproveite as chances que Deus lhe tem dado e recomece! 06. Você já precisou recomeçar e já experimentou a restauração de Deus? Compartilhe sua experiência.
16
DESAFIO DA SEMANA
17
Exercício do conserto O desafio desta semana consiste em elaborar uma lista daquilo que precisa ser consertado em sua vida. O que precisa mudar? Há algum vício para abandonar? Algum pecado para deixar? Alguma tristeza ou mágoa para apagar? Entregue-se nas mãos do oleiro e deixe-o consertar você!
18
Fim!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.