A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JULIANA KEMP – RGM: JULIO CESAR – RGM:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JULIANA KEMP – RGM: JULIO CESAR – RGM:"— Transcrição da apresentação:

1 JULIANA KEMP – RGM: 11141100869 JULIO CESAR – RGM: 11141101311
TEORIA DOS TRAÇOS x TEORIA DOS ESTILOS DE LIDERANÇA Getúlio Vargas 19/04/1882 – 24/08/1954 JULIANA KEMP – RGM: JULIO CESAR – RGM:

2 ESTILO Gaúcho, de família tradicional que vivia em uma fazenda em São Borja/RS (fronteira com a Argentina). Formou-se advogado e participou do Exército Brasileiro, por incentivo do seu pai (que também foi militar). Durante sua “carreira”, destacou-se como orador: era bom para falar em discursos. Habitualmente costumava fazer anotações em seu diário. Durante sua infância, ficava muito tempo calado e preferia ouvir a falar. Perfil estratégico: aguardava o tempo necessário para tomar atitude que havia planejado.

3 LIDERANÇA LIDEROU O MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO DE 1930 que limitava o poder dos governadores eleitos pelo voto direto. A ditadura foi instalada com mais intervenção do governo e liderança centralizadora. “POPULISMO” era a forma que Getúlio Vargas passou a governar com a maior influência das massas populares, ou seja, governando diretamente para a população (sem intermediadores). LIDERANÇA AUTORITÁRIA (AUTOCRÁTICA) que não concordava com a Constituição de 1934 e “criou” o Plano de Cohen para modificar a constituição em 1937 e não atuava democraticamente. LIDERANÇA CARISMÁTICA conquistada pela população que o apelidou como “pai dos pobres” após criação dos benefícios trabalhistas, mesmo em época de ditadura.

4 OBRAS Criou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio em 1939;
Criou e implementou vários direitos trabalhistas: Salário Mínimo Semana de trabalho de 48 horas Férias Remuneradas Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) Investimentos nas áreas de infraestrutura para desenvolvimento do país: Companhia Siderúrgica Nacional Vale do Rio Doce Hidrelétrica do Vale do São Francisco Criou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) Criou a campanha “Petróleo é Nosso”, que resultou posteriormente na criação da Petrobrás. Criou o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), para comunicação e propagandas.

5 LEGADO Com realizações e ações que fizeram dele um dos personagens mais controversos e importantes da história do Brasil, Vargas conseguiu cumprir o que escreveu em sua carta de despedida: “Deixo a vida para entrar na história”. Fundamentos da atual Justiça Eleitoral: Em 1932, o governo promulgou o primeiro Código Eleitoral do Bras, estaduais e municipais, além do voto secreto, o voto das mulheres e dois turnos de eleições. Impulsionou o desenvolvimento industrial: o governo interferiu intensamente na economia e criou uma série de medidas voltadas ao desenvolvimento interno e ter mais autonomia (reduzir importações). “O petróleo é nosso”: imposição do monopólio estatal sobre a produção de petróleo e este movimento era contra a participação de empresas estrangeiras. Investimentos na educação pública: criou o Ministério da Educação e Saúde, voltado para a construção de um sistema público de ensino e considerou a educação um direito de todos os cidadãos.

6 PENSAMENTOS "Fui ditador porque as contingências do país me levaram à ditadura, mas quero ser um presidente constitucional dentro dos parâmetros fixados pela Constituição". "Saio da vida para entrar na história". “A metade dos meus homens de governo não é capaz de nada e a outra metade é capaz de tudo”. “No ministério tem gente capaz, o problema é que a maioria é capaz de qualquer coisa”. “Voltarei nos braços do povo”.

7 BIOGRAFIA Nome: Getúlio Dornelles Vargas
Nascido em 19/04/1882 na cidade de São Borja/RS Entre 1903 e 1907 concluiu curso de Direito Entre 1909 e 1923 ingressou na política como Deputado Estadual Entre 1924 e 1926 foi Deputado Federal e promovido a Ministro da Fazenda pelo presidente Washington Luis Em 1927 deixou o cargo de Ministro para candidatar-se ao governo do Rio Grande do Sul Em 1929 candidatou-se para Presidente da República Em 1930 liderou a Revolução de 30 após derrota pela presidência Entre 1930 e 1934 foi chefe do Governo Provisório Entre 1934 e 1945 foi eleito Presidente da República Entre 1951 e 1954 foi eleito pelo voto direto a Presidência da República “Nova Era de Vargas” Falecido em 24/08/1954, cometeu suicídio no Palácio do Catete/RJ

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
G1. Legado de Vargas persiste 60 anos após suicídio, aponta historiador. Globo.com. Disponível em: < dioapontahistoriador.html>. Acesso em: 27 de outubro :11. E-Biografias. Biografia de Getúlio Vargas. E-Biografias.net. Disponível em: < Acesso em: 27 de outubro :56. UOL História Viva. O legado de Vargas. UOL.com.br. Disponível em: < Acesso em: 27 de outubro :15. UOL Vestibular. Getúlio Vargas: 7 temas para entender seu legado. UOL.com.br. Disponível em: < araentenderseulegado.htm>. Acesso em: 01 de novembro :34.


Carregar ppt "JULIANA KEMP – RGM: JULIO CESAR – RGM:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google