A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ERA VARGAS (1930-1945). Período do Governo Vargas Governo Provisório Período Constitucional Estado Novo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ERA VARGAS (1930-1945). Período do Governo Vargas Governo Provisório Período Constitucional Estado Novo."— Transcrição da apresentação:

1 ERA VARGAS ( )

2 Período do Governo Vargas Governo Provisório Período Constitucional Estado Novo

3 Biografia de Vargas

4

5 Governo Provisório Aproximou-se da igreja e militares. Fechou o Congresso, assembleias e câmeras. Nomeou interventores.

6 Revolução Constitucionalista A oposição da elite paulista. Movimento MMDC (Martins, Miragaio, Draúsio e Camargo) A Guerra de São Paulo X Tropas do Governo Federal.

7 Vargas e a Crise do Café Compra e queima do excedente.

8 A Legislação Trabalhista Criação do ministério de Educação e Saúde. Reforma do ensino. Criação de universidades. Criação do Ministério do Trabalho. Indústria e Comércio. Lei de Proteção ao Trabalhador (1930) Controle do sindicatos.

9 Constituição de 1934 Código Eleitoral. Justiça Eleitoral. Voto secreto = 18 anos direito de voto = Direito de voto para as mulheres. Deputados classistas. Instituição do salário mínimo. Criação do Tribunal do Trabalho. Nacionalização do sub solo. Eleição de Getúlio Vargas.

10

11 Período Constitucional Movimentos políticos. AIB (Ação Integralista Brasileira): Lema: Deus, pátria e família. Nacionalista, antiliberal e anticomunista. Intervenção do estado na economia. Antidemocrático. ANL (Aliança Nacional Libertadora): Nacionalista, suspensão da divida externa, nacionalização de empresa estrangeira. Reforma agrária.

12

13 Intentona Comunista (1935) Golpe de 1937 e instalação do Estado Novo. Plano Cohen. O Estado Novo ( ). Suspensão da Constituição e Eleições. Fechamento do Congresso. Uma nova Constituição (polaca).

14 Levante Integralista Governo autoritário. DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda).

15 A Era do Rádio do Brasil

16 O Brasil e a Industrialização Criação da CSM (1941). Companhia Vale do Rio Doce (1942). Fábrica Nacional de Motores (1943). Companhia Hidrelétrica de São Francisco (1945).

17 O Brasil e a Segunda Guerra Mundial A posição de Vargas. A politica da boa vizinhança norte Americana. A participação do Brasil na guerra FEB e FAB. A redemocratização do Brasil. Contradição da posição de Vargas na guerra. Surgimento de três partidos políticos: UDN, PSD e PTB. O queremismo.

18


Carregar ppt "ERA VARGAS (1930-1945). Período do Governo Vargas Governo Provisório Período Constitucional Estado Novo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google