A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Cristo Rei A ORIGEM DA VIDA E DOS SERES VIVOS A ORIGEM DA VIDA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Cristo Rei A ORIGEM DA VIDA E DOS SERES VIVOS A ORIGEM DA VIDA."— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Cristo Rei A ORIGEM DA VIDA E DOS SERES VIVOS A ORIGEM DA VIDA

2 (AMBIENTE INÓSPITO PARA OS SERES VIVOS)
ORIGEM DA TERRA (AMBIENTE INÓSPITO PARA OS SERES VIVOS) A Terra formou-se a aproximadamente 4,5 bilhões de anos. As primeiras evidências de seres vivos em eras geológicas passadas datam 3,5 bilhões de anos. 1 bilhão de anos teriam se passado desde a origem do nosso planeta. Durante esse período, ocorreram modificações para o aparecimento de vida.

3 GRANDE EXPLOSÃO – “BIG BANG”
ORIGEM DO UNIVERSO 13,5 BILHOES DE ANOS GRANDE EXPLOSÃO – “BIG BANG” DESENVOLVIMENTO DA FÍSICA/ ASTRONOMIA ALBERT EINSTEIN (TEORIA DA RELATIVIDADE) O UNIVERSO ESTÁ EM EXPANSÃO

4

5

6 CRONOLOGIA DO UNIVERSO 1 BILHÃO DE ANOS - GALÁXIAS
(ÁTOMOS CONSTITUINTES DA MATÉRIA DO UNIVERSO E DOS ORGANISMOS VIVOS FORAM PRODUZIDOS NO INTERIOR DE ESTRELAS QUE EXPLODIRAM – POEIRA CÓSMICA)

7 5 BILHÕES DE ANOS - SOL (COMPACTAÇÃO DE NEBULOSAS)
NEBULOSA - COMPACTAÇÃO DE H2 E GRÃO DE POEIRA O SOL É UMA DAS 100 BILHÕES DE ESTRELAS DA VIA-LÁCTEA

8 ORIGEM DO SOL ATRAÇÃO DE GASES E POEIRAS AUMENTO DA MASSA CENTRAL
AUMENTO DA FORÇA GRAVITACIONAL MAIOR ATRAÇÃO DE GASES E POEIRAS TEMPERATURA DO SOL ( ºC) REAÇÕES DE FUSÃO NUCLEAR H em He

9 5 E 4,5 BILHÕES DE ANOS - PLANETAS, ASTERÓIDES E COMETAS
(SISTEMA SOLAR) CONDENSAÇÃO DE RESTOS DA NEBULOSA QUE FORMOU O SOL 3,5 BILHÕES DE ANOS - VIDA

10 E COMO SURGIU A VIDA E OS SERES VIVOS?
Desde a Antiguidade o problema da origem da vida e dos seres vivos preocupa o ser humano. Antigas doutrinas da Índia, da Babilônia e do Egito ensinavam que rãs, cobras e crocodilos eram gerados pelo lodo dos rios. Esses seres, que apareciam inexplicavelmente no lodo, eram encarados como manifestações da vontade dos deuses e gerados espontaneamente.

11 Teoria da Geração Espontânea (ABIOGÊNESE)
Foi formulada por Aristóteles ( a.C.) , na Grécia antiga e dizia que os seres vivos surgem da matéria bruta, espontaneamente. Aristóteles, por exemplo, chegou a afirmar que os crocodilos do Rio Nilo surgiam da lama. Outros cientistas, seguindo o raciocínio de Aristóteles descreveram processos de Geração Espontânea: Paracelso explicou como gerar sapos, tartarugas e ratos a partir do ar, água, palha, madeira em decomposição, entre outros materiais; Van Helmont explicou como gerar camundongos a partir de uma camisa suada em contato com gérmen de trigo (nesse caso o suor humano seria o 'princípio ativo').

12 Biogênese x abiogênese
Em meados do séc. XVII- Francesco Redi ( ) elaborou uma experiência que, na época abalou a teoria da geração espontânea. Francesco Redi tentou combater a idéia de Aristóteles fazendo experiências com pedaços de carne e frascos de vidro (metade abertos e outra metade coberto com gazes). Após alguns dias pode-se notar que os "vermes"(larvas de mosca) apareciam apenas nos frascos abertos. Foi provado que os insetos eram atraídos pela carne em decomposição. Foi fortalecida a teoria da biogênese.

13 Needham x Spallanzani Em 1745 – John T. Needham ( ) fez experimentos em que submetia à fervura frascos contendo substâncias nutritivas. Após a fervura, fechava os frascos com rolhas e deixava-os em repouso por alguns dias. Depois examinava ao micro e observava pequenos microrganismos. Ele disse que os microrganismos teriam surgido por geração espontânea. A solução nutritiva continha uma “força vital”. Lazzaro Spallanzani ( ) 25 anos mais tarde, um padre italiano, repetiu os experimentos de Needham, com algumas modificações, e obteve resultados diferentes. Needham ferveu o suficiente para matar todos os microrganismos existentes nela, esterilizando-a. Needham respondeu que ao ferver por muito tempo a força vital era destruída. Spallanzani não consegui explicar direito, fortalecendo a abiogênese.

14 GERAÇÃO ESPONTÂNEA (ABIOGÊNESE)
SURGIMENTO DE SERES VIVOS POR MECANISMOS NÃO REPRODUTIVOS

15 SURGIMENTO DE SERES VIVOS POR MECANISMOS REPRODUTIVOS
BIOGÊNESE SURGIMENTO DE SERES VIVOS POR MECANISMOS REPRODUTIVOS

16 FRANCESCO REDI (1626 – 1697) DECOMPOSIÇÃO DE CADÁVERES
VERMES EM CADÁVERES ERAM ORIGINADOS DE OVOS DE MOSCA E NÃO DA TRANSFORMAÇÃO DA CARNE DECOMPOSIÇÃO DE CADÁVERES FRASCO ABERTO –PRESENÇA DE VERMES FRASCO FECHADO – AUSÊNCIA DE VERMES

17 “RESOLVEU” A POLÊMICA DA ORIGEM DOS MICROORGANISMOS
LOUIS PASTEUR (1822 – 1895) “RESOLVEU” A POLÊMICA DA ORIGEM DOS MICROORGANISMOS

18 (FIM DA GERAÇÃO ESPONTÂNEA)
EXPERIÊNCIA AMOLECEU COM FOGO 4 GARGALOS DE VIDROS COM CALDO NUTRITIVO CURVANDO-OS NA FORMA DE PESCOÇO DE CISNE (FIM DA GERAÇÃO ESPONTÂNEA)

19 DEMONSTROU QUE UMA SOLUÇÃO NUTRITIVA PREVIAMENTE ESTERILIZADA MANTÉM-SE ESTÉRIL INDEFINIDAMENTE MESMO NA PRESENÇA DE AR (PASTEURIZAÇÃO)

20 Hipóteses sobre a origem da vida
Há pelo menos 3 hipóteses propostas: Origem por criação divina (criacionista) Origem extraterrestre (panspermia cósmica) Origem por evolução química

21 1. Hipótese da Criação Divina (criacionismo- fixismo)
Uma das hipóteses mais antigas Propõe que Deus tenha criado o universo e a vida. Não é possível comprová-la, nem tampouco refutá-la. Criacionistas - o fixismo: Uma vez que Deus criou o universo e a vida, tudo é perfeito e está adequadamente pronto, não há evolução ou alteração na 'criação'. Atualmente o fixismo foi substituído pelo evolucionismo, dadas as evidências da ocorrência da evolução das espécies. Mas o criacionismo continua vivo.

22 2-Panspermia Cósmica ou Hipótese extraterrena
A vida sempre existiu no Universo. Teria se originado em outros planetas e chegado a Terra através de uma possível pressão de radiação emitida por partículas luminosas. Admite-se que micróbios vindos em partículas de poeira ou em meteoritos de origem extraterrena foram a fonte da vida da Terra. Arrhenius denominou esta forma de vida de cosmozoários e Schultz de biógenos. Estas criaturas poderiam contaminar a superfície de qualquer planeta com condições básicas para a vida. Esta teoria tem pouca aceitação.

23

24 3-A hipótese de Oparin e Haldane Evolução Química
Oparin , A I ( Haldane, J.B.S ( ) Década de hipóteses semelhantes Os primeiros seres vivos- Moléculas orgânicas Que teriam se formado na atmosfera primitiva e depois nos mares a partir de Substâncias inorgânicas. Metano CH4 Amônia NH3 Hidrogênio H2 Vapor de H2O Composição química da atmosfera primitiva

25 Esquema da Hipótese de Oparin e Haldane
Atmosfera primitiva Mares primitivos coacervatos Primeiras células procarióticas

26 Formação do caldo nutritivo

27

28 Nesse momento teriam surgido os primeiros seres vivos
Metano CH4 Amônia NH3 Nesse momento teriam surgido os primeiros seres vivos

29 STANLEY MILLER RECRIOU PROVÁVEL ATMOSFERA DA TERRA PRIMITIVA (1953)
(COMPROVOU A TEORIA DE OPARIN) MISTUROU CH4 , NH3 , H2 e H2O SUBMETIDAS COM DESCARGAS ELÉTRICAS (SIMULANDO RAIOS) DURANTE 1 SEMANA (ENCONTROU AMINOÁCIDOS NO LÍQUIDO)

30

31 AGLOMERADOS DE PROTEÍNAS.
COM O RETORNO DA CHUVA AS MOLÉCULAS ORG. SE AGLOMERARAM FORMANDO OS COACERVADOS. COACERVADOS AGLOMERADOS DE PROTEÍNAS.

32 TEORIA DOS COACERVADOS OU (HIPÓTESE DE OPARIN)
Para essa teoria, a vida surgiu da evolução lenta de substâncias químicas. Acompanhe o esquema para entender essa teoria. Terra Primitiva Mudança da superfície terrestre e da atmosfera Aminoácidos formam proteínas que, ao longo dos anos, formam COACERVADOS Surgem os seres unicelulares pluricelulares A terra sofria constantes erupções vulcânicas e sua atmosfera não tinha oxigênio O vapor de água eliminado dos vulcões forma a chuva que resfria a terra, surge o oxigênio Na água surgem moléculas orgânicas Os coacervados são moléculas de proteína revestidas por água, no interior delas forma-se o DNA. Os coacervados dão origem a seres unicelulares heterótrofos. Com a diminuição do alimento esses seres se tornam autótrofos Ao longo de bilhões de anos os seres unicelulares dão origem aos pluricelulares Surgem os lagos, rios e os oceanos

33 MUNDO DO “RNA” CAPACIDADE DO RNA SE DUPLICAR E CONTROLAR REAÇÕES QUÍMICAS SUGEREM QUE O RNA PODERIA ESTAR NO INÍCIO DA VIDA.

34 HIPÓTESE HETEROTRÓFICA (PRIMEIROS AUTÓTROFOS)
PRIMEIRO SER VIVO HIPÓTESE HETEROTRÓFICA PRIMEIROS SERES VIVOS NÃO ERAM CAPAZES DE PRODUZIR SEU PRÓPRIO ALIMENTO. ACREDITA-SE QUE, COM A ESCASSEZ DO ALIMENTO PASSARAM A PRODUZIR SEU PRÓPRIO ALIMENTO (PRIMEIROS AUTÓTROFOS)

35 MAIS ACEITA ATUALMENTE.
HIPÓTESE AUTOTRÓFICA MAIS ACEITA ATUALMENTE. PRODUZIAM SEU PRÓPRIO ALIMENTO ATRAVÉS DE SUBSTANCIAS ORGANICAS (ARQUEOBACTÉRIAS)

36 DOS PROCARIOTOS AOS EUCARIOTOS
Primeira célula surgiu cerca de 3 bilhões de anos Semelhança entre todos os organismos A aproximadamente 1,5 milhões de anos TRANSIÇÃO – estruturas simples – PROCARIOTOS (bactérias) – EUCARIOTOS – estruturas complexas (plantas e animais)

37 DIFERENÇA ENTRE A CÉLULA ANIMAL E VEGETAL
Célula Vegetal Membrana Plasmática Citoplasma Núcleo Membrana Celulósica ou Parede Celular (É um reforço de celulose que fica por fora da membrana plasmática nas células vegetais)

38 De simples células a seres vivos
Seres unicelulares podem associar-se para formar colônias As células de um organismo superior tornam-se especializadas As células de um corpo de vertebrados apresentam mais de 200 tipos diferentes de organização

39 ESTUDEM!! Qualquer dúvida: Obrigado!


Carregar ppt "Colégio Cristo Rei A ORIGEM DA VIDA E DOS SERES VIVOS A ORIGEM DA VIDA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google