A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ESPIRITUALIDADE DO FORMADOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ESPIRITUALIDADE DO FORMADOR"— Transcrição da apresentação:

1 A ESPIRITUALIDADE DO FORMADOR
Encontro Nacional da ECAFO 17 a 19 de março de 2017 São Paulo - SP

2 Como definir o termo ESPIRITUALIDADE.
O que é espiritualidade? O que não é espiritualidade? * Esta palavra não existe na bíblia.

3 São Vicente de Paulo nunca utilizou a palavra espiritualidade, nem a palavra místico(a), já que eram termos muito abstratos. Espiritualidade Místico

4 Espiritualidade é uma palavra mágica que estamos acostumados
a usar sem muita precisão. Espiritualidade não é uma série de ritos, nem um sistema de normas morais.

5 A espiritualidade é a vida no Espírito
A espiritualidade é a vida no Espírito. É viver no Espírito Santo que habita em nós: “Pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).

6 O Espírito é movimento. Ninguém pode aprisioná-lo
O Espírito é movimento. Ninguém pode aprisioná-lo. Se inventa e se revela sem cessar sob novas formas. Vive em constante transformação para permanecer ele mesmo.

7 Como nasceu a espiritualidade vicentina?
Ontem à noite acenamos um pouco para esta questão.... “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos Pobres”. Lucas 4,18

8 Para Vicente de Paulo, Espírito é:
O Espírito de Deus que sopra onde quer, como criador ou destruidor; O Filho de Deus – caridade perfeita; Um esforço, um ideal, que apresenta a missão divina de Jesus; Uma realidade obscura do mundo; Atitude, comportamento, que requer doçura para com os Pobres.

9 “Espiritualidade é a prática permanente da vivência do Espírito”
Leonardo Boff

10 No Ritual do Batismo, temos este momento...
Queridas crianças: pelo batismo, Deus Pai as libertou do pecado e vocês renasceram pela água e pelo Espírito Santo. Agora vocês fazem parte do povo de Deus. Que o Espírito Santo as consagre com este óleo santo para que participem da missão do Cristo, Sacerdote, Profeta e Rei, e sigam os passos de Jesus permanecendo no seu povo até a vida eterna,

11 Múnus Sacerdotal

12 Múnus Profético

13 Múnus Régio

14 Ser Sacerdote Ser Profeta Ser Rei VIVER A ESPIRITUALIDADE CRISTÃ Estilo de vida Ser seguidor de Jesus Cristo

15 Espiritualidade Vicentina significa ser seguidor de Jesus Cristo, sendo sacerdote, profeta e Rei, mas com uma preocupação toda especial pela EVANGELIZAÇÃO E SERVIÇO DA CARIDADE para com os mais Pobres entre os Pobres. Nossa grande inspiração é Jesus Cristo, espelhados em São Vicente de Paulo. “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos Pobres”. Lucas 4,18

16 O Pe. Robert Maloney, ex-superior geral da Congregação da Missão e grande incentivador e articulador da Família Vicentina apresenta dez características da Espiritualidade de um vicentino como formador:

17 Dez características da Espiritualidade do Formador Vicentino.

18 1. Profundamente enraizado na pessoa da Jesus
Isto parece ser óbvio, porém não existe nada mais importante. Toda nossa formação é dirigida para “nos revestirmos da pessoa da Jesus Cristo”. O formador não deve ter só o conhecimento de Cristo; deve possuir também uma experiência pessoal com Cristo.

19 2. Completamente imerso no carisma vicentino.
Nossa carisma continua sendo muito atual e necessário no mundo moderno; As formas de pobreza se multiplicam e o abismo entre ricos e Pobres cresce mais e mais; O formador deve conhecer bem a Vicente de Paulo, a espiritualidade vicentina, nossa missão, obras, nosso amor afetivo e efetivo para com os Pobres.

20 3. No contato com o mundo dos Pobres
Devemos conhecer bem os Pobres e seu mundo; O bom formador colhe antes de semear; Precisa ser evangelizado pelos Pobres; Ouvir o relato de suas vidas e ser formado por eles.

21 4. Capaz de ser guia no caminho espiritual
Os melhores guias caminham com aqueles a quem formam; Se for preciso acelera-se os passos, diminui ou para o merecido descanso.

22 5. Um bom ouvinte São Vicente de Paulo diria instintivamente que todo formador deve ser humilde. O sábio formador colhe antes de semear.... Ouvir...ouvir....ouvir....

23 6. Um bom comunicador e hábil no uso dos MCS...
Numa época em que o visual fala muito, é importante que o formador use os meios modernos de comunicação; Hoje o formador tem a disposição e ao alcance de suas mãos: filmes, músicas, apresentações de slides e uma variedade de outras ajudas audiovisuais....

24 7. Conhecedor da Doutrina Social da Igreja.
Embora a Igreja tenha proclamado a Doutrina Social da Igreja por mais de cem anos, ela continua sendo desconhecida por muitos e inclusive pela maioria dos católicos; Ela tem uma importância especial para a Família Vicentina, pois tem Frederico Ozanam como Precursor da DSI; Ela é o fundamento da “opção preferencial pelos Pobres” da Igreja.

25 8. Em diálogo com a vida de seus estudantes e leigos.
Todo mestre deve conhecer bem sua plateia; O formador vicentino relaciona-se com muitos e variados grupos: padres, irmãs, leigos...

26 9. Em contato com os ramos da Família Vicentina
Todos os ramos tem em comum um patrimônio e herança espiritual, porém cada um com carismas distintos; É importante aprender a apreciar os elementos comuns e os que diferem em nossa tradição familiar.

27 10. Verdadeiramente missionário
Um missionário tem os olhos para o mundo ao seu redor; Sabe que do “outro lado” existem outras cidades e povoados onde o evangelho deve ser pregado e anunciado; São Vicente que viveu numa época de muitas dificuldades, ainda assim olhava para além da França; E nós????

28 Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

29


Carregar ppt "A ESPIRITUALIDADE DO FORMADOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google