Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Iniciação à vida cristã
2
“Tarde Te amei, ó Beleza tão antiga e tão nova… Tarde Te amei
“Tarde Te amei, ó Beleza tão antiga e tão nova… Tarde Te amei! Trinta anos estive longe de Deus. Mas, durante esse tempo, algo se movia dentro do meu coração… Eu era inquieto, alguém que buscava a felicidade, buscava algo que não achava… Mas Tu Te compadeceste de mim e tudo mudou, porque Tu me deixaste conhecer-Te. Entrei no meu íntimo sob a Tua Guia e consegui, porque Tu Te fizeste meu auxílio”. (Santo Agostinho).
3
Para início de conversa...
As pessoas de hoje entendem o que a Igreja ensina? E mais, vivem o que a Igreja prega?
4
Por que será??? As gerações adultas de hoje não foram acostumadas em ouvir o anúncio destemido e testemunhal do Senhor Jesus. Porque a fé cristã estava muito ligada aos sacramentos e às promessas. O centro da fé cristã foi desviado: do núcleo central da fé, Jesus Cristo, sua morte e ressurreição para as devoções e festas.
5
Como era a vida e a catequese na CRISTANDADE?
IVC – era papel da família e da própria sociedade A primeira adesão a Jesus era tida por suposta, porque o contexto social levava à prática cristã. Catequese acentuava a dimensão doutrinal. Pastoral de conservação – manter os valores religiosos oficialmente proclamados na sociedade. Cristianismo herdado.
6
E HOJE, como é a realidade?
Mudança de época: espaço virtual, globalização, tecnologia e pesquisa. Referenciais do juízo ético mudaram e também os padrões histórico-culturais. Crise do sentido da vida, subjetivismo exacerbado, pluralidade de concepções e alternativas. A fé é posta à prova com a crise de valores: banalização da pessoa, corrupção, destruição do meio ambiente.
7
De um Cristianismo herdado A um Cristianismo professado e consciente
De uma fé transmitida A uma fé contagiante
8
Objetivo da iniciação à vida cristã:
Levar o catequizando a conhecer, acolher, celebrar e vivenciar o mistério de Deus, manifestado em Jesus Cristo, que nos revela o Pai e nos envia o Espírito Santo. Conduz à entrega do coração a Deus, à comunhão com a Igreja, corpo de Cristo e à participação em sua missão. Objetivo da iniciação à vida cristã:
9
Tornar a pessoa discípula de Jesus Cristo, por toda a vida.
12
De que maneira é possível conduzir as pessoas a um processo de amadurecimento na fé em Jesus?
Por meio de uma EXPERIÊNCIA DE FÉ TRANSMITIDA E VIVIDA.
13
Experiência de fé “Quanto a nós, não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20). “O que contemplamos e o que as nossas mãos apalparam da Palavra da Vida, vida esta que se manifestou, que nós vimos e testemunhamos, vida eterna que a vós anunciamos” (1 Jo 1,1-2).
14
CATEQUESE DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL E MISTAGÓGICA
17
“Anunciar o querigma implica comunicar a própria experiência de fé, posicionar-se como pessoa de fé numa sociedade que duvida, questiona, põe à prova as convicções do missionário. Não se trata só de falar a verdade de fé, antes se trata de apresentar um estilo de vida, uma postura, um modo de ser no mundo, em que se demonstra a fé na qual se crê, se celebra e se estabelece relações com o próximo” (A. Lelo, p.8).
18
“Viver a fé cristã, antes de ser uma obrigação ou apenas um cumprimento de alguns preceitos ou mandamentos, é a maior alegria que o coração humano pode alcançar. Significa, antes de tudo, ter encontrado a pérola preciosa do Reino, sentir-se amado pelo Pai, salvo em Cisto e fortalecido pelo Espírito Santo”! (A. Lelo, 8).
19
Catequese querigmática... não há outra saída!!!
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.