A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Representações cartográficas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Representações cartográficas"— Transcrição da apresentação:

1 Representações cartográficas
Anamorfoses Representação em 2D e 3D Gráficos

2 Anamorfoses A anamorfose geográfica é uma forma de representação quantitativa de um fato, sem observar as regras cartográficas comuns na confecção de mapas e, sim observando a relevância que tal fato tem em espaços determinados. Exemplo – se a representação tiver como tema “fome no mundo” é evidente que os países mais desenvolvido se apresentem com tamanhos menores, pois a incidência da fome nos mesmos é mínima.

3 Anamorfoses Geográficas
As formas e áreas geográficas são alteradas e apresentadas de acordo com a sua importância no assunto tratado. Nas representações indicadas o assunto tratado é população mundial, visto que destacam os países mais populosos do mundo.

4

5 Representação em 2D e 3D A representação das altitudes do relevo em duas dimensões (2D) utiliza linhas e cores. As cartas topográficas usam as isoípsas ou curvas de nível para representar em um plano as altitudes. As isoípsas ou curvas de nível são linhas que ligam em um mapa os pontos de mesma altitude de relevo. Se as curvas de nível são muito próximas – indicam relevo mais íngreme, mais acidentado. Se as curvas de nível são mais distantes – indicam relevo mais suave, menos acidentado. A importância deste tipo de representação se faz porque a partir de sua análise é possível determinar os tipos de ocupação mais adequados para a área estudada e os riscos de ocupação da mesma.

6 Representação em 2D - isoípsas
Maior proximidade entre as curvas de nível – relevo mais íngreme, com encostas mais inclinadas. Menor proximidade entre as curvas de nível – relevo mais suave, com encostas menos inclinadas.

7 Exemplos Um determinado município, representado na planta ao lado, dividido em regiões de A a I, com altitudes de terrenos indicadas por curvas de nível, precisa decidir pela localização das seguintes obras: 1. Instalação de um parque industrial. 2. Instalação de uma torre de transmissão e recepção. Considerando impacto ambiental e adequação, as regiões onde deveriam ser, de preferência, instaladas indústrias e torres, são, respectivamente: a) E e G b) H e A c) I e E d) B e I. e) E e F.

8 Exemplo As figuras anteriores apresentam dois tipos de representação do relevo. A análise dessa representação orienta o uso e a ocupação do espaço. Tendo-as como referência, a) identifique o tipo de representação do relevo utilizado em cada uma das figuras. b) identifique, entre as áreas A, B e C destacadas nas figuras, a área propícia à realização da agricultura mecanizada e explique por que essa área é a mais adequada para essa atividade e como esse aspecto pode ser observado nas figuras apresentadas.

9

10 Representação do relevo 2D por cores

11

12

13 Gráficos Os gráficos são ferramentas que facilitam a análise e interpretação de um conjunto de dados. São importantes ferramentas, pois facilitam a análise e a interpretação de um conjunto de dados. Estão presentes em diversos meios de comunicação (jornais, revistas, internet) e estão ligados aos mais variados assuntos do nosso cotidiano. Permitem rapidez na interpretação das informações. Os dados organizados em gráficos são apresentados de forma mais clara e objetiva.

14 Tipos de gráficos Gráfico de segmentos ou linear
O gráfico de segmento é utilizado principalmente para mostrar crescimento, decréscimo ou estabilidade. Observe a tabela que mostra a venda de livros de uma livraria no primeiro semestre de determinado ano:

15 Gráfico de barras

16 Gráfico de setores, circular ou de pizza


Carregar ppt "Representações cartográficas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google