A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tema 4 Cartografia Geografia – 6º Ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tema 4 Cartografia Geografia – 6º Ano"— Transcrição da apresentação:

1 Tema 4 Cartografia Geografia – 6º Ano
Unidade 2 Tema 4 Cartografia Geografia – 6º Ano

2 Alguns de nossos objetivos nessa unidade.
Reconhecer que os objetos de estudo da Geografia pode variar de acordo com a escala de análise, percebendo a relação entre elas. Reconhecer a importância da Geografia e dos conceitos de espaço geográfico, paisagem, lugar e território para a compreensão do mundo atual. Compreender que a paisagem é reveladora de aspectos que caracterizam determinado espaço geográfico. Compreender que os grupos humanos produzem o espaço geográfico na relação com o lugar. Identificar diferentes pontos de vista a partir do qual uma paisagem é representada ou retratada, reconhecendo que plantas e outros tipos de mapas representam a superfície do ponto de vista vertical. Compreender que o espaço geográfico é dinâmico e que, por isso, as paisagens sofrem transformações ao longo da história.

3 O que é Cartografia????????

4

5 Os mapas no dia a dia Os mapas são de extrema importância em nossas vidas. Durante Viagens, para informar endereços de amigos e outros, para pensar o desenvolvimento de uma cidade ou para conhecer novas rotas para carros (desvios em Cuiabá durante obras da copa). Povos antigos já usavam mapas para guerras, saber os locais que possuíam muita comida, etc.

6 Os primeiros mapas MAPA DE GA-SUR (3.800 a AC) Este é considerado um dos mapas mais antigos, foi encontrado na região da Mesopotâmia. Representa o rio Eufrates e acidentes geográficos adjacentes. É uma pequena estela de barro cozido que cabe na palma da mão e que foi descoberta perto da cidade de Harran, no nordeste do Iraque atual.

7 Os primeiros mapas MAPA DE GA-SUR (3.800 a AC) Este é considerado um dos mapas mais antigos, foi encontrado na região da Mesopotâmia. Representa o rio Eufrates e acidentes geográficos adjacentes. É uma pequena estela de barro cozido que cabe na palma da mão e que foi descoberta perto da cidade de Harran, no nordeste do Iraque atual.

8 Grandes Navegações As grandes navegações que trouxeram europeus as américas, só foram possíveis por que alguns mapas apontavam, ao menos, algumas direções.

9

10 Vejamos como funciona um
Satélite

11

12 Orientação pelo Sol

13

14

15 GPS O sistema foi declarado totalmente operacional apenas em Seu desenvolvimento custou 10 bilhões de dólares. Consiste numa "constelação" de 28 satélites sendo 4 sobressalentes em 6 planos orbitais. Até meados de 2000 o departamento de defesa dos EUA impunha a chamada "disponibilidade selectiva", que consistia em um erro induzido ao sinal impossibilitando que aparelhos de uso civil obtivessem um erro inferior a 90 metros. Porém, o presidente Bill Clinton foi pressionado a assinar uma lei determinando o fim dessa interferência no sinal do sistema.

16 Em mapas as escalas podem ser
O que é escala? Relação entre o tamanho real e o tamanho mostrado no mapa. Em mapas as escalas podem ser Numéricas: 1: nesse caso um centímetro equivale cem mil centímetros (1 Km)

17 A – 1: 500 B – 1: 10000 C – 1:25000 D – 1:250000 Veja os exemplos

18 Em mapas as escalas podem ser
Gráficas: cada espaço em centímetros representa o espaço na realidade

19 O Tamanho das escalas Grande : Menor que Média: de a Pequena: Maior que

20 Vamos entender escalas.

21 + A cada 1 cm no mapa temos realidade 202 KM
E assim por diante. +

22 Qual a diferença entre Carta, Mapa e Planta?

23 Carta: Rico em detalhes.

24 Mapa: menor riqueza de detalhes

25 Planta Espaços reduzidos sem levar em conta a curvatura da terra e com muitos detalhes.

26 Mapas e suas finalidades

27 Mapas Gerais: Informações gerais
O mapa-múndi não apresenta nem formas nem distâncias corretas mas ilustra os países

28 Mapas especiais: utilização específica
Fatos e dados importantes com objetivo específico.

29 Mapas temáticos: com tema específico

30 Curvas de Nível São linhas que unem pontos de igual altitude na superfície representada. Quanto mais próximas forem os círculos maior será a declividade.

31 Representação do relevo terrestre
Transformou-se em curvas de nível

32 Curvas de Nível São linhas que ligam pontos de altitude em intervalos iguais. Curvas de nível muito juntas indicam terreno inclinado e vice-versa.

33 Como fazer a curva de nível?

34 Qual seria a combinação correta?

35 Qual seria a combinação correta

36 Mapas podem ser: hipsométricos Através das cores pode-se analisar diferentes informações.

37 ANAMORFOSE (OS TAMANHOS SERÃO DE ACORDO COM O TEMA)

38


Carregar ppt "Tema 4 Cartografia Geografia – 6º Ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google