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O DIEESE nasceu para a “produção e difusão de conhecimento e informação sobre trabalho, em um contexto multidisciplinar, tendo como instrumento de análise.

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2 O DIEESE nasceu para a “produção e difusão de conhecimento e informação sobre trabalho, em um contexto multidisciplinar, tendo como instrumento de análise o método científico, a serviço dos interesses da classe trabalhadora” – Estatuto, cap. II, artigo 3º.

3 A ideia da Escola DIEESE existe desde 1955, quando as entidades sindicais criaram o DIEESE para ser o primeiro departamento da “universidade do trabalhador”.

4 Não existe uma escola de ensino superior com um projeto político de educação dos trabalhadores.
A Escola pretende, com sua produção, recolocar a discussão do trabalho na sociedade, do ponto de vista de quem vive do próprio trabalho.

5 O QUE É A ESCOLA?

6 É uma instituição da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada para ensino, pesquisa e extensão, que iniciou as atividades em 2012, com a primeira turma do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho. Engloba as atividades de formação sindical, como o Programa de Capacitação de Dirigentes e Assessores Sindicais.

7 A Escola é uma instituição educacional que visa formar sujeitos críticos, com preparo científico e humanista para produzir conhecimentos em Trabalho e ter uma atuação social transformadora.

8 OBJETIVOS DA ESCOLA DIEESE

9 Criar novas formas de estudar, de educar e de pesquisar;
Divulgar os conhecimentos gerados na instituição e no DIEESE para toda a sociedade e, em particular, para os movimentos sociais; Ampliar o centro de referência, que é o DIEESE, sua Mantenedora, com a discussão acadêmica e educacional, além de criar uma rede de estudiosos do Trabalho por meio de intercâmbio acadêmico e não acadêmico.

10 GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO TRABALHO

11 Bacharelado - por ser uma modalidade de graduação que possibilita formação científica em diferentes áreas e formação profissional, com diploma. Interdisciplinar - por ser uma forma de conceber e tratar o objeto de conhecimento sem a fragmentação disciplinar, instrumental, teórica ou interpretativa.

12 O QUE É CIÊNCIAS DO TRABALHO

13 É um campo de conhecimento a ser constituído pelos estudos e pesquisas em Trabalho produzidos na Escola, a partir da relação entre as áreas de conhecimento que estudam o tema.

14 O PERCURSO FORMATIVO

15 Estudo da produção científica das diversas áreas do conhecimento, do saber e da experiência do trabalhador, com a busca metodológica adequada à abordagem do Trabalho.

16 O bacharel em Ciências do Trabalho estará capacitado para atuar em diferentes espaços profissionais. Como a questão do trabalho é essencial para a vida humana e um campo de interesses em eterna disputa e conflitos, a área de atuação do bacharel em Ciências do Trabalho é bastante ampla. Entre as diversas possibilidades de atuação estão as áreas sindical, parlamentar, social, cultural, de pesquisa, educação, assessoria e gestão.

17 O percurso formativo é orientado pelo projeto de pesquisa do estudante porque traz as indagações que ele tem e organiza a busca dele pelo conhecimento. O currículo espelha esta proposta formativa e será estruturado a partir dos interesses expressos pelos alunos ao longo do curso.

18 COMO SERÁ A GRADUAÇÃO

19 Graduação presencial Carga horária: total de horas Habilitação: Bacharel em Ciências do Trabalho Vagas anuais: 40 Turno: noturno – Das 19h00 às 22h40 Duração do curso: 3 anos ou 6 semestres

20 CURSO DE CIÊNCIAS DO TRABALHO
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS DO TRABALHO 1º SEMESTRE História Social obrigatória 80 hs Trabalho I Produção de Conhecimento e Pesquisa Social Arte, Identidade e Expressão I 40 hs Memória e Textualidade Atividade Programada de Pesquisa I 2º SEMESTRE Economia Política obrigatória 80 hs Trabalho II Seminário Livre 40 hs Educação, Identidade e Linguagem Argumentação e Produção Textual Atividade Programa de Pesquisa II

21 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS DO TRABALHO
3º SEMESTRE Estatística Social do Trabalho I obrigatória 80 hs Sociologia Política Atividade Programada de Pesquisa III História Social do Trabalho Arte, Identidade e Expressão II eletiva Introdução à Linguagem do Audiovisual

22 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS DO TRABALHO
4º SEMESTRE Filosofia obrigatória 80 hs Atividade Programada de Pesquisa IV Arte, Identidade e Expressão III eletiva Trabalho e Desenvolvimento Economia Brasileira Trabalho e Saúde Utopias: Justiça, Igualdade e Transformação Estado e Democracia

23 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS DO TRABALHO
5 º SEMESTRE Atividade Programada de Pesquisa V obrigatória 80 hs Sociologia do Trabalho Educação e Formação Humana eletiva Mercado de Trabalho e Rendimento Moeda e Bancos Sociedade em Rede Direito e Justiça do Trabalho Políticas Públicas A Negociação Coletiva no Brasil Crítica à Economia do Trabalho Estatística Social de Trabalho II História da Luta dos Trabalhadores

24 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS DO TRABALHO
6º SEMESTRE Atividade Programada de Pesquisa VI obrigatória 80 hs Ciência, Trabalho e Tecnologia eletiva Estatística Social do Trabalho III Trabalho, Desigualdade e Preconceito Evolução e Assimetria da Divisão Inter. do Trabalho Trabalho, Sociedade e Meio Ambiente Sistema Brasileiro de Relações de Trabalho Trabalho e Educação Sindicato, História e Atualidade

25 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS DO TRABALHO
Total da carga horaria para graduação 2520 horas Disciplinas obrigatórias 1.040 horas Disciplinas eletivas 880 horas Atividades Programadas de Pesquisa 480 horas Atividades complementares 120 horas Carga horária total do curso 2.520 horas

26 RECONHECIDO PELO MEC: O curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho foi reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC, com nota 4, por meio da Portaria nº 309, de 28 de Abril de 2015, publicada no Diário Oficial da União nº 80, de 29 de abril de 2015 – páginas 33 e 34.

27 AVALIAÇÃO DISCENTE A avaliação da formação discente é feita por disciplina, considerando a aprendizagem e incidindo sob a frequência obrigatória de 75% das atividades curriculares. Trabalhos de pesquisa individual ou coletiva; Provas escritas, gráficas ou orais; Entrevistas e arguições; Resolução de exercícios; Resolução de situações-problema; Participação em experimentos ou projetos; Relatórios referentes a trabalhos ou visitas técnicas; Participação em seminários, debates ou similares; Trabalhos práticos; Defesas de projetos.

28 AVALIAÇÃO DISCENTE Considerar-se-á aprovado, para efeito de promoção ou de conclusão de estudos, o aluno que, além do cumprimento da frequência mínima exigida de 75% das aulas/atividades, demonstrar aproveitamento muito bom, bom ou regular em relação aos objetivos expressos em cada curricular. Muito Bom, quando a frequência for igual ou superior a 75% da carga horária da disciplina e a formação do aluno atingir adequadamente os objetivos expressos em cada disciplina avaliada, conforme indicadores e parâmetros previamente apresentados, explicados e negociados. Bom, quando a frequência for igual a 75% da carga horária da disciplina avaliada e a formação do aluno não atingir inteiramente os objetivos expressos em cada disciplina avaliada, conforme indicadores e parâmetros previamente apresentados, explicados e negociados.

29 AVALIAÇÃO DISCENTE Regular, quando a frequência for igual a 75% da carga horária da disciplina e a formação do aluno não atingir adequadamente os objetivos expressos em cada disciplina avaliada, conforme indicadores e parâmetros previamente apresentados, explicados e negociados. Insatisfatório, quando a frequência for inferior a 75% (da carga horária da unidade curricular avaliada e/ou o aproveitamento do aluno não atingir adequadamente os objetivos expressos em cada unidade curricular avaliada, conforme indicadores e parâmetros previamente apresentados, explicados e negociados, à luz do perfil profissional de conclusão do curso.

30 ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120 HORAS OBRIGATÓRIAS Atividades Internas- Promovidas pela Escola DIEESE Participação como ouvintes em encontros, jornadas, seminários, palestras; Cursos de extensão. Atividades Externas- Realizadas fora da Escola DIEESE Participação como ouvinte ou expositor em eventos que tenham tema relacionado ao curso de Ciências do Trabalho; Publicação em artigo em revista científica; Cursos de extensão; Atividades culturais que tenham temas relacionados ao curso de Ciências do Trabalho.

31 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
Trabalho escrito, elaboração individual Possibilidades de apresentação: monografia de revisão crítica sobre determinado tema, monografia sobre uma investigação original de pesquisa, projeto de intervenção em uma situação problema, produto como resultado final de um projeto. Orientação de um pesquisador indicado O pesquisador orientador e o estudante orientado estabelecerão as tarefas a serem cumpridas ao longo do período posterior ao cumprimento da Atividade Programada de Pesquisa II até a defesa do TCC Avaliação Banca examinadora

32 ORGANOGRAMA DA ESCOLA DIEESE
Conselho de Mantenedores Coordenação Curso de Pós –Graduaçao e Extensão Professores Supervisão de Biblioteca Assistente de Biblioteca Supervisão de TIC Analista de TIC Assistente (Audiovisual) Manutenção Supervisão Adm e Financeira Assistente Adm e Financeiro CAL Secretaria Acadêmica Assistente Acadêmico Assistente Atendimento e/ou Registros Conselho de Curso NDE CPA Comissão de Biblioteca Conselho Superior Diretor Diretor Adjunto Conselho Técnico Científico Coordenação Administrativa Coordenação de Curso- Graduação Formação Sindical

33 CURSO DE CIÊNCIAS DO TRABALHO
TURMA I Início do curso em agosto/2012, e término em junho de/2015; 27 bacharéis em Ciências do Trabalho; Mais de 80% dos egressos são integrantes do movimento sindical.

34 TURMAS FORMADAS NO CURSO DE CIÊNCIAS DO TRABALHO
TURMA II Início do curso em março/2013 e término em dezembro/2015; 11 bacharéis em Ciências do Trabalho; 70% dos egressos são integrantes do movimento sindical.

35 Perfil dos alunos Turma III-2014 - 19 alunos Início em fev/2014 e Término em dez/2016

36 Perfil dos alunos Turma IV- 2015 –32 alunos Início em ago/2015 e término em junho/2018

37 BOLSAS DE ESTUDO PARA O CURSO DE CIÊNCIAS DO TRABALHO
Critérios para concessão de bolsa de Estudo na Escola DIEESE: Estar matriculado no curso; Comprovar através de documentação, situação financeira que impossibilite o pagamento do valor integral do Curso; Não estar com pendências financeiras de períodos anteriores. BOLSAS DE ESTUDO PARA O CURSO DE CIÊNCIAS DO TRABALHO Período - 1º/2016 Turma III Turma IV Total nº de alunos matriculados 19 32 51 nº de bolsas do semestre 4 16 20

38 PROCESSO SELETIVO 2016 Inscrições até 10 de junho de 2016
40 VAGAS ANUALMENTE INSCRIÇÃO O PROCESSO SELETIVO É CONSTIUÍDO POR: REDAÇÃO ENTREVISTA COM O CANDIDATO

39 Regime de matrícula: semestral
Ingresso no curso: anual, por meio de processo seletivo Valor da mensalidade para 2016: R$ 758,00 (setecentos e cinquenta e oito reais) Campus: Rua Aurora, 957, Santa Ifigênia, São Paulo, SP

40 CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO
ECONOMIA E TRABALHO

41 MODALIDADE: Presencial OBJETIVO GERAL: O curso tem como objetivo a formação de especialistas capazes de analisar as tendências e os problemas centrais do mundo trabalho e as relações de emprego na sociedade contemporânea; discutir o papel das políticas públicas relacionadas ao campo do emprego e da renda; da educação; da saúde do trabalhador; e das condições de vida. A proposta é capacitar o aluno para o desenvolvimento de atividades profissionais que tenham como foco as diferentes dimensões das relações de trabalho. LINHAS DE PESQUISAS SUGERIDAS: Emprego e Renda Relações de Trabalho e Negociação Coletiva Políticas Públicas de Emprego e Renda Políticas Sociais de Educação e Saúde do Trabalhador

42 NÚMERO DE VAGAS: Serão ofertadas 30 vagas. PÚBLICO-ALVO Profissionais graduados que atuam na área e dirigentes sindicais, técnicos, assessores e jornalistas de entidades públicas e privadas, inclusive sindicatos laborais e patronais, órgãos de governo (Justiça do Trabalho, Superintendências Regionais do Trabalho, Secretarias Estaduais ou Municipais, entre outros.

43 DURAÇÃO: 18 meses CARGA HORÁRIA TOTAL: 440 horas 368 horas/aulas presenciais, para componentes curriculares obrigatórios, que têm como objetivo proporcionar aos estudantes conhecimentos teóricos e metodológicos fundamentais para a formação. 72 horas, para pesquisa-ação, que correspondem ao trabalho de diagnóstico, levantamento de dados, a reuniões, à elaboração e ao desenvolvimento da pesquisa, tarefas essas que devem ser realizadas com referência nas aulas teóricas, mas desenvolvidas na prática nos locais de atuação profissional.

44 O CURSO É DIVIDO NAS SEGUINTES UNIDADES FORMATIVAS:
UNIDADE FORMATIVA 1 - ECONOMIA UNIDADE FORMATIVA 2 - MERCADO DE TRABALHO UNIDADE FORMATIVA 3 - ESTADO, DEMOCRACIA E POLÍTICAS PÚBLICAS UNIDADE FORMATIVA 4 – SISTEMA BRASILEIRO DE RELAÇÕES DE TRABALHO E NEGOCIAÇÃO COLETIVA UNIDADE FORMATIVA 5- METODOLOGIA DE PESQUISA

45 Aulas aos sábados, das 08h30 às 17h30;
TURMA I PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO – INÍCIO EM ABRIL/2015 E TÉRMINO EM SET/2016 Aulas aos sábados, das 08h30 às 17h30; 16 alunos matriculados na pós-graduação; 6 alunos matriculados na extensão Áreas de formação: Ciências Sociais, Ciências do Trabalho, Economia, Administração, Direito, Comunicação, História.

46 Aulas as segundas e sextas-feiras, das 19h00 às 22h40.
TURMA II PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO – INÍCIO EM ABRIL/2015 E TÉRMINO EM SET/2016 Aulas as segundas e sextas-feiras, das 19h00 às 22h40. 29 alunos matriculados na pós-graduação Nenhum matriculado na extensão Áreas de formação: Direito, Ciências Sociais, Ciências Políticas, Ciências do Trabalho, Administração, Políticas Públicas, Relações Internacionais, História.

47 RECREDENCIAMENTO DA ESCOLA
Processo de recredenciamento realizado pelo Ministério da Educação a cada 3 anos a todas as instituições de ensino superior. Previsão para recebimento da comissão de avaliação/MEC até agosto/2016.


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