A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O DIEESE, Departamento Intersindical de Estatística e

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O DIEESE, Departamento Intersindical de Estatística e"— Transcrição da apresentação:

1

2 O DIEESE, Departamento Intersindical de Estatística e
Estudos Socioeconômicos, é uma criação do movimento sindical brasileiro. Data de fundação: 22 de dezembro de 1955

3 Reconhecido como instituição de produção científica, o DIEESE atua nas áreas de:
Assessoria Pesquisa Educação

4 O DIEESE é uma entidade de abrangência nacional
O DIEESE é uma entidade de abrangência nacional. Toda a produção da entidade é estruturada a partir das unidades: Escritório Nacional, em São Paulo Unidades de trabalho em todas as capitais, sendo 18 escritórios regionais Subseções, em diversas entidades de trabalhadores

5 Assessoria O DIEESE assessora as entidades filiadas no processo de negociação coletiva. Realiza diversos trabalhos técnicos e participa de atividades relacionadas às negociações e campanhas salariais.

6 RAN A Rede de Apoio à Negociação é um serviço exclusivo, na internet, para os filiados de todo o Brasil. Na RAN, o dirigente sócio tem acesso on line à informação previlegiada para a negociação coletiva.

7 Mensais Cesta básica – 17 capitais onde o DIEESE tem escritórios Salário Mínimo Necessário Emprego e Desemprego (PED) – 6 regiões metropolitanas (SP, BH, Salvador, Recife, Porto Alegre, Fortaleza) e DF Semestrais Sindicais (greves, pisos, negociações coletivas) Banco de Resultados das negociações Banco de cláusulas (Ex.: benefícios)

8 Escola DIEESE de Ciências do Trabalho
A experiência adquirida ao longo de anos permitiu ao DIEESE dar um passo mais audacioso: criar a Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, uma instituição de ensino superior, com sede em São Paulo. A Escola oferece o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho, reconhecido pelo MEC, e a pós-graduação lato sensu em Economia e Trabalho, além de vários cursos de extensão.

9 Escola DIEESE de Ciências do Trabalho
Planejamento de Campanha do Setor Público Como entender o Orçamento Publico.

10 Publicações impressas
Anuários Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda Trabalhadores Micro e Pequena Empresa Livros com temática variada Cartilhas (Ex. Orçamento Público)

11 Como conversar com a população?
Os Governos estão conversando: “Previdência. Reformar hoje para garantir o amanhã” Apoio da sociedade x associação ao corporativismo

12 ICMS – principal item da receita
Evolução da Arrecadação ICMS - Rio Grande do Sul ( em bilhões de reais) Fonte: Sefaz/RS Elaboração: Dieese/ERRS Nota (1): atualizado até fev/2016 ICMS responde por 94,3% da arrecadação tributária estadual

13 Rio Grande do Sul, em 2015, deixou de arrecadar 16,4 bilhões com renúncias fiscais
Esse montante de renúncias fiscais (R$ 16,4 bi), seria capaz de pagar 13 Folhas de Pagamento de todo o poder Executivo do estado. E pagaria três vezes o déficit do Estado, que em 2015, foi de 4,9 bilhões. 89,8% refere-se ao ICMS, 8,8% IPVA e 1,4% ITCD Quantos empregos geraram? Qual o impacto no desenvolvimento da região, do território? Qual a eficácia econômica dessas medidas? Quais são as empresas beneficiadas?

14 Dívida Líquida do RS por unidade da federação em 2013/2014

15 Relação com os outros Poderes
Fonte: SEFAZ/RS Elaboração: DIEESE/RS

16 Plano de trabalho Folha de pagamento: evolução destes gastos para analisar seu movimento Receitas: Impostos (principalmente IPTU e ISS) e Transferências (principalmente Cota-parte ICMS, Cota-parte IPVA e FPM) FUNDEB

17 Ricardo Franzoi – supervisor Técnico do RGS
Internet


Carregar ppt "O DIEESE, Departamento Intersindical de Estatística e"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google