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Conceitos básicos Cleber Matos.

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Apresentação em tema: "Conceitos básicos Cleber Matos."— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos básicos Cleber Matos

2 Gráficos Vetorias São Gráficos feitos a partir de fórmulas matemáticas e desenhados na hora de execução da imagem. Possuem menor tamanho, mas requer mais poder de processamento; Podem ou não serem interativo.

3 Gráficos Bitmap São gŕaficos compostos por milhares de pontos que representam uma imagem; Requerem menos processamento, mas bem mais armazenamento; Não são flexíveis e podem sofrer distorções.

4 Pixel São os pontos que determinam uma imagem ou foto na tela do computador. Podem ser representados por pontos ou quadrados; Cada pixel pode ter 3 ou 4 dimensões de cor (RGB/A ou CMYK). O pixel pode ser quadrado ou ter uma relação diferente de aspecto (como 2:1)

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6 Padrão de Cores Pode ser:
RGB: baseado nas cores vermelho, verde e azul, usado comum em monitores. CMYK: baseado em ciano, magenta, amarelo e preto, padrão comum impressoras. Tons de cinza: baseado no preto e suas variações (dependendo dos bits). Lab Color: representação real das cores como vistas pelo ser humano, serve como padrão de comparação absoluto entre os modelos.

7 Profundidade de Cores É representado pela quantidades de bits por pixel (BPP) ou simplesmente bits. Significa a potência de 2 que faz as cores (8 BPP = 2^8 = 256 cores). 8 bpp = 2^8 = 256 cores; 16 bpp = 2^16= cores (Highcolor); 32 bpp = 2^24= cores (Truecolour); 48 bpp = 2^48= cores (!) usados em scanners ou imagens profissionais.

8 Resolução É a quantidade de pontos numa polegada (DPI) ou centímetro.
A medida mais comum em impressoras/scanners é o DPI (dots per inch) que informa quantos pontos tem em uma polegada 300DPI seriam a representação de uma imagem com 300 pontos por polegada.

9 Resolução Quanto maior a resolução, maior a nitidez (e o tamanho!) da imagem. Câmeras digitais usam o conceito de Megapixel (milhões de pixels). 3.1 Megapixels na verdade significa que a imagem tem 3 milhões e pixels ou seja 2048×1536. Alguns dispositivos “entrelaçam” a imagem (Tecpix, Xing Lings...), adicionando linhas pretas para “aumentar” a resolução (aumentando a área, mas não a quantidade de ponto, no final).

10 Área de uma tela O tamanho de uma tela/imagem normalmente é medido para computadores em pixels ou pontos; A tela padrão para web é de 800x600 (480,000K), mas está ficando cada vez mais comum a resolução de 1024x768 ( K) e x 800 (1Mpx)

11 Área de uma tela No caso de aparelhos de TV, os de padrão analógico tem resolução de 320 x entrelaçado; Um DVD tem por padrão a resolução 720 x 480 /520 A TV digital suporta até 1920 x 1080 (full HD) entrelaçado, mas pode subdividir o canal com resoluções menores (1280 x 720, HD, DVD, ou menor).

12 Proporções de uma tela As TVs e Monitores antigos usam a proporção (aspect ratio) 4:3; Os monitores e TVs mais modernos usam a proporção 16:9, que é mais próxima dos filmes do cinema. O cinema normal usa a proporção de 2.39:1 ou 1.85:1

13 Proporção de uma tela 4:3 16:9

14 Formatos de TV NTSC 29.97 (30) quadros por segundo;
Máximo de 640 x 480 de resolução entrelaçada PAL 25 quadros por segundo; Máximo de 640 x 520 de resolução entrelaçada O Brasil usa PAL-M, que mistura de NTSC e PAL

15 Formato de Áudio Bruto WAV, AIFF, AU ou RAW Comprimidos Sem perda
FLAC, variações de MP4, WMA Lossless; Com perda MP3, Vorbis (OGG), AAC, WMA. RA

16 Atributos de áudio Frequência Bit rate (ou taxa)
Varia em Hz, variando de acordo com o codificador. (de Hz no telefone, Hz no CD/Mp3 até Hz para Blu-ray) Bit rate (ou taxa) Fixo (Constant bit rate, CBR) 8, 16, 24, 32, 40, 48, 56, 64, 80, 96, 112, 128, 144, 160, 192, 224, 256 e 320 kbit/s Variável (Variable bit rate, VBR) Varia de acordo com o áudio a ser gravado.

17 Formatos de Vídeo Com perda
MPEG1, MPEG2, MPEG4, MOV, DiVX, H.264, RealVideo, WMV, Xvid. Sem perda Formatos proprietários profissionais (nenhum muito popular).

18 Atributos de Vídeo Bit rate de vídeo
Varia de acordo com a aplicação e qualidade idealizada, variando de 600 kb/s até 10mb/s (!). Video HD são normalmente acima de 1.5 Mb/s Padrão de cor e frequência: NTSC ou PAL Atributos de áudio normal (bitrate e frequência);

19 E o que vocês vão fazer com isso?

20 Boa pergunta! Formem grupos com no máximo 3 pessoas;
Cada grupo vai propor um sistema multimídia para um nicho de mercado especificado pelo grupo; Áreas de desenvolvimento: DVD instrucional/Educativo; TV Digital - Ginga Middleware; Formatos móveis; Projeto de Sistema Web multimídia. Entregar um rascunho da proposta escrita hoje e apresentar para discussão na sala.

21 O que deve constar no rascunho
Nome do grupo; Público a ser atendido; Requisitos especiais do público escolhido; Breve descrição do que o sistema realizará; Diferencial do produto a ser desenvolvido; Formato e suportes;

22 Obrigado!


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