A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação
Professora: Janaide Nogueira Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

2 Tipos de abordagens na ead
Na Educação a Distância existem várias abordagens utilizadas, algumas relacionadas a forma de aplicação do curso, outras sobre a estratégia pedagógica utilizada, enquanto outras se referem a estrutura tecnológica. A escolha sobre qual abordagem utilizar cabe, exclusivamente, ao professor que projeta o curso e o AVEA que ele escolhe. Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

3 Tipos de abordagens na ead
No caso do Moodle, a abordagem seguida pela ferramenta é a pedagogia socio construtivista, que engloba quatro perspectivas: Construtivismo; Construcionismo; Construtivismo Social; Comportamento Conectado e Separado. Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

4 Tipos de abordagens na ead
Apoio ao presencial, totalmente a distância, e mista (blended learning); Massive Open Online Course (MOOC) vs. Small Private Online Course (SPOC); Aprendizagem Centrada no Professor (Teacher Centered-Approach) vs. Aprendizagem Centrada no Aluno (Learner Centered-Approach); Flipped classroom. Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

5 Tipos de abordagens na ead
Apoio ao presencial, totalmente a distância, e mista (blended learning); Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

6 Tipos de abordagens na ead
Massive Open Online Course (MOOC); A sigla MOOC tem feito muito sucesso nos últimos anos. Elas se referem a cursos oferecidos para um grande grupo de alunos, alguns entre 10 a 100 mil estudantes. Estes cursos possuem uma plataforma específica, e a elaboração do curso privilegia atividades de automáticas, sem tutoria ou local para dúvidas com tutores / professores. Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

7 Tipos de abordagens na ead
Massive Open Online Course (MOOC); Geralmente, os cursos duram algumas semanas, onde a cada semana é liberado um novo conteúdo. Por fim, os cursos não possuem personalização, ou seja, é necessário realizar todas as etapas passo-a-passo, sem considerar o conhecimento prévio do estudante. Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

8 Tipos de abordagens na ead
Massive Open Online Course (MOOC); Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

9 Tipos de abordagens na ead
Massive Open Online Course (MOOC); A parte positiva é que os cursos oferecidos geralmente são gratuitos e de instituições e professores internacionalmente renomados. Entretanto, para obtenção de certificado às vezes é necessário o pagamento de uma taxa. Algumas plataformas que oferecem estes cursos são: Coursera: Veduca: Udacity: MIT: edX: Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

10 Tipos de abordagens na ead
Small Private Online Course (SPOC); São cursos direcionados a pequenos grupos, com tutoria e o que chamamos de "tutoria humanizada”. Nele, há mais atividades subjetivas, que requer uma atenção do tutor e um feedback. Um exemplo é o curso denominado "HTML”, oferecido a 45 estudantes e acompanhado por 3 tutores (15 alunos por tutor), com exercícios de resolução de programas de computadores, corrigidos individualmente pelo tutor Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

11 Tipos de abordagens na ead
Small Private Online Course (SPOC); Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

12 Tipos de abordagens na ead
Aprendizagem Centrada no Professor (Teacher Centered-Approach); A abordagem centrada no professor é conhecida pela abordagem tradicional, que muitos de nós vivenciamos na época da escola. Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

13 Tipos de abordagens na ead
Aprendizagem Centrada no Professor (Teacher Centered-Approach); Em cursos EaD, na abordagem centrada ao professor, cabe a ele definir quando os conteúdos serão apresentados. Assim guiará os estudantes durante todo o curso.  Cabe ao professor estabelecer o ritmo do curso (e da aprendizagem), apresentando os conteúdos quando ele acredita ser mais apropriado. Nesta abordagem se privilegia a média dos estudantes, porém aqueles que já sabem o conteúdo ou aqueles que têm muita dificuldade, acabam se sentindo desmotivados. Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

14 Tipos de abordagens na ead
Aprendizagem Centrada no Aluno (Learner Centered-Approach); Cabe ao aluno ditar o ritmo de sua aprendizagem e nível de dificuldade. Nela, geralmente se oferece todo o conteúdo durante todo o curso, permitindo a livre navegação. As atividades possuem apenas uma única data de entrega, flexibilizando os prazos. E mais especificamente, há mais de uma opção de tarefas, permitindo ao aluno escolher o que se sente mais confortável em realizar. Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

15 Tipos de abordagens na ead
Flipped Classroom (sala de aula invertida); O conceito de flipped classroom, ou a sala de aula invertida, vem sendo bastante explorado nos últimos anos. De forma simples, a proposta da sala de aula invertida consiste em: O aluno recebe o material para leitura a fim de se apropriar sobre os conceitos e situações a analisar. O estudo do material é realizado individualmente, preferencialmente sozinho, seja em casa ou em uma biblioteca. Ainda, há a realização de exercícios de fixação e reflexão. Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

16 Tipos de abordagens na ead
Flipped Classroom (sala de aula invertida); Após realizar o estudo, os estudantes e professores debatem em sala de aula sobre o conceito. Também são discutidas as dúvidas dos exercícios, bem como a resolução das mesmas. Opcionalmente, ao final, o estudante realiza o fechamento do que foi aprendido. O ponto interessante da proposta é que ele apresenta uma forma inversa a tradicionalmente apresentada pelos professores, onde estes apresentam um novo conceito por um longo tempo, e solicitam que os exercícios sejam trabalhados isoladamente. Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

17 Tipos de abordagens na ead
Flipped Classroom (sala de aula invertida); Na prática, observa-se que os alunos acabam que por retomar as leituras para compreender o conceito apresentado em sala, pois naquele momento a monotonia ou dificuldade de concentração não permitiram a absorção. Aliado a isto, é no momento em que os exercícios são realizados é quando as dúvidas surgem. Ou ainda, por vezes, se dispensa mais tempo nos exercícios do que na fixação dos conceitos. Em ambos os casos, é frequente notar que o aluno encontra-se solitário. Ao retornar a sala, a dúvida se perde ou não há oportunidade de se questioná-la. Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

18 Exercícios 1ª) Fale sobre as abordagens da EAD:
Apoio ao presencial, totalmente a distância, e mista (blended learning): Massive Open Online Course (MOOC) vs. Small Private Online Course (SPOC): Aprendizagem Centrada no Professor (Teacher Centered-Approach) vs. Aprendizagem Centrada no Aluno (Learner Centered-Approach): Flipped classroom: Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação

19 Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação


Carregar ppt "Informática Integrada às Novas Tecnologias de Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google