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Prof. Alexandre Chiconello 2016

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Apresentação em tema: "Prof. Alexandre Chiconello 2016"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Alexandre Chiconello 2016
CONTAGEM 2° Encontro Prof. Alexandre Chiconello 2016

2 (I)O que é a Análise Combinatória?
A Análise Combinatória é um ramo da Matemática que permite resolver problemas envolvendo contagem, como o número de possibilidades de ocorrência de um evento, o número de subconjuntos de um conjunto finito, mas sem que seja necessário recorrer a contagem direta; em outras palavras, sem enumerar seus elementos.

3 II)Quais são os problemas mais freqüentes que iremos estudar?
Vamos resumí-los em basicamente dois tipos: Demonstrar a existência de conjuntos finitos Contar e classificar os subconjuntos de um conjunto finito

4 Importante Embora a Análise Combinatória disponha de técnicas gerais que permitam atacar alguns problemas, é verdade que a solução de um problema de Análise Combinatória exige ,quase sempre ,engenhosidade e a compreensão plena da situação descrita pelo problema

5 INTRODUÇÃO A PRIMEIRA TÉCNICA MATEMÁTICA QUE APRENDEMOS NOS TEMPOS DE CRIANÇA É A CONTAGEM. EM OUTRAS PALAVRAS, ENUMERAR OS ELEMENTOS DE UM CONJUNTO DE FORMA A DETERMINAR QUANTOS ELEMENTOS ELE POSSUI.

6 ENTÃO A U B POSSUI p+q elementos
PRINCÍPIO ADITIVO SE A E B SÃO DOIS CONJUNTOS DISJUNTOS(intersecção vazia), COM p E q ELEMENTOS, RESPECTIVAMENTE, ENTÃO A U B POSSUI p+q elementos Veja:

7 A B ۩ A U B ۩

8 PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM(PFC)
OU PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO Constitui a ferramenta básica para os problemas que iremos estudar

9 Vamos agora enunciar o PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM(PFC)

10 Se uma decisão D1 pode ser tomada de x maneiras e se, uma vez tomada a
decisão D1 , a decisão D2 puder ser tomada de y maneiras, então o número de maneiras de se tomarem as decisões D1 e D2 é x.y

11 Numa sala há 3 homens e 4 mulheres.De
Exemplo 1 Numa sala há 3 homens e 4 mulheres.De quantos modos é possível selecionar um casal homem-mulher? resp.: =12 casais

12 Exemplo 2 Uma bandeira é formada por 7 listras que devem ser coloridas usando-se apenas as cores verde, azul e cinza. Se cada listra deve ter apenas uma cor e não podem ser usadas cores iguais em listras adjacentes, de quantos modos se pode colorir a bandeira? resp.:Colorir a bandeira equivale a escolher a cor de cada listra. Temos 3 modos de escolher a primeira listra e , a partir daí , apenas 2 modos de escolher a cor de cada uma das outras 6 listras,já que listras adjacentes não podem ter a mesma cor, logo 3.26 =192

13 Quantos são os números de 3
Exemplo 3 Quantos são os números de 3 dígitos distintos? Resp.: O primeiro dígito pode ser escolhido de 9 modos, lembre-se de que, o nosso sistema de numeração é formado pelos dígitos 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9, porém o dígito 0 não pode ser usado na 1ª casa da esquerda, pois não gera um número de 3 algarismos. Temos 9 modos para o 1° dígito, 9 modos para o 2° dígito(agora posso usar o 0) e 8 modos para o 3° dígito, logo = 648

14 Exemplo 4 O código Morse usa duas letras, ponto (•) e traço(–) , e as palavras têm de 1 a 4 letras.Quantas são as palavras do código Morse? Resp.: De 1 letra : Há 2 palavras , ponto e traço De 2 letras : = 4 palavras de 2 letras De 3 letras : = 8 palavras de 3 letras De 4 letras : = 16 palavras de 4 letras Logo = 30

15 Exemplo 5 De quantos modos 3 pessoas podem sentar em 5 cadeiras colocadas em fila? Resp.: A primeira pessoa tem 5 opções de escolha, já a segunda pessoa, admitindo-se que não sente no colo da outra, tem 4 opções e a 3ª pessoa tem 3 opções. Logo pelo PFC temos = 60

16 Exemplo 6 a)Quantos divisores inteiros e positivos possui o número 360? b)Quantos desses divisores são pares? c)Quantos são ímpares? d)Quantos são quadrados perfeitos?

17 a)Quantos divisores inteiros e positivos possui o número 360?
Resp.:fatorando o 360 temos que 360= Os divisores inteiros e positivos de 360 são da forma:2α.3β.5γ. Com: Há =24 maneiras de escolher os expoentes α, β e γ .Há 24 divisores.

18 b)Quantos desses divisores são pares?
Resp.: Para que os divisores sejam pares, α não pode ser igual a 0, portanto temos = 18 divisores pares.

19 c)Quantos são ímpares? Resp.: Para que os divisores sejam ímpares é claro que α deve ser zero. Há = 6 possibilidades. Podemos também pensar: Total de divisores – Números de pares = = 6

20 d)Quantos são quadrados perfeitos?
Resp.:Para o divisor ser quadrado perfeito α β e γ devem ser pares. Há = 4 divisores que são quadrados perfeitos.

21 Sugestões importantes
Você deve ter percebido que a estratégia adotada é a essência dos problemas de combinatória; para isso é preciso quase sempre de:

22 Postura Devemos sempre nos colocar no papel da pessoa que deve fazer a ação. No exemplo 1 , no lugar da pessoa que irá formar o casal; no exemplo 2 no lugar da pessoa que irá colorir as listras da bandeira.

23 Divisão Devemos, sempre que possível, dividir as decisões a serem tomadas em decisões mais simples. Formar um casal foi dividido em escolher o homem e escolher a mulher.

24 Não adiar as dificuldades
Pequenas dificuldades adiadas ou prorrogadas costumam se transformarem em grandes dificuldades. Se uma decisão a ser tomada é mais complicada ou mais restrita que as demais, ela deve ser tomada em primeiro lugar.Essa é uma grande dica para se dar bem em muitos problemas que iremos estudar.

25 Veja agora mais um exemplo
Quantos são os números pares de 3 dígitos distintos Resp.: Há 5 modos de escolher o último dígito;observe que começamos pelo último dígito, que é o mais restrito, o último dígito só pode ser 0 , 2 , 4 , 6 ou 8.Em seguida, vamos ao 1° dígito . De quantos modos podemos escolhê-lo ? A resposta é “ depende”. Se não tivermos usado o zero , haverá 8 modos de escolher o 1° dígito, pois não podemos usar o zero nem o dígito usado na última casa;se já tivermos usado o zero, então temos 9 modos de escolher o 1° dígito.Temos um impasse que pode ser solucionado separando o problema.Contaremos separadamente os números que terminam em 0 ( =72) e depois os que não terminam em zero(4.8.8=256); logo = 328. Existem outros modos de fazer este problema.

26 Exemplo 7 Uma turma tem aulas as segundas, quartas e sextas, de 13h às 14h e de 14h às 15h. As matérias são Matemática Física e Química, cada uma com duas aulas semanais, em dias diferentes.De quantos modos pode ser feito o horário dessa turma? Resp.: Observe que a estratégia é essencial para esse problema.Há 3 modos de escolher os dias de Matemática. Escolhidos esses dias(segunda e quarta, por exemplo), temos 2 opções para a escolha do horário da segunda e 2 opções para o horário da quarta.Há 2 modos de escolher os horários de Física, em um dia desses a Física deve ser posta em um horário de um único modo, pois a Matemática já ocupou o outro tempo e, no outro, a Física pode ser posta de 2 modos. Finalmente , a Química só pode ser posta de um único modo, que é o encaixe do horário, portanto: = 48 modos.

27 Alguns problemas de Análise Combinatória aparecem com uma freqüência um pouco maior. Embora eles sejam aplicações do PFC, vale a pena saber suas respostas. Quando se diz “ suas respostas” é que estamos interessados em conhecer uma expressão que seja prática para apresentar as respostas.Vamos destacar duas delas: PERMUTAÇÕES COMBINAÇÕES

28 PERMUTAÇÃO SIMPLES Dados n objetos distintos do conjunto
De quantos modos é possível ordená-los ?. Por exemplo, de quantos modos podemos ordenar os elementos do conjunto {1,2,3}?Há 6 ordenações : 123,132,213,231,312, e 321.

29 O número de modos de ordenar n objetos distintos chama-se Permutação Simples. Veja que temos
n opções para o primeiro objeto que irá formar o conjunto, (n-1) opções para o 2° , (n-2) para o 3° e assim por diante. Pelo PFC temos:

30 A)Quantos são os anagramas da palavra PRÁTICO?
EXEMPLOS A)Quantos são os anagramas da palavra PRÁTICO? B)Quantos são os anagramas da palavra PRÁTICO que começam e terminam por consoante? C)De quantos modos 5 rapazes e 5 moças podem se sentar em 5 bancos de dois lugares cada, de modo que em cada banco fiquem um rapaz e uma moça? Res.: O 1° rapaz tem 10 opções o 2° 8 ., o 3° 6 , o 4° 4 e o 5° 2.Já as moças 5 !,portanto !=

31 D) De quantos modos podemos dividir 8 pessoas em dois grupos de 4 pessoas cada?
Resp.: Colocamos 8 pessoas em fila, que pode ser feito de 8! modos diferentes, e separamos em dois grupos; porém, em cada grupo há uma repetição de 4! posições e ainda há duas maneiras de posicionar cada grupo, logo:

32 PERMUTAÇÃO DE ELEMENTOS NEM TODOS DISTINTOS
Vamos começar com um exemplo. Quantos anagramas tem a palavra JACA? AAJC AACJ JCAA CJAA AJCA ACJA JAAC CAAJ JACA CAJA AJAC ACAJ Observe que , montando temos apenas 12 anagramas, mas pela nossa Expressão Pn=n! temos : Pn=4!= =24 . Observe que a letra A aparece duas vezes e não há distinção entre esses “A”

33 Na verdade, o que a expressão 4
Na verdade, o que a expressão 4! = 24 faz é contar o número de anagramas da palavra JACA como se tivéssemos 4 letras distintas; no entanto, sabemos que na troca de um A por outro A nada ocorre. Então existem 2! = 2 trocas que não resultam em nada, logo o número de anagramas da palavra JACA é:

34 VAMOS ESCREVER UMA EXPRESSÃO GERAL

35 Permutações circulares
Vamos novamente começar com uma pergunta. De quantas maneiras podemos colocar n objetos distintos em n lugares igualmente espaçados numa circunferência, se considerarmos equivalentes as disposições que possam coincidir por rotação?

36 Veja para o caso n=3 3 2 1 1 2 2 3 3 1 1 3 2 3 2 1 3 2 1

37 Observe que as 3 primeiras disposições podem coincidir entre si por rotação e o mesmo ocorre com as 3 últimas, de modo que: (Pc) = 2 PERMUTAÇÃO CIRCULAR Repare que nas permutações simples importam os lugares que os objetos ocupam,já nas circulares o que importa é apenas a posição relativa dos objetos entre si

38 A Permutação Circular Como o que importa é a posição relativa dos objetos, há 1 modo de colocar o 1° objeto,1 modo de colocar o 2° objeto, 2 modos de colocar o 3° objeto, 3 modos de colocar o 4° objeto e assim por diante.Há (n-1) modos de colocarmos o último objeto. Logo : Pc= (n-1)=(n-1)!

39 EXEMPLO 1 De quantas maneiras 3 executivos, cada um deles acompanhado de seu assessor, podem sentar-se em volta de uma mesa circular de reuniões?(Os assessores não precisam estar ao lado dos seus chefes) Resp.: Pc =(6-1)!=5!=120

40 EXEMPLO 2 De quantas maneiras as pessoas do exemplo anterior podem dispor-se em torno da mesa circular, sendo que um dos diretores faz questão de sentar ao lado do seu assessor. Resp.: Considere o tal diretor e seu assessor como um único bloco.Temos Pc =(5-1)!=4!= 24, mas eles, o tal diretor e seu assessor podem permutar de lugar entrei si, então 24.2!=48 modos.

41 EXEMPLO 3 De quantos modos podemos formar uma roda com 7 crianças, de modo que duas determinadas dessas crianças não fiquem juntas? Resp.:Vamos retirar, inicialmente, do grupo as crianças que não podem ficar juntas. As permutações com as outras 5 crianças será de Pc =(5-1)!=4!= 24. No entanto, temos 5 opções para encaixar uma das crianças que ficou de fora e 4 opções para encaixar a outra criança que ficou de fora.Então: 4!.5.4=480. Fazer um desenho.


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