Carregar apresentação
1
Manual do Aluno tarde 2011
2
Prezados Pais e Alunos:
Colégio Alves tem como missão despertar e estimular a inteligência, criatividade, espírito de iniciativa, liderança e perseverança, aspectos importantes que contribuem para o desenvolvimento integral do aluno. Em XX anos de história transmitimos conhecimento contemplando todos os elementos que constituirão a base de referência capaz de fundamentar a caminhada dos alunos em todas as etapas e prepará-los para enfrentar o mundo em constante e rápida transformação. Além disso, atuamos no auxílio para o desenvolvimento de traços fundamentais do caráter cristão. Uma escola cristã, educando e preparando uma nova geração acadêmica e emocionalmente para liderar diferentes segmentos da sociedade.
3
É com muita alegria que começamos mais um ano letivo.
Apresentamos neste Manual, informações e normas do Colégio, referente ao ano letivo de 2011, para possibilitar um melhor acompanhamento da vida escolar de seus filhos, para isso especificamos alguns aspectos do nosso Regimento, cujo objetivo é proporcionar aos alunos o desenvolvimento da autodisciplina, tornando-os cada vez mais conscientes de seus direitos, deveres e responsabilidades.
4
Entrada de alunos: Período da Tarde , entrada as 13h10m, tolerância 15 minutos após o sinal. Saída as 18h, com 15 minutos de tolerância. O aluno(a), uma vez dentro do colégio, não poderá sair para compras, passeios etc. Os funcionários do colégio tem o dever de zelar pelo cumprimento dessa norma, negando o pedido de alunos e/ou impedindo a sua saída.
5
Saída de alunos: O aluno deve permanecer no colégio durante todo o período das aulas. Solicitamos aos pais que organizem os horários de seus filhos, como médico, dentista, etc, fora dos horários de aulas. Caso o aluno tenha necessidade de se ausentar do colégio antes do horário previsto para o encerramento das atividades, poderá fazê-lo com a presença dos pais/responsáveis, ou com solicitação, por escrito, do responsável, na agenda.
6
Movimentação de alunos durante o período:
A movimentação das turmas durante as aulas, nas entradas e saídas para o recreio, deve ser feita de forma tranqüila, respeitosa, sem correria, evitando assim transtornos. O sinal, no intervalo das aulas, é para troca de professores. O aluno deverá permanecer em sala, no devido lugar, preparando-se para a próxima aula.
7
Objetos Perdidos Todos os objetos perdidos e/ou esquecidos na Escola devem ser encaminhados e procurados na secretaria do colégio. Recomenda-se que o(a) aluno(a) não traga para as dependências da escola materiais alheios ao processo ensino-aprendizagem e/ou de alto valor aquisitivo. A escola não responde pela perda de materiais.
8
Conservação Os banheiros, salas de aula, corredores, biblioteca,sala de informática, laboratório de ciências,cantina, hora do lanche(sala), pátios e móveis em geral, são de uso comunitário. Todos são responsáveis pela sua conservação e serão responsabilizados pelos danos ocorridos. A carteira escolar é de uso individual. O aluno é responsável pela sua conservação, assim como será responsabilizado pelos danos ocorridos. Obs.: No caso de danos à carteira (com corretivo ",compasso ou canetinhas, etc), o aluno será convidado a fazer a limpeza da mesma. “A Escola é de todos nós... Zele por ela, orgulhe-se dela... Contribua para que ela seja a melhor, a mais bonita, a mais limpa...”
9
Agenda Escolar A agenda escolar é o veículo de comunicação entre a família e a escola. Nela os alunos do Ensino Fundamental deverão fazer todas as anotações sobre o que foi solicitado pelo professor em aula , assim como trabalhos e tarefa de casa . Solicitamos aos pais / ou responsáveis que consultem diariamente a agenda ,dando ciência a cada bilhete enviado pelo Colégio.
10
Tarefas de casa O aluno, diariamente, terá tarefas de casa como continuação dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula. A tarefa de casa será cobrada sistematicamente pelo professor. "O aluno que faz suas tarefas participa mais, vibra mais, questiona mais e conseqüentemente, conquista sua independência, seus direitos, sua liberdade..."
11
Medicação: Só será ministrada quando a mesma vier de casa com autorização, por escrito,dos pais ou responsáveis, mediante apresentação do receituário médico.Ocorrendo a necessidade de uma medicação, o aluno será encaminhado á família para as devidas providências.
12
Doença Quando o aluno precisar faltar às aulas por motivo de doença, notificar a secretaria do colégio para que esta entre em contato com os professores para encaminhamentos pedagógicos. Caso o aluno apresente qualquer problema de saúde durante as aulas, o Colégio entrará em contato com a família.
13
Educação Física O aluno deve apresentar no início do ano letivo um atestado médico indicando estar apto para as atividades práticas da Educação Física. Freqüência: A freqüência às aulas de Educação Física é obrigatória. Será concedida dispensa da participação das aulas práticas apenas ao aluno que necessitar, por motivo de saúde, apresentando atestado médico, com validade.
14
SISTEMA DE AVALIAÇÃO O aluno será avaliado, continuamente, pelo seu desempenho, na sala de aula, e por meio de provas, trabalhos e tarefas. As notas são de zero a dez e devem refletir o desempenho global do aluno. Será promovido o aluno com 75% de freqüência do total das aulas e que obtiver média final igual ou superior a 6,0 (seis) em cada componente curricular. Haverá recuperação, ao final de cada bimestre, para o aluno que não obtiver média 6,0(seis) em cada componente curricular e a recuperação final, para o aluno que não alcançar a média final igual ou superior a 6,0 (seis).
15
Para aprovação , após a recuperação final, o aluno deverá obter,como média final,um valor igual ou superior a 6,0 (seis). Provas Mensais + Provas Bimestrais + Trabalho = Média Bimestral. Provas Perdidas – O aluno realizará somente com atestado médico ou justificativa do responsável. Trabalho – Registro e assinatura do aluno dando ciência da não entrega. Apostilas do Objetivo – Entrega por bimestres/ primeira entrega conforme efetivação de matrículas. Livro de Leitura será solicitado no primeiro bimestre. Período de Aulas – 01 de fevereiro até 16 de dezembro de 2011.
16
EVENTOS Calendário/ Eventos – site – www.colegioalves.com.br
Dia das Mães Dia dos Pais Festa da Primavera Dia da Família Feira Cultural Passeios: Cidade do Livro – 1º.Bimestre Sitio Rincão – 2º. Bimestre Museu Catavento- 3º. Bimestre Parque da Xuxa – 4º. Bimestre
17
Sistema de avaliação da Educação Infantil
A avaliação na Educação Infantil far-se-á mediante acompanhamento e registro da observação do desenvolvimento do aluno durante as atividades realizadas na Escola, não tendo como objetivo a promoção ou a retenção do aluno e não constituirá pré-requisito para o acesso ao Ensino Fundamental. A avaliação deste curso será registrada através de relatório individual do aluno e apresentada aos pais para terem ciência do desenvolvimento do seu filho.
18
Recuperação A recuperação é realizada para que o aluno supere as dificuldades apresentadas: I) Durante o bimestre, para trazê-lo ao ritmo da classe, através de acompanhamento, reforço, orientação de estudos e trabalho escolar. II) Apenas para alunos que não atingiram média bimestral 6,0. III) Recuperação Final, para o aluno que não alcançar a média igual ou superior a 6,0 em até (3) disciplinas.
19
DEVERES DOS ALUNOS Comparecer pontualmente às aulas, trabalhos escolares e avaliações com todo o material solicitado. Comparecer uniformizado às aulas ou a quaisquer outras atividades da escola.
20
É vedado ao aluno: Portar celular ou fone de ouvido.
A escola não se responsabiliza por quaisquer objetos estranhos trazidos pelo aluno e pela "perda" do mesmo; Fazer qualquer tipo de comércio dentro da escola; Discutir e/ou brigar dentro do Colégio ou imediações; Usar boné, gorro, lenço ou capuz dentro do Colégio; Comer, mascar chicletes, chupar pirulitos durante as aulas; Sair da classe ou aglomerar-se na porta da sala nas trocas de aula; Entrar em classe ou sair dela sem permissão do professor;
21
Comemorações Aniversários:
A escola não possui salão reservado para as comemorações de aniversários. Os agendamentos para aniversário poderão ser feitos com antecedência de uma semana pessoalmente, por telefone ou via agenda O aniversário deverá ser marcado no horário do lanche às 15h25 min.Ficará a critério dos pais o seu comparecimento à comemoração, desde que o número de pessoas não exceda (3) pessoas. Local : Sala Hora do Lanche.
22
LANCHE Objetivando incentivar bons hábitos alimentares nas crianças,recomendamos que o lanche seja natural e nutritivo. Seguem abaixo algumas dicas de como proceder: Oferecer 1 opção de fruta diariamente;
23
- Ao mandar lanche industrializado, observar atentamente a validade do produto;
- Evitar frituras, refrigerantes e doces em excesso; - Informar a presença de lanches que necessitam ser mantidos sob refrigeração. -Trazer em lancheira térmica; - A lancheira deverá ser marcada com o nome da criança e sua turma, para evitar possíveis trocas.
24
PROFESSORES Pré II: Ana 1º Ano: Edmárcia 2º Ano: Andréa
Pré I: Patrícia Pré II: Ana 1º Ano: Edmárcia 2º Ano: Andréa 3º Ano: Jaqueline 4º Ano: Alcione 5º Ano: Ednalva
25
PROFESSORES ESPECIALISTAS
Ensino Religioso: Rachel Informática: Rachel Ballet: Lilian Música: Peterson Educação Física: Vanessa
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.