A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TIPOS DA CIDADE Atores, atrizes, comerciantes, vendedores, trabalhadores, lavadeiras, vagabundos, sofredores, carnavalescos, jogadores, esportistas, príncipes,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TIPOS DA CIDADE Atores, atrizes, comerciantes, vendedores, trabalhadores, lavadeiras, vagabundos, sofredores, carnavalescos, jogadores, esportistas, príncipes,"— Transcrição da apresentação:

1

2 TIPOS DA CIDADE Atores, atrizes, comerciantes, vendedores, trabalhadores, lavadeiras, vagabundos, sofredores, carnavalescos, jogadores, esportistas, príncipes, abandonados, intelectuais, amparados, pensadores, nobres, filósofos, alienados, músicos, bêbados, poetas, contempladores, boêmios, acidentados, etc. O cotidiano na Cidade do Rio de Janeiro de outrora. ** 100 flagrantes ** desdobrados em 351 detalhes Pesquisa de imagens, formatação e texto: Cau Barata (Carlos Eduardo de Almeida Barata) – – 1905 Parte I

3 1840 Grupo de pessoas na frente do Paço Imperial – Considerado o primeiro daguerreótipo feito na América do Sul, datado de , e talvez o primeiro registro fotográfico de uma cena de rua no Rio de Janeiro. Foto: Abade Comptes Lavadeiras no Chafariz do Mestre Valentim, no Largo do Paço ( hoje Praça XV ) - Foto: R. H. Klumb Dois fidalgos andando a cavalo na Imperial Quinta da Boa Vista (São Cristóvão). Foto: Victor Frond.

4 1860 Trabalhadores, com suas carroças, na rua Direita ( hoje rua Primeiro de Março ) - Foto: Casa Leuzinger. O magistral João Caetano, falecido em 1863.

5 Passeio Público – Foto: Revert Henrique Klumb Apreciando a paisagem, da janela de sua casa, em um dos vãos do Aqueduto da Carioca – Foto: Rafael Castro y Ordoñez. A mesma casa, vista do alto, em 1858 – Foto: Victor Frond. Casal passeando no Jardim Botânico – Foto: Rafael Castro y Ordoñez. Conversando na ponte do Passeio Público – Foto: Rafael Castro y Ordoñez.

6 1862 Raro registro fotográfico de um ritual de cultura africana - Congada. Foto: Arsênio da Silva Curiosos, nos janelões do Paço Imperial, assistindo a um desfile por ocasião do casamento da Princesa Isabel com o Conde d`Eu – Foto: Arsênio da Silva. Dois amigos caminhando, solitários, na imensidão do grande pátio ( Largo do Paço, hoje Praça XV ) defronte ao Paço Imperial – Foto: Camillo Vedani.

7 1865 Praça Quinze - Centro – Foto: George Leuzinger Fotos : Abade Louis Comptes, George Leuzinger ( ), Jean- Victor Frond ( ), Revert Henrique Klumb (183?-c1886), Arsênio Cintra da Silva ( ), Rafael Castro y Ordoñez ( ) e Camillo Vedani. João Caetano em 1854

8 1865 Crianças brincando na porta de casa, à Rua Silveira Martins ( antiga Rua do Príncipe ), no Flamengo – Foto: George Leuzinger. Confeccionando Cestos Barbeiro Verdureira Vendedora ambulante Fotos: Christiano Júnior

9 1877 Estação das Barcas – Foto: Marc Ferrez Carroça, na rua Primeiro de Março, parada defronte à Igreja do Carmo – Foto: Marc Ferrez. Bonde de tração animal na Praia de Botafogo – Foto: Marc Ferrez. Trabalhadores, vendedores e carroças no principal logradouro da Cidade: rua Primeiro de Março. Foto: Marc Ferrez. Um dia movimentado no Mercado de Peixes próximo à Praça XV, Centro – Foto: Marc Ferrez.

10 1880 Piloto da Barra conduzindo uma embarcação, na entrada da Baía de Guanabara, entre a Fortaleza de Santa Cruz e o Pão de Açúcar – Foto: Marc Ferrez. Fotografia original Meditando no Campo de Santana, no Centro – Foto: Marc Ferrez.

11 1880 Pescando na Praia de Botafogo – Foto: Marc Ferrez Consumindo no quiosque do Largo São Francisco de Paula, no Centro. Foto: Marc Ferrez. Meditando e pescando no Campo de Santana e na Praia de Botafogo – Fotos: Marc Ferrez. Cenas de uma tarde, como muitas, no Mercado Público do Cais Pharoux ( Praça XV ), no Centro – Foto: J. Gutierrez. Puxador de carrocinha levando um tonél na linha dos trilhos dos bondes. A cena acontece na rua Primeiro de Março, no Centro – Foto: Marc Ferrez.

12 1882 Escravos, em um campo de secagem de café, talvez em Jacarepaguá, pondendo ser em Sapopemba (Deodoro), onde também esteve o fotógrafo, sob contrato, para registrar uma lavoura de café – Foto: Marc Ferrez Estivadores, numa embarcação na enseada de Botafogo, quase defronte a Igreja do Colégio Imaculada Conceição, trasferindo sal para o barco São Pedro – Foto: Marc Ferrez A Família Imperial em 1887: Conde d´Eu e a Princesa Isabel com três filhos; D. Pedro II, D. Teresa Cristina e o Príncipe Pedro Augusto – Foto: Alberto Henschel Multidão concentrada no Campo de São Cristóvão, no dia 13 de maio de 1888, para participar da monumental missa campal em Ação de Graças em comemoração à Abolição da Escravatura – Foto: Luiz Ferreira. Com a presença da Família Imperial

13 1890 Contemplando a enseada de Botafogo – Foto: Marc Ferrez. Trabalhadores, transeuntes e os tradicionais ambulantes do Largo da Carioca, no Centro – Foto: Marc Ferrez.

14 1890 Vendedor de pássaros na Praça XV, próximo ao Mercado Municipal – Foto: Marc Ferrez Vendedor de pássaros na Praça XV, próximo ao Mercado Municipal – Foto: Marc Ferrez Fotógrafos, nas Paineiras, admirando o Corcovado – Foto: Marc Ferrez.

15 1894 Pic-nic no Corcovado – Foto: Juan Gutierrez Vendedores de frutas. Vendedores de jornais com exemplares de O Paiz e de A Notícia – Foto: Marc Ferrez. Vila de pescadores no canto de Copacabana ( hoje Posto 6 ) – Foto: Marc Ferrez. Tipos da Cidade – Fotos: Marc Ferrez.

16 Final do século XIX Grupo de amigos gazeteando na Praia Vermelha, na Urca. Grupo de crianças e carregadores no trecho final da antiga Rua do Hospício ( atual Buenos Aires ), no Centro – Foto: Augusto Malta. Um desocupado, vendo a vida passar, encostado em um poste diante do Paço Imperial

17 1901 Membros da Irmandade de Nossa Senhora da Penha, na Penha Procurando peixes na Baía de Guanabara. Pequeno engraxate: típico menino do princípio do século XX. Santa Teresa em festa. Um leilão de prendas no Largo das Neves.

18 1902 Grupo de atores encenando, no dia 13 de maio de 1902, no Teatro Lucinda – cena: apoteóse do episódio alegórico à lei áurea, que aboliu a escravidão no Brasil. Jogadores de xadrez. Comissão brasileira, do mach de xadrez, cuja primeira partida foi jogada a 18 de agosto de 1902, no Club dos Diários. Da direita para a esquerda, estão os Srs. Luiz Soares, comendador Artur Napoleão, Dr. J. Caldas Viana, Dr. Teófilo Torres, Heitor Bastos, Dr. Godofredo Cunha e Dr. W. Hentz Cenas de um cortiço na Rua da Alfândega, no Centro Uma tarde, em um dia de semana, na rua Uruguaiana, defronte à Igreja do Rosário, no Centro.

19 1904 Grupo de pessoas passando a tarde na varanda de um velho casarão do Morro do Castelo. Teatro ao ar livre, apelidado de chopp berrante, no Passeio Público, no Centro, onde, à noite, exibiam-se cançonetistas acompanhados ao piano. Observador na sacada de uma loja, na rua do Ouvidor, no Centro – Foto: Augusto Malta. 25 de dezembro de 1904 – Ceia de Natal da Família Silva Campos / Reis Teixeira (meus bisavós maternos – Cau Barata )., no Rio de Janeiro.

20 1904 Uma corista posando. Trabalhador no cais do porto A atriz Eleonora Duse.Lanchando na pracinha do Alto da Boa Vista. Antigo restaurante da boemia, na rua General Câmara, no Centro – Foto: Augusto Malta. Cenas raras no Morro do Castelo: nas ruas e interiores.

21 1905 Cenas raras no Morro do Castelo: nas ruas e interiores. Alegria da meninada na chegada da quitandeira. A festa da criançada e tipos de rua na chegada do vendedor de frutas. Interior de uma casa no Morro do Castelo: descansando na hora do almoço. Interior de uma casa no Morro do Castelo: grupo jogando bisca, jogo de cartas que se utiliza do baralho espanhol (de 40 cartas). Crianças brincando, com bolas de gude, no Morro do Castelo: jogando buraca.Velha africana, descansando na porta de sua casa, no alto do Morro do Castelo.

22 1905 Cenas raras no Morro do Castelo: nas ruas e interiores. Velha africana, descansando na porta de sua casa, no alto do Morro do Castelo. Presidente Rodrigues Alves, no dia chuvoso de 15 de novembro de 1905, inaugurando a Avenida Central (hoje Avenida Rio Branco).

23 Grupo de pessoas na porta de um Café e Bilhar na rua Frei Caneca, esquina com o Campo de Santana. Um solitário, na esquina, afastando-se do edifício do Clube Naval, situado no outro lado da rua - Foto: Augusto Malta. Crianças aprendendo em uma escola. Crianças ouvindo pela primeira vez o som de um fonógrafo. Crianças brincando na Praia da Saudade ( desaparecida - hoje Iate Clube ). 1905

24 Crianças brincando na Praia da Saudade ( desaparecida - hoje Iate Clube ).A atriz Lucinda Simões ( ), atuando no Rio de Janeiro, em diversos papéis. Lucinda na Princeza Georges Princeza Falconière, da Dalila Margarida do romance de Lucinda em Família Americana uma moça pobre Lucinda na Téte de Linotte Lucinda na Princeza Bagdad A cena do divã da Dalila.

25 1905 Grupo de cientistas reunido nas Paineiras. O mesmo grupo reunido no Corcovado e suas famílias em segundo plano. Debruçado sobre o peitoril da Fonte dos Jacarés, no Passeio Público, Centro Dois momentos no Passeio Público.

26 FIM DA PRIMEIRA PARTE Pesquisa, formatação e texto: Cau Barata – O cotidiano na Cidade do Rio de Janeiro de outrora. ** 100 flagrantes **


Carregar ppt "TIPOS DA CIDADE Atores, atrizes, comerciantes, vendedores, trabalhadores, lavadeiras, vagabundos, sofredores, carnavalescos, jogadores, esportistas, príncipes,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google