A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Termometria ( Escalas Térmicas )

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Termometria ( Escalas Térmicas )"— Transcrição da apresentação:

1 Termometria ( Escalas Térmicas )
Unidade 4 Capítulo 17 Termometria ( Escalas Térmicas ) Site:

2 Calor: Calor é definido como sendo energia térmica em trânsito.
Concluindo, a diferença de temperatura entre dois corpos provoca uma transferência espontânea de energia térmica do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura. Essa quantidade de energia térmica que se transferiu é chamada de calor.

3 Escalar Celsius. Escala Celsius e Fahrenheit
Temperatura: é a grandeza física associada ao estado de movimento ou a agitação das partículas que compõem os corpos. Escalar Celsius. Escala construída, em 1742, pelo físico e astrônomo sueco Anders Celsius, que adotou para o ponto de fusão de gelo o valor 0 (zero) e para o ponto de ebulição da água o valor 100 (cem). Cada parte corresponde à uma unidade da escala e foi denominada de grau Celsius, cujo símbolo é o °C. Escala Celsius e Fahrenheit Para converter da escala Celsius para a escala Fahrenheit considere o seguinte esquema que segue:

4 Escala Celsius e Kelvin
Escala Celsius x Kelvin Como a temperatura de um corpo está relacionada com o grau de agitação de suas moléculas, podemos dizer que as escalas Celsius e Fahrenheit são relativas, uma vez que elas não atribuem o valor zero ao estado de agitação molecular mais baixo. A temperatura está relacionada à energia de movimento das moléculas de um corpo; assim, ao diminuirmos sua temperatura, suas moléculas ficam mais lentas. Escala Celsius e Kelvin Observe o seguinte esquema abaixo, nele temos a escala Celsius e a Kelvin. Para converter da escala Celsius para a escala Kelvin podemos utilizar a seguinte relação: TC = TK – ou TK = TC + 273

5 Conversão entre as Escalas
Como existem várias escalas termométricas, freqüentemente necessitamos transformar a indicação numérica de uma escala em outra. Simplificando:

6 Zero Absoluto Podemos imaginar um estado em que todas as moléculas estão paradas, ou seja, agitação térmica nula correspondendo à temperatura zero, a qual denominamos zero absoluto. Desse modo, a 273oC abaixo de 0oC, poder-se-ia esperar que o volume de qualquer gás se reduziria a zero. Esse ponto (- 273oC) é chamado zero absoluto de temperatura. Se o tomarmos como origem da escala, as temperaturas medidas serão também temperaturas absolutas ou temperaturas kelvin (K).

7 RESOLVER EXERCÍCIOS Para: 06 e 10 / 02 / 2017
PÁGINA: 255 e 256 (A1 ao A4 e V1 ao V4) PÁGINA: 257 e 258 (A5 ao A9 e V5 ao V9) PÁGINA: 259 (A10 ao A13 e V10 ao V13)


Carregar ppt "Termometria ( Escalas Térmicas )"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google