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Hábitos e Preferências do Novo Consumidor DEZEMBRO - 2002 José Iolando Mallegni Filho Diretor Comercial de Pesquisa de Mídia.

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2 Hábitos e Preferências do Novo Consumidor DEZEMBRO José Iolando Mallegni Filho Diretor Comercial de Pesquisa de Mídia

3 Pesquisa Expectativas dos usuários da Imigrantes frente às facilidades em ir e vir a Baixada Santista

4 OBJETIVOS Uso da rodovia (pedágios) - freqüência. Consumo de produtos e serviços na Baixada (alimentação, locação, vestuário, etc.). Construção civil - demanda habitacional. Estabelecimentos comerciais - novas oportunidades. 44 Momento atual X pretende fazer a partir da 2a. pista

5 METODOLOGIA Entrevistas pessoais e individuais junto ao público potencial de interesse: População flutuante. Pessoas que viajaram para a Baixada Santista, via Imigrantes, de automóvel. Entrevistas realizadas nas áreas de lazer. 55

6 AMOSTRA Público entrevistado: 541 entrevistas divididas em três cidades. Ambos os sexos: 50% entre 18 a 39 anos e 50% entre 40 a 65 anos. 50% já possuem casa/apartamento na praia e 50% ainda não possuem. 100% residentes fora da Baixada Santista. 66

7 CIDADES PESQUISADAS Período de realização do trabalho de campo: de 15/11 a 17/11/ GuarujáSantos Praia Grande

8 PRAIAS PESQUISADAS 88 GuarujáSantos Praia Grande Boqueirão Caiçara Canto do Forte Vila Tupi Aparecida Boqueirão Embaré Gonzaga Ponta da Praia Enseada Pernambuco Pitangueiras Tombo

9 Perfil da Amostra 99 (541 casos) Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista

10 10 Média de pessoas que chegam por automóvel Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista

11 11 Local que hospeda por Cidade Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista Casa/apto próprio Casa/apto de parente/amigo Casa/apto alugado Hotel/pousada/camping No carro/dorme no carro Vai e vem no mesmo dia Total Guarujá Santos Praia Grande %

12 12 Freqüência (quantas vezes veio?) Últimos 12 meses Últimos 12 meses Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista

13 13 Freqüência com que costumam ir... % Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista

14 14 Em média, quantas vezes costuma freqüentar durante a estada? Legenda: Sempre = 4 Raramente = 1 Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista

15 Freqüentadores assíduos por Cidade 15 Total Guarujá Santos Praia Grande % Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista

16 16 Total Guarujá Santos Praia Grande % Freqüentadores assíduos por Cidade Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista

17 17 Conhecimento da inauguração da nova pista – 17 Dezembro Classe A Classe B Classe C/D Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista

18 18 Vantagens/benefícios após 2ª pista Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista

19 19 Vantagens/benefícios após 2ª pista (continuação) Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista

20 20 Intenções de ida - após 2ª pista Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista

21 21 Freqüência no futuro Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista

22 22 Comparativo de Freqüência Próximos/Últimos 12 meses Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista

23 Valorização do Imóvel por Cidade Total Guarujá Santos Praia Grande % EXPECTATIVA Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista

24 Fixação de Moradia por Cidade Certamente/Provavelmente SIM Provavelmente NÃO Certamente NÃO % Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista

25 25 Demanda habitacional/compra do imóvel 25% 18% 21% 35% 19% 23% 11% 70% 76% 64% 61% 69% 72% 78% Total tem imóvel Total sem imóvel Guarujá tem imóvel Guarujá sem imóvel Santos tem imóvel Santos sem imóvel Praia Grande tem imóvel Praia Grande sem imóvel 0%20%40%60%80%100%0%20%40%60%80%100% PRETENDE COMPRARNÃO PRETENDE COMPRAR Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista

26 20% Lêem jornais para se informarem sobre as atividades locais, com destaque para o jornal A Tribuna

27 Avaliação de Imagem Positiva 27 Total Guarujá Santos Praia Grande % Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista

28 28 Total Guarujá Santos Praia Grande Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista Avaliação de Imagem Positiva %

29 Avaliação de Imagem Negativa 29 Total Guarujá Santos Praia Grande % Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista

30 30 Expectativa de Melhorias - ESPONTÂNEO Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista

31 Expectativa de Melhorias - ESPONTÂNEO ( continuação) 31 Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista

32 32 % Expectativa de Melhorias - ESPONTÂNEO Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista

33 Sistema Anchieta Imigrantes é o principal corredor de exportação da América Latina. Com um movimento anual superior a 30 milhões de veículos. Nos finais de semana e nos feriados é, para centenas de milhares de pessoas, o caminho para o lazer e para as praias do litoral paulista. Santos já é a terceira cidade em turismo de negócios e eventos do Estado de São Paulo. REFLEXÕES FINAIS

34 CONCLUSÕES A 2a. Pista Imigrantes possibilitará: Maior fluxo de veículos e pessoas -turistas Aumento da população fixa Maior freqüência ao comércio local Valorização do Imóvel

35 CONCLUSÕES A 2a. Pista Imigrantes possibilitará a demanda: Habitacional Comércio/Serviços Opções de Lazer e Cultura Novos Empregos Mais investimentos na Região

36 CONCLUSÕES Cuidados Especiais: Criar maior infra-estrutura básica (água, esgoto, energia etc.) Criar maior opções no comércio local Investir em mais segurança/policiamento Solucionar o congestionamento/lentidão no trânsito local.

37 O Novo Consumidor e o Mercado Longe de ser um problema, no entanto, esse consumidor forte e decidido é um estímulo para as empresas. Não para todas, infelizmente, porque muitas ainda não acordaram para o fato de que seus clientes são os melhores controladores de qualidade do mercado. Só eles podem fornecer uma fotografia instantânea no consumo dos seus produtos – mas para isso é preciso conhecê-lo..

38 Grupo Ipsos no Brasil Ipsos Novaction Innovative Marketing Research Ipsos Marplan Media Research Ipsos Loyalty Customer Satisfaction Solutions Ipsos ASI The Advertising Research Company Ipsos Opinion Public Opinion & Social Research

39 Ipsos Marplan Pesquisas Ltda. Matriz - tel. (11) ramal Obrigado! José Iolando Mallegni Filho Diretor Comercial de Pesquisa de Mídia


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