A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hábitos e Preferências do Novo Consumidor José Iolando Mallegni Filho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hábitos e Preferências do Novo Consumidor José Iolando Mallegni Filho"— Transcrição da apresentação:

1

2 Hábitos e Preferências do Novo Consumidor José Iolando Mallegni Filho
                     José Iolando Mallegni Filho Diretor Comercial de Pesquisa de Mídia DEZEMBRO

3 Pesquisa Expectativas dos usuários da Imigrantes frente às
facilidades em ir e vir a Baixada Santista                     

4 Momento atual “X” pretende fazer a partir da 2a. pista
OBJETIVOS Momento atual “X” pretende fazer a partir da 2a. pista Uso da rodovia (pedágios) - freqüência. Consumo de produtos e serviços na Baixada (alimentação, locação, vestuário, etc.). Construção civil - demanda habitacional. Estabelecimentos comerciais - novas oportunidades. 4 4

5 METODOLOGIA Entrevistas pessoais e individuais junto ao público potencial de interesse: População flutuante. Pessoas que viajaram para a Baixada Santista, via Imigrantes, de automóvel. Entrevistas realizadas nas áreas de lazer. 5 5

6 AMOSTRA Público entrevistado:
541 entrevistas divididas em três cidades. Ambos os sexos: 50% entre 18 a 39 anos e 50% entre 40 a 65 anos. 50% já possuem casa/apartamento na praia e 50% ainda não possuem. 100% residentes fora da Baixada Santista. 6 6

7 CIDADES PESQUISADAS Período de realização do trabalho
de campo: de 15/11 a 17/11/2002 Santos Praia Grande Guarujá 7 7

8 PRAIAS PESQUISADAS 8 8 Aparecida Boqueirão Boqueirão Embaré Caiçara
Gonzaga Ponta da Praia Boqueirão Caiçara Canto do Forte Vila Tupi Enseada Pernambuco Pitangueiras Tombo Santos Praia Grande Guarujá 8 8

9 Perfil da Amostra (541 casos) Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista 9 9

10 Média de pessoas que chegam por automóvel
Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista 10 10

11 Local que hospeda por Cidade
% 49 Casa/apto próprio 47 38 61 31 Casa/apto de 28 parente/amigo 44 22 12 Casa/apto alugado 17 8 Total Guarujá Santos Praia Grande 12 3 5 Hotel/pousada/camping 3 2 1 No carro/dorme no carro 1 1 Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista 4 Vai e vem no mesmo dia 3 6 2 11 11

12 Freqüência (quantas vezes veio?)
Últimos 12 meses Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista 12 12

13 Freqüência com que costumam ir... % 13 13
Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista 13 13

14 Em média, quantas vezes costuma freqüentar durante a estada?
Legenda: Sempre = 4 Raramente = 1 Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista 14 14

15 Freqüentadores assíduos por Cidade
% Total Guarujá Santos Praia Grande Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista 15 15

16 Freqüentadores assíduos por Cidade
% Total Guarujá Santos Praia Grande Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista 16 16

17 Conhecimento da inauguração da nova pista – 17 Dezembro
Classe C/D Classe A Classe B Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista 17 17

18 Vantagens/benefícios após 2ª pista
Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista 18 18

19 Vantagens/benefícios após 2ª pista
(continuação) Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista 19 19

20 Intenções de ida - após 2ª pista
Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista 20 20

21 Freqüência no futuro Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista 21 21

22 Comparativo de Freqüência Próximos/Últimos 12 meses
Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista 22 22

23 Valorização do Imóvel por Cidade
EXPECTATIVA Valorização do Imóvel por Cidade % Total Guarujá Santos Praia Grande Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista

24 Fixação de Moradia por Cidade
% Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista Certamente/Provavelmente SIM Provavelmente NÃO Certamente NÃO

25 Demanda habitacional/compra do imóvel
Total tem imóvel 25% 70% Total sem imóvel 18% 70% Guarujá tem imóvel 21% 76% Guarujá sem imóvel 21% 64% Santos tem imóvel 35% 61% Santos sem imóvel 19% 69% Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista Praia Grande tem imóvel 23% 72% Praia Grande sem imóvel 11% 78% 100% 80% 60% 40% 20% 0% 0% 20% 40% 60% 80% 100% PRETENDE COMPRAR NÃO PRETENDE COMPRAR 25 25

26 atividades locais, com destaque
20% Lêem jornais para se informarem sobre as atividades locais, com destaque para o jornal A Tribuna

27 Avaliação de Imagem Positiva
% Total Guarujá Santos Praia Grande Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista 27 27

28 Avaliação de Imagem Positiva
% Total Guarujá Santos Praia Grande Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista 28 28

29 Avaliação de Imagem Negativa
% Total Guarujá Santos Praia Grande Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista 29 29

30 Expectativa de Melhorias
- ESPONTÂNEO Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista 30 30

31 Expectativa de Melhorias
- ESPONTÂNEO (continuação) Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista 31 31

32 Expectativa de Melhorias
- ESPONTÂNEO % Fonte: Pesquisa Imigrantes 2a. Pista 32 32

33 REFLEXÕES FINAIS Sistema Anchieta Imigrantes é o principal corredor de exportação da América Latina. Com um movimento anual superior a 30 milhões de veículos. Nos finais de semana e nos feriados é, para centenas de milhares de pessoas, o caminho para o lazer e para as praias do litoral paulista. Santos já é a terceira cidade em turismo de negócios e eventos do Estado de São Paulo.

34 CONCLUSÕES A 2a. Pista Imigrantes possibilitará:
Maior fluxo de veículos e pessoas -turistas Aumento da população fixa Maior freqüência ao comércio local Valorização do Imóvel

35 CONCLUSÕES A 2a. Pista Imigrantes possibilitará a demanda:
Habitacional Comércio/Serviços Opções de Lazer e Cultura Novos Empregos Mais investimentos na Região

36 CONCLUSÕES Cuidados Especiais:
Criar maior infra-estrutura básica (água, esgoto, energia etc.) Criar maior opções no comércio local Investir em mais segurança/policiamento Solucionar o congestionamento/lentidão no trânsito local.

37 O Novo Consumidor e o Mercado
Longe de ser um problema, no entanto, esse consumidor forte e decidido é um estímulo para as empresas. Não para todas, infelizmente, porque muitas ainda não acordaram para o fato de que seus clientes são os melhores controladores de qualidade do mercado. Só eles podem fornecer uma fotografia instantânea no consumo dos seus produtos – mas para isso é preciso conhecê-lo..

38 Grupo Ipsos no Brasil Ipsos Ipsos Ipsos Ipsos Loyalty Ipsos Novaction
Customer Satisfaction Solutions Ipsos ASI The Advertising Research Company Ipsos Opinion Public Opinion & Social Research Ipsos Novaction Innovative Marketing Research Ipsos Marplan Media Research

39 Obrigado! Ipsos Marplan Pesquisas Ltda. José Iolando Mallegni Filho
Diretor Comercial de Pesquisa de Mídia Ipsos Marplan Pesquisas Ltda. Matriz - tel. (11) ramal 2103


Carregar ppt "Hábitos e Preferências do Novo Consumidor José Iolando Mallegni Filho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google