A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagem técnica de programação I Java i

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagem técnica de programação I Java i"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem técnica de programação I Java i
Herança, Sobreescrita (override) e Sobrecarga (overload)

2 Herança No paradigma orientado a objetos podemos definir um conjunto de classes em uma estrutura hierárquica onde cada uma das classes “herda” características da suas superiores nesta estrutura.

3 Herança 1 - Crie uma hierarquia de classes conforme abaixo com os seguintes atributos e comportamentos (observe a tabela), utilize os seus conhecimentos e distribua as características de forma que tudo o que for comum a todos os animais fique na classe Animal: Cachorro Cavalo Preguica Possui Nome Possui Idade Deve emitir som Deve correr Deve subir em árvores

4 Herança Agora crie um programa (uma classe com método main()) que execute em seguida as seguintes ações: O cavalo deve emitir um som, ou seja, deve executar o método emitirSom() O cachorro deve correr, ou seja, deve executar o método correr() A preguiça deve subir na árvore

5 Sobreescrita A sobreescrita de métodos é uma característica que permite alteração do comportamento de uma classe pai pelas suas classes filhas Para tanto, deve-se reescrever o método que deseja que se apresente diferente dentro da classe filha Com a cláusula super, podemos executar também o método herdado da classe pai junto com o método sobreescrito

6 Sobreescrita Agora, voltando ao exercício anterior, implemente as seguintes sobreescritas e chamadas de execução: O cavalo deve emitir um som diferente do que está definido na classe Pai O cachorro deve correr, latir (imprimir na tela “au, au”) e depois falar “Sou um animal!!!” (ou seja, também imprimir na tela) A preguiça deve emitir o som: “Estou cansada...” e, em seguida, deve subir na árvore

7 Sobrecarga O Java permite que você tenha métodos com o mesmo nome, mas com assinaturas diferentes, isto chama-se sobrecarga. É muito semelhante à sobreescrita, porém, na sobrecarga são repassados parâmetros para o método que está fazendo a sobrecarga O interpretador determinará qual método deve ser invocado pelo tipo de parâmetro passado.

8 Sobrecarga Agora, voltando ao exercício anterior, implemente as seguintes sobrecargas: Altere o método emitirSom ()sobreescrito (com override) na classe Cachorro de forma que ele possa receber como parâmetro o texto “Au, au!!”; Faça a sobrecarga na classe Preguica no método subirEmArvores() de forma que ela diga se está subindo rápido ou se está subindo devagar Faça a sobrecarga do método correr() definindo o recebimento de um parâmetro que informe a velocidade da corrida.

9 Exercício Crie um programa que calcule o salário final dos vendedores de uma firma de acordo com a função de cada um: Vendedor externo: salário + comissão + gasolina; Vendedor interno: salário + comissão + vale-transporte Para o cálculo da comissão: vendas iguais ou acima de R$ 1000,00 – comissão de 10% das vendas Vendas abaixo de R$ 1000,00 – comissão de 7% das vendas O programa deve solicitar o salário base, o valor da gasolina (se vendedor externo) e o valor do vale-transporte (se vendedor interno)


Carregar ppt "Linguagem técnica de programação I Java i"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google