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1 2 TIPOS DE PARTICIPANTES DE REUNIÕES DE GRUPO (O DESINTERESSADO) (O PERSISTENTE) 11 10 78 6 5 1 34 2 9 1 - O CALADO 2 - O ABORRECIDO 3 - O POSITIVO.

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3 2 TIPOS DE PARTICIPANTES DE REUNIÕES DE GRUPO (O DESINTERESSADO) (O PERSISTENTE) O CALADO 2 - O ABORRECIDO 3 - O POSITIVO 4 - O SABE TUDO 5 - O FALANTE 6 - O ACANHADO 7 - O QUE NÃO COOPERA 8 - O DISTRAÍDO 9 - O DESDENHOSO 10 - O COCHICHADOR 11 - O PERGUNTADOR

4 3 O Programa de Segurança no Trânsito da E&P-BA, foi desenvolvido para atender a necessidade contínua de reduzir os acidentes no trânsito envolvendo empregados e seus familiares, empregados das Firma Contratadas e as comunidades vizinhas às instalações da Companhia.

5 4 O acidente de trânsito pode ser considerado como sendo uma causa epidêmica e redutora de forma violenta e inesperada dos melhores anos de vida do brasileiro. DADOS ESTATÍSTICOS DADOS ESTATÍSTICOS 1 ano de acidentes de trânsito no Brasil mortos feridos Idade média de 33 anos 137 óbitos/dia 6 mortes/hora = 7 anos de guerra do Vietnã

6 5 57% dos motoristas estão alcoolizados. 60% dos leitos de traumatologia são ocupados por vítimas dos acidentes de trânsito. US$ 5 bilhões de custo anual estimado dos acidentes de trânsito. O equivalente ao boeing lotado de pessoas, morrem por dia em acidentes de trânsito. 5 pessoas por dia ficam cegas em acidentes de trânsito.

7 6 70% das verbas do INSS vão para as vítimas de acidentes de trânsito. 60% dos acidentes de trânsito ocorrem durante o dia. 74% dos acidentes de trânsito ocorrem com o tempo bom. 68% dos acidentes de trânsito ocorrem na reta. 90% dos acidentes de trânsito são causados pelo homem. 6% dos acidentes de trânsito são causados pela via.

8 7 4% dos acidentes de trânsito são causados por falha mecânica. 2 horas da manhã do sábado, ocorrem o pico dos acidentes. Mais de 50% dos acidentes de trânsito ocorrem com motorista na faixa etária de 16 a 23 anos. Mais de 50% dos acidentes de trânsito ocorrem a menos de 10 Km da residência do motorista.

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18 17 a b ERROS ACIDENTES INFRAÇÕES ABUSO DO VEÍCULO ATRASOS DESCORTESIA DIRIGIR COM PERFEIÇÃO VIAGEM PERFEITA

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20 19 DIREÇÃO PERFEITA OU DIRIGIR COM PERFEIÇÃO SIGNIFICA REALIZAR CADA VIAGEM SEM, ACIDENTES, SEM SEM INFRAÇÕES DE TRÂNSITO, SEM ABUSOS DO VEÍCULO, SEM ATRASOS DE HORÁRIO, E SEM FALTAR COM A CORTESIA DEVIDA.

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24 23 É aquele em que você deixou de fazer tudo que razoavelmente poderia ter feito para evitá-lo.

25 24 É DIRIGIR DE MODO A EVITAR ACIDENTES APESAR DAS AÇÕES INCORRETAS DE OUTROS E DAS CONDIÇÕES ADVERSAS. DIREÇÃO DIREÇÃODEFENSIVA

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27 26 FALTA = PENUMBRA FALTA = PENUMBRA EXCESSO = OFUSCAMENTO

28 27 - CHUVA; - VENTO; - NEVE; - GRANIZO; - NEBLINA.

29 28 - BURACOS; - CURVAS; - MORROS; - ACOSTAMENTO; - LOMBADAS; - PISTA ESTREITA; - ÓLEO NA PISTA.

30 29 - EXCESSO DE VELOCIDADE; - HORA DE RUSH; - PERÍODOS; - ULTRAPASSAGEM; - DISTÂNCIA DE SEGURÂNÇA;. - GRANDE MOVIMENTAÇÃO DE PEDESTRE.

31 30 - PNEUS GASTOS; - FREIOS DESREGULADOS; - LÂMPADAS QUEIMADAS; - FALTA DE BUZINA.

32 31 - FADIGA; - SONO; - MEDO; - MEDICAMENTOS; - BEBIDAS ALCOÓLICAS;. - ESTADO EMOCIONAL.

33 32 - EXCESSO DE PESO; - EXCESSO DE ALTURA; - EXCESSO DE LARGURA; - CARGA MAL ARRUMADA; - CARGA MAL AMARRADA. INFLAMÁVEL INFLAMÁVEL INFLAMÁVEL INFLAMÁVEL INFLAMÁVEL INFLAMÁVEL INFL INFLAM INF

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37 36 1- Com o veículo da frente. 2- Com o veículo de trás. 3- Com o veículo em sentido contrário. 4- Nos cruzamentos. 5- Ao ser ultrapassado. 6- Ao Ultrapassar.

38 37 É UM ACIDENTE QUE ENVOLVE APENAS UM VEÍCULO E DO QUAL NÃO SE CONHECE SUAS POSSÍVEIS CAUSAS. (O CONDUTOR MORRE OU NÃO ADMITE SEU ERRO).

39 38 - COLISÃO COM PEDESTRES; - COLISÃO COM ANIMAIS; - COLISÃO COM OBJETOS FIXOS; - COLISÃO COM TRENS (NAS PASSAGENS DE NÍVEL); - COLISÃO COM BICICLETAS; - COLISÃO COM MOTOCICLETAS.

40 39 -PROCURE OBTER UMA IMAGEM COMPLETA DA SITUAÇÃO, AINDA QUE SEJA NECESSÁRIO SAIR DO VEÍCULO PARA MELHOR VERIFICAÇÃO; - EXECUTE ESSA MANOBRA DEVAGAR; - VERIFIQUE AMBOS OS LADOS, QUANDO ESTIVER REALIZANDO A MACHA À RÉ; - NÃO CONFIE, INTEIRAMENTE, NOS RETROVISORES, ELES NÃO NOS DÃO IDÉIA PRECISA DE DISTÂNCIA.

41 40 DISTÂNCIA DE SEGUIMENTO É a distância entre o nosso veículo e o que segue à nossa frente. segue à nossa frente

42 41 DISTÂNCIA DE REAÇÃO É aquela percorrida pelo veículo desde que o perigo é visto até que o motorista tome atitude. tome atitude.

43 42 F DISTÂNCIA DE FREAGEM É aquela que o veículo percorre depois de acionado o mecanismo de freio, até parar.

44 43 DISTÂNCIA DE PARADA É aquela que o veículo percorre desde que que o perigo é visto até parar.

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46 45 FIQUE ATRÁS E FIQUE SEGURO!

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49 B F D A C E FORÇA CENTRÍFUGA TENDE A JOGAR O VEÍCULO PARA FORA DA CURVA (PARA O PONTO E) CARRO 1 (PARA O PONTO F) CARRO 2

50 49 2 B F D 1 A C E FORÇA CENTRÍPETA TENDE A JOGAR O VEÍCULO PARA DENTRO DA CURVA. (PARA O PONTO C) CARRO 1 (PARA O PONTO D) CARRO 2

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54 FIQUE ATRÁS. OLHE À FRENTE OLHE ATRÁS SINAL À ESQUERDA ACELERE BUZINE SINAL À DIREITA VÁ PARA ESQUERDA VÁ PARA A DIREITA REDUZA A VELOCIADE 5

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56 55 Art Dirigir sob a influência do álcool, em nível superior a seis decigramas por litro de sangue ou de qualquer substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica. (07) Art Confiar ou entregar a direção de veículo a pessoa que, mesmo habilitada, por seu estado físico ou psíquico, não estiver em condições de dirigi-lo com segurança. (07)

57 56 Art Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos. (07) Art Usar o veículo para arremessar, sobre os pedestres ou veículo, água ou detritos. (07) Art Atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias. (04)

58 57 DEIXAR O CONDUTOR ENVOLVIDO EM ACIDENTE COM VÍTIMA. (07) I - de prestar ou providenciar socorro a vítima. II - de adotar providências, no sentido de evitar perigo para o trânsito no local. III - de preservar o local, de forma a facilitar os trabalhos da policia e da perícia. IV - de adotar providências para remover o veículo do local, quando determinadas por policiais ou agentes da autoridade de trânsito.

59 58 Art Deixar o condutor de prestar socorro à vítima de acidente de trânsito quando solicitado pela autoridade e seus agentes. (05) Art Deixa o condutor, envolvido em acidente sem vítima, de adotar providências para remover o veículo do local, quando necessária tal medida para assegurar a segurança e a fluidez do trânsito. (04)

60 59 Art Fazer ou deixar que se faça reparo em veículo na via pública salvo nos casos de impedimento absoluto de sua remoção e em que o veículo esteja devidamente sinalizado. I - em pista de rolamento de rodovias e vias de trânsito rápido. (05) II - nas demais vias. (03) Art Deixar o condutor ou passageiro de usar cinto de segurança conforme previsto no art. 65. Art Ter seu veículo imobilizado na via por falta de combustível. (04)

61 60 I - nas esquinas e a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal. (04) II - afastado da guia da calçada de cinqüenta centímetro a um metro. (03) III - afastado da guia da calçada a mais de um metro. (05) IV - em desacordo com as posições estabelecidas neste código. (04) V - na pista de rolamento das estradas, das rodovias, das vias de trânsito rápido e das dotadas de acostamento. (07)

62 61 VI - junto ou sobre hidrantes de incêndio, registro de água ou tampa de poços de visita de galerias subterrânea, desde que devidamente identificados, conforme especificação do CONTRAN. (04) VII - nos acostamento, salvo motivo de força maios. (03) VII - no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refugio, ao lado ou sobre canteiros, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público. (05)

63 62 IX - onde houver guia de calçada rebaixada destinada à entrada e saída de veículos. (04) X - impedindo a movimentação de outro veículo. (04) XI - ao lado de outro veículo em fila dupla. (05) XII - na área de cruzamento de vias, prejudicando a circulação de veículos e pedestres. (05) XIII - onde houver sinalização horizontal delimitadora de ponto de embarque e desembarque de passageiros de transporte coletivo ou na existência desta sinalização, no intervalo compreendido entre dez metros antes ou depois do marco do ponto. (04)

64 63 XIV - nos viadutos, pontes e túneis. (05) XV - na contramão de direção. (04) XVI - em aclive ou declive, não estando devidamente freado e sem calço de segurança, quando se tratar de veículo com peso bruto total superior a três mil e quinhentos quilogramas. (05) XVII - em desacordo com as condições regulamentadoras especificamente pela sinalização (placa - Estacionamento Regulamentado). (03)

65 64 XVIII - em locais e horários proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Estacionar). (04) XIX - em locais e horários de estacionamento e parada proibidos pela sinalização (placa - Proibido Parar e Estacionar). (05) §1º Nos casos previstos neste artigo, a autoridade de trânsito aplicará a penalidade preferencialmente após a remoção do veículo. §2º No caso previsto no inciso XVI é proibido abandonar o calço de segurança na via.

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