A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Se você ama alguém, deixe-o livre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Se você ama alguém, deixe-o livre."— Transcrição da apresentação:

1 Se você ama alguém, deixe-o livre.
(Stanislaw Jerzy Lec)

2 EX 1-6: Moisés 2ª Semana Teológica Início de tudo: Gênesis e Êxodo
Paróquia Papa João XXIII Colider - MT Frei Diones Rafael Paganotto, oad 4º ENCONTRO EX 1-6: Moisés

3 1 INTRODUÇÃO AO ÊXODO

4 1. INTRODUÇÃO AO ÊXODO Nome do livro. Divisão do livro.
Idéias teológicas.

5 1. INTRODUÇÃO AO ÊXODO A) NOME DO LIVRO
Hebraico: tAmv. hL,aew> we’elleh shemôt 1ª palavra do texto – “Estes são os nomes” Grego: evxodo,j eksodós Significa: “do lado de fora” + “caminho” Conteúdo principal: a saída do Egito.

6 1. INTRODUÇÃO AO ÊXODO B) DIVISÃO DO LIVRO Ex 1-15: Egito
Gn 16-40: Deserto – Monte Sinai

7 1. INTRODUÇÃO AO ÊXODO C) IDÉIAS TEOLÓGICAS Nome de Deus
Saída do Egito  Páscoa Experiência fundamental Aliança do Sinai  decálogo Fundação do povo de Israel

8 1. INTRODUÇÃO AO ÊXODO C) IDÉIAS TEOLÓGICAS
Êxodo efetiva o nascimento e a formação do povo de Deus (promessa a Abraão): Saída do Egito  FESTA DE PÁSCOA Caminho no Deserto  FESTA DAS TENDAS Aliança no Sinai  FESTA DE PENTECOSTES

9 GN JS 1. INTRODUÇÃO AO ÊXODO D) CONTINUAÇÃO DE GÊNESIS
... : Início de tudo  Criação 1.800 a.C: Abraão/Isaac/Jacó 1.400 a.C: Descida no Egito 1.250 a.C: Libertação e Deserto 1.200 a.C: Conquista e ocupação GN EX-LV NM-DT JS

10 1. INTRODUÇÃO AO ÊXODO Nome do livro. Divisão do livro.
Idéias teológicas. Continuação de Gênesis.

11

12 2 EX 1: SITUAÇÃO DE ISRAEL

13 2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 Continuação do Gênesis.
Três tentativas de eliminar o povo. Comparação com Salomão.

14 2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 A) CONTINUAÇÃO DO GÊNESIS
O final do Gênesis menciona que José, ministro do Faraó, conseguiu que seu pai Jacó e seus 11 irmãos viessem se estabelecer no Egito com suas família, num período de grande fome. (Gn 47,5-6) O faraó disse a José: “Teu pai e teus irmãos vieram a ti. Tens à disposição a terra do Egito. Instala teu pai e irmãos na melhor parte do país: que habitem na terra de Gessen”.

15 2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 A) CONTINUAÇÃO DO GÊNESIS Terra de Gessen

16 2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 A) CONTINUAÇÃO DO GÊNESIS
(Ex 1,1-4) Estes são os nomes dos filhos de Israel que vieram com Jacó para o Egito, cada um com sua família: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zabulon, Benjamim, Dã, Neftali, Gad e Aser. Nomes conforme mães (4 mulheres de Jacó).

17 JACÓ LIA RAQUEL BILA ZILPA Rúben Simeão Levi Judá Issacar Zabulon José
Benjamim Neftali Gad Aser Efraim Manassés

18 2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 A) CONTINUAÇÃO DO GN
(Ex 1,2-4) Estes são os nomes... Rúben Simeão Levi Judá Issacar Zabulon Benjamim Dã Neftali Gad Aser

19 2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 A) CONTINUAÇÃO DO GÊNESIS
(Ex 1,5-6) Os descendentes diretos de Jacó eram 70 ao todo. Depois morreu José, assim como seus irmãos e toda aquela geração. Número 70 é simbólico 70 anciãos, 70 anos do exílio, 70 descendentes de Noé Rapidez nos acontecimentos... Em dois versículos passam 400 anos, tempo da permanência no Egito ( – a.C.) Depois 3 livros para narrar os 40 anos no deserto! (Ex 12,37) Os israelitas partiram de Ramsés para Sucot. Eram cerca de homens a pé, sem contar as crianças.

20 2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 A) CONTINUAÇÃO DO GÊNESIS
(Ex 1,7-8) Os israelitas foram fecundos, proliferaram, multiplicaram-se e tornaram-se cada vez mais poderosos, de modo que o país ficou repleto deles. Surgiu no Egito um novo rei, que não conheceu José. Os israelitas começam a se multiplicar, a população começa a ser notada ( ?!). É a realização do mandamento inicial. Ramsés II (1.298 – a.C.): “não conhecer” = não levar em conta o passado, retirar qualquer privilégio, inicia-se uma repressão, o autor quer transmitir o sofrimento do povo!

21 2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 B) 1ª TENTATIVA = TRABALHO FORÇADO
(Ex 1,7-8) Estabeleceu, pois, sobre eles, trabalhos penosos: eles construíram para o faraó as cidades de Pitom e Ramsés, que deviam servir de entreposto. Todos terão um nome, exceto o faraó/rei. São submetidos à corvéia: trabalhar gratuitamente para não ser expulso. (Ex 1,12) Quanto mais os acabrunhavam, tanto mais eles se multiplicavam.

22 2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 C) 2ª TENTATIVA = RECÉM NASCIDOS
(Ex 1,15-16) O rei dirigiu-se às parteiras dos hebreus Séfora e Fua: Quando assistirdes às mulheres dos hebreus, se for menino, matai-o; mas se for menina, deixai-a viver. Interpretação: não deve ser um genocídio, mas a eliminação de um inteiro povo  Pecado: Falta de respeito pelas diferenças: Babel, Assassinado do irmão: Caim/Abel, Querer dominar tudo: Adão/Eva. (Ex 1,20) Deus beneficiou as parteiras que temeram a Deus: o povo continuou a multiplicar-se e a espalhar-se.

23 2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 C) 3ª TENTATIVA = JOGAR NO NILO
(Ex 1,22) Então o faraó deu esta ordem a todo o seu povo: “Lançai ao rio todos os meninos hebreus recém-nascidos, mas poupai a vida das meninas”. Uma ordem mais drástica: já que as parteiras não obedeceram, agora o povo é encarregado de eliminar os filhos de Israel... Temer a Deus: Centro da Narração  disputa Deus/faraó. Bênção garante a vida mesmo em meio à morte.

24 2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 D) COMPARAÇÃO COM SALOMÃO
O Êxodo é um fato histórico: o povo de Israel permaneceu no Egito e foi escravizado. Porém o livro é escrito muitos anos depois: História teológica. Reflete situações do presente no passado.

25 2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 D) COMPARAÇÃO COM SALOMÃO
(1Rs 11,26-29) Também Jeroboão filho de Nabat levantou a mão contra rei. Ele era oficial de Salomão. A ocasião da sua revolta foi a seguinte: Ao construir o aterro, Salomão mandou terraplenar a voragem que havia em Jerusalém e designou Jeroboão para dirigir todo o trabalho imposto à casa de José. Jeroboão percebe o sofrimento dos Israelitas. (1 Rs 12,2.28) Jeroboão, refugiado no Egito por causa do rei Salomão, (após a sua morte) voltou do Egito. Depois disse ao povo: “Basta de subir a Jerusalém! Eis aqui, Israel, os teus deuses, que te tiraram da terra do Egito”.

26 2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 Continuação do Gênesis.
Três tentativas de eliminar o povo. Comparação com Salomão.

27

28 3 EX 2: SURGE MOISÉS

29 3. SURGE MOISÉS - EX 2 Nascimento de Moisés. Escolha errada de Moisés.

30 3. SURGE MOISÉS - EX 2 A) NASCIMENTO DE MOISÉS
(Ex 2,1-2) Um homem da casa de Levi casou-se com uma mulher de seu clã. A mulher concebeu e deu à luz um filho. Ao ver que era um belo menino, manteve-o escondido durante 3 meses. Nós não sabemos o nome deste menino: ele nasce da tribo sacerdotal (Levi), mas não recebendo nome ele é “ninguém”. O seu 1º nascimento é para a morte... (Ex 2,3-4) Não podendo escondê-lo, pegou uma arca de papiro, calafetou-a com betume e piche, pôs dentro dela o menino e deixou-o no rio. A irmã do menino ficou parada à distância para ver.

31 3. SURGE MOISÉS - EX 2 A) NASCIMENTO DE MOISÉS
(Ex 2,5-6) A filha do faraó desceu para se banhar no rio. Ela viu a arca no meio dos juncos e mandou que uma criada a apanhasse. Quando abriu a arca, viu a criança: era um menino, era uma das crianças dos hebreus. Água = pode matar ou salvar. “Meio dos juncos”  Mar Vermelho é na verdade chamado “Mar dos Juncos” (yam suf).

32 3. SURGE MOISÉS - EX 2 hv,mo MoŠeH A) NASCIMENTO DE MOISÉS
(Ex 2,10) A filha do faraó deu-lhe o nome de Moisés, porque, disse ela, “eu o tirei das águas”. 2º nascimento é para a vida... recebe nome! hv,mo MoŠeH Nome egípcio = filho (Ramsés) Nome hebraico = tirar, extrair, salvar Moisés: aquele que foi salvo, liberado, tirado.

33 3. SURGE MOISÉS - EX 2 A) NASCIMENTO DE MOISÉS
(Dt 34,7) Ao morrer, Moisés tinha 120 anos. (Ex 7,7) Moisés tinha 80 anos, quando foi falar ao faraó. Leitura simbólica da vida de Moisés: 0-40: estuda  EGITO 40-80: medita, reza  DESERTO 80-120: trabalha  LIBERTAÇÃO

34 3. SURGE MOISÉS - EX 2 B) ESCOLHA DE MOISÉS
(Ex 2,11) Certo dia, quando já adulto, Moisés saiu para junto de seus irmãos hebreus e viu sua aflição e como um egípcio maltratava um deles. Olhou para os lados e, não vendo ninguém, matou o egípcio e escondeu-o na areia. Moisés “saiu”: é o seu 1º êxodo. Moisés quer fazer justiça com as próprias mãos, ele sabe que é um filho adotivo (hebreu) mas ainda não conhece nada do seu povo. Quer libertar alguém, mas de um modo errado!

35 3. SURGE MOISÉS - EX 2 B) ESCOLHA DE MOISÉS
(Ex 2,15) O faraó soube do acontecido e procurou matar Moisés. Este, porém, fugiu para a terra de Madiã, ficou sentado num poço. Moisés mata e agora pode morrer! Egípcios: não o aceitam, Hebreus: também não.

36 3. SURGE MOISÉS - EX 2 B) ESCOLHA DE MOISÉS
(Ex 2,16-17) O sacerdote de Madiã tinha 7 filhas. Estas vieram tirar água e encher os bebedouros para dar de beber ao rebanho do pai. Chegaram uns pastores e queriam expulsá-las. Mas Moisés levantou-se em defesa delas e deu de beber ao rebanho. Forte presença feminina (parteiras, mãe/irmã, filha faraó, filhas sacerdote). Tarefa de pegar água ou dar água para o rebanho era tipicamente feminina.

37 3. SURGE MOISÉS - EX 2 B) ESCOLHA DE MOISÉS
(Ex 2,18-20) Sacerdote Raguel perguntou: “Por que voltastes mais cedo?” Elas responderam: “É que um egípcio nos livrou dos pastores; ele mesmo tirou água para nós e deu de beber ao rebanho”. Raguel perguntou às filhas: “E onde está ele? Ide chamá-lo”. Moisés inicia uma nova vida. Recebe a formação dos egípcios, Deve ter fugido numa caravana de beduínos, Senta-se junto a um poço, pois sabia que mulheres passariam por ali. Demonstrando força e inteligência, ele pode encon- trar um lugar para ficar...

38 3. SURGE MOISÉS - EX 2 ~vor>GE Gher – Šam = extrangeiro lá
B) ESCOLHA DE MOISÉS (Ex 2,21-22) Raguel deu sua filha Séfora em casamento a Moisés. Ela teve um filho, a quem ele chamou Gérson, pois disse: “Tornei-me hóspede em terra estrangeira”. ~vor>GE Gher – Šam = extrangeiro lá Tudo começou com o nascimento de um meni-no e poderia terminar aqui com o nascimento.

39 3. SURGE MOISÉS - EX 2 B) ESCOLHA DE MOISÉS
(Ex 2,23-25) Passado muito tempo, morreu o rei do Egito. Os israelitas continuavam gemendo e clamando sob dura escravidão, e seu grito de socorro subiu até DEUS. DEUS ouviu os seus lamentos e DEUS lembrou-se da aliança com Abraão, Isaac e Jacó. DEUS olhou para os israelitas e DEUS tomou conhecimento. O nome de DEUS quase não tinha aparecido, agora em poucos versículos aparece 5x. “Gemer – clamar” a Deus, algo novo. Mais uma vez, Deus se “lembrou” e “conheceu”: entrou em relação!

40 3. SURGE MOISÉS - EX 2 Nascimento de Moisés. Escolha errada de Moisés.

41

42 4 EX 3-6: vocação de MOISÉS

43 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 Vocação de Moisés Nome de Deus
Retorno ao Egito: falência. Renovação da Vocação.

44 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 A) VOCAÇÃO DE MOISÉS Nomes diferentes:
(Ex 3,1) Moisés era pastor das ovelhas de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Certo dia, levou as ovelhas deserto adentro e chegou ao monte de Deus, o Horeb. Nomes diferentes: Raguel  Jetro. Sinai  Horeb. Vocação de Moisés é a resposta ao grito do povo que sofre a escravidão. Não é um texto informativo, mas formativo.

45 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 A) VOCAÇÃO DE MOISÉS
(Ex 3,2) Apareceu-lhe o anjo do SENHOR numa chama de fogo, do meio de uma sarça. Moisés notou que a sarça estava em chamas, mas não se consumia. Anjo do Senhor = a presença do próprio Deus. Sarça: Provavelmente era um árvore sagrada, em algum santuário daquela região (tempestade? raios?). Não são explicações científicas, mas teológicas. FOGO serve para queimar/purificar.

46 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 1ª Missão Objeção Resposta Outra Objeção
(Ex 3,10) Te envio ao faraó para que faças sair o meu povo do Egito. Objeção (Ex 3,11) Quem sou eu para ir ao faraó e fazer sair os israelitas? Resposta (Ex 3,12) Eu estarei contigo: quando tiveres tirado do Egito o povo, vós servireis a Deus sobre esta montanha. Outra Objeção (Ex 3,13) Mas, se eu for aos israelitas e lhes disser: “O Deus de vossos pais enviou-me a vós”, e eles me perguntarem: “Qual é o seu nome?” (Ex 3,14) Eu sou aquele que sou.

47 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 2ª Missão Objeção Resposta Outra Objeção
(cf. Ex 3,16-22) Vai e reúne os anciãos de Israel para dizer-lhes: “O SENHOR, o Deus de vossos pais, decidiu tirar-vos da opressão egípcia e conduzir-vos à terra dos cananeus, onde corre leite e mel”. Objeção (Ex 4,1) Se eles não acreditarem em mim: “O SENHOR não te apareceu”? Resposta (cf. Ex 4,2-9) “Joga esta vara no chão”. A vara se tornou uma serpente. Moisés recuou diante dela. Moisés estendeu a mão, segurou-a, e a serpente voltou a ser uma vara em sua mão. Outra Objeção (Ex 4,10) Pobre de mim, Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem antes, nem agora que falas a teu servo. Tenho boca e língua pesadas. (Ex 4,11) E quem é que dá a boca ao ser humano? Quem faz o surdo e o mudo, o cego e o aquele que vê? Por acaso não sou eu, o SENHOR?

48 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 3ª Missão Objeção Última resposta
(Ex 4,12) Vai, estarei com tua boca e te ensinarei o que deverás dizer. Objeção (Ex 4,13) Pobre de mim, Senhor! Por favor, manda um outro. Última resposta (Ex 4,14-17) O SENHOR ficou irritado com Moisés: “Não tens teu irmão Aarão, o levita? Eu sei que ele fala muito bem. Tu lhe falarás e lhe transmitirás as mensagens, e eu estarei com os dois para falardes, ele será teu porta-voz, leva contigo esta vara. É com ela que deverás realizar os sinais. Execução (Ex 4,18) Moisés retornou para junto de seu sogro Jetro: “Quero voltar aos meus irmãos no Egito, para ver se ainda vivem”.

49 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 B) NOME DE DEUS
(Ex 3,13) Moisés disse a Deus: “Mas, se eu for aos israelitas e lhes disser: ‘O Deus de vossos pais enviou-me a vós’, e eles me perguntarem: ‘Qual é o seu nome? ’, que devo responder?” Passaram 40 anos, mas Moisés coloca a hipótese que muitos ainda lembrem ele fugiu porque assassinou um egípcio. Nome = quem a pessoa é, a sua história, as suas ações.

50 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 ‘elohym ‘eheye ašer ‘eheye
B) NOME DE DEUS (Ex 3,14a) Deus disse a Moisés: “Eu sou aquele que sou”. Deus = ~yhil{a/ YHWH = hy<h.a, rv<a] hy<h.a, ‘elohym ‘eheye ašer ‘eheye

51 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 B) NOME DE DEUS
(Ex 3,14a) Deus disse a Moisés: “Eu sou aquele que sou”. verbo “ser” aparece 2x (pass – pres – fut) Ser = Existir  eu existo próximo a você Ser = Estar com  eu estou contigo, em relação Ser = Ser para  eu sou para você, a teu favor pronome “ašer”: Quem O que Porque

52 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 B) NOME DE DEUS
(Ex 3,14a) Deus disse a Moisés: “Eu sou aquele que sou”. A partir daí, a Bíblia apresenta o nome de Deus com as quatro consoantes sagradas: hwhy YHWH, sem vogais. Os históricos gregos, quando falam do Deus dos hebreus, o chamam de IABE ou IAUE. As vogais foram colocadas, depois, para facilitar a leitura, conforme os hebreus pronunciavam.

53 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 B) NOME DE DEUS
(Ex 3,14a) Deus disse a Moisés: “Eu sou aquele que sou”. Assim o nome de Deus é YHaWeH: Grego  ku,rioj Latim  Dominus Português  Senhor (Ex 20,7) Não pronunciarás o nome do SENHOR teu Deus em vão, o SENHOR não deixará sem castigo quem pronunciar seu nome em vão. Hebreus  Adonay

54 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 B) NOME DE DEUS
(Ex 3,14a) Deus disse a Moisés: “Eu sou aquele que sou”. No humanismo (XV séc.), muitos começaram a estudar o hebraico antigo, cometendo um erro que se arrasta até hoje: YeHoWaH = Jeová Não se trata de uma invenção da seita das “Teste- munhas de Jeová”  utilizam vogais erradas. Definição de Deus = “sou o que sou”.

55 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 C) RETORNO AO EGITO
(Ex 4,18c.20) Jetro disse a Moisés: “Vai em paz”. Moisés levou consigo a mulher e os filhos, num jumento, e voltou ao Egito. Moisés levava na mão a vara de poder divino. Finalmente Moisés retorna ao Egito. (Ex 4,21-23) O SENHOR lhe disse: “Voltando ao Egito, cuida de fazer diante do faraó todos os prodígios que pus à tua disposição. Mas eu endurecerei o seu coração, e ele não deixará o povo partir. Tu lhe dirás: ‘Se te recusares a deixá-lo partir, eu matarei teu filho primogênito’”. Autor sabe como termina a narração, antecipa assim alguns fatos.

56 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 C) RETORNO AO EGITO
(Ex 4,27-28) O SENHOR disse para Aarão: “Vai ao encontro de Moisés no deserto”. Aarão foi, encontrou-se com o irmão na montanha de Deus e beijou-o. Moisés contou a Aarão tudo o que o SENHOR lhe tinha dito ao incumbi-lo da missão. Depois que Moisés fora adotado, ele perde o vínculo de sangue com seus pais, de onde aparece o irmão Aarão? Narração com lacunas históricas, mas com ensina- mento teológico. O primeiro apoio vem de um familiar.

57 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 D) ENCONTRO COM O FARAÓ
(Ex 5,1-3) Moisés e Aarão apresentaram-se ao faraó: “Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Deixa partir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto”. Mas o faraó respondeu: “E quem é o SENHOR para que eu lhe deva obedecer, deixando Israel partir? Não conheço o SENHOR, nem deixarei Israel partir”. Faraó é um “tipo”: opressor que não leva em consideração o que Deus diz. “Não conheço”: não acredito, não tenho rela-ções com Deus, não significa nada para mim.

58 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 D) ENCONTRO COM O FARAÓ
Pedido de celebrar uma festa no deserto: Provavelmente, os hebreus celebravam anualmente uma festa no deserto, uma peregrinação a alguma santuário com o sacrifício de carneiros e cabritos. (Ex 8,22) Não convém fazer assim, pois o sacrifício que nós oferecemos ao SENHOR nosso Deus é abominação para os egípcios. Esta festa anual devia ser conhecida pelos egípcios que emprestavam jóias e roupas: (Es 3,22) Cada mulher pedirá à vizinha e à mulher que mora em sua casa objetos de prata e de ouro e vestidos, que poreis

59 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 D) ENCONTRO COM O FARAÓ Após a festa:
Provavelmente, os hebreus retornavam ao Egito, pois a ninguém interessava ficar no deserto. Porém, naqueles anos: Apelando-se para um direito antigo, o pedido é rejeitado pelo faraó, que à medida que as negociações vão progredindo, faz concessões. (Ex 8,24) Não deveis ir muito longe. (Ex 10,11) Ide somente vós os homens. (Ex 10,24) Fiquem somente os vossos rebanhos e o vosso gado.

60 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 E) FALÊNCIA DA MISSÃO
(Ex 5,14) Os inspetores do faraó açoitaram os capatazes israelitas que eles haviam nomeado, alegando: “Por que nem ontem, nem hoje, completastes a quota costumeira de tijolos que produzíeis antes?” A situação começa a se complicar pois não se entende, teologicamente, quem comanda: YHWH ou o faraó? (Ex 5,22-23) Então Moisés voltou-se para o SENHOR, dizendo: “Meu SENHOR, por que maltratas este povo? Para que foi que me enviaste? Desde que me apresentei ao faraó para lhe falar em teu nome, ele ficou maltratando o povo, e tu nada fizeste para libertá-lo”. Diante desta falência, Moisés entra em crise.

61 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 F) RENOVAÇÃO DA VOCAÇÃO
(Ex 6,1.9) O SENHOR disse a Moisés: “Agora verás o que vou fazer ao faraó. Por mão poderosa será forçado a deixá-los ir; será coagido a expulsá-los do país”. Moisés falou deste modo aos israelitas, mas eles não o escutaram, porque estavam com o ânimo abatido pela dura escravidão. O capítulo 6 é uma repetição dos discursos de Deus e novamente uma queixa de Moisés que não sabe falar, que se sente fraco. O redator final preservou todos os textos, colocando-os juntos, mesmo sendo repetições.

62 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 F) RENOVAÇÃO DA VOCAÇÃO
(Ex 7,5-7) Os egípcios conhecerão que eu sou o SENHOR, quando eu estender minha mão contra o Egito e tirar os israelitas do meio deles”. Moisés e Aarão fizeram exatamente o que o SENHOR lhes havia ordenado. Moisés tinha 80 anos, e Aarão 83. Antes tudo era direcionado ao faraó, agora todo o Egito conhecerá quem domina tudo. Tudo está preparado para os “prodígios” de Deus defronte à recusa do faraó.

63 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 Vocação de Moisés Nome de Deus
Retorno ao Egito: falência. Renovação da Vocação.

64 AMANHÃ EX 07-15


Carregar ppt "Se você ama alguém, deixe-o livre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google