A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Se você ama alguém, deixe-o livre. (Stanislaw Jerzy Lec)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Se você ama alguém, deixe-o livre. (Stanislaw Jerzy Lec)"— Transcrição da apresentação:

1 Se você ama alguém, deixe-o livre. (Stanislaw Jerzy Lec)

2 4º ENCONTRO

3

4 1. INTRODUÇÃO AO ÊXODO Nome do livro. Divisão do livro. Idéias teológicas.

5 1. INTRODUÇÃO AO ÊXODO A) NOME DO LIVRO Hebraico: tAmv. hL,aew> weelleh shemôt 1ª palavra do texto – Estes são os nomes Grego: evxodo,j eksodós Significa: do lado de fora + caminho Conteúdo principal: a saída do Egito.

6 1. INTRODUÇÃO AO ÊXODO B) DIVISÃO DO LIVRO Ex 1-15: Egito Gn 16-40: Deserto – Monte Sinai

7 1. INTRODUÇÃO AO ÊXODO C) IDÉIAS TEOLÓGICAS Nome de Deus Saída do Egito Páscoa Experiência fundamental Aliança do Sinai decálogo Fundação do povo de Israel

8 1. INTRODUÇÃO AO ÊXODO C) IDÉIAS TEOLÓGICAS Êxodo efetiva o nascimento e a formação do povo de Deus (promessa a Abraão): Saída do Egito FESTA DE PÁSCOA Caminho no Deserto FESTA DAS TENDAS Aliança no Sinai FESTA DE PENTECOSTES

9 1. INTRODUÇÃO AO ÊXODO D) CONTINUAÇÃO DE GÊNESIS... : Início de tudo Criação a.C: Abraão/Isaac/Jacó a.C: Descida no Egito a.C: Libertação e Deserto a.C: Conquista e ocupação

10 1. INTRODUÇÃO AO ÊXODO Nome do livro. Divisão do livro. Idéias teológicas. Continuação de Gênesis.

11

12

13 2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 Continuação do Gênesis. Três tentativas de eliminar o povo. Comparação com Salomão.

14 2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 A) CONTINUAÇÃO DO GÊNESIS O final do Gênesis menciona que José, ministro do Faraó, conseguiu que seu pai Jacó e seus 11 irmãos viessem se estabelecer no Egito com suas família, num período de grande fome. (Gn 47,5-6) O faraó disse a José: Teu pai e teus irmãos vieram a ti. Tens à disposição a terra do Egito. Instala teu pai e irmãos na melhor parte do país: que habitem na terra de Gessen.

15 2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 A) CONTINUAÇÃO DO GÊNESIS

16 2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 A) CONTINUAÇÃO DO GÊNESIS (Ex 1,1-4) Estes são os nomes dos filhos de Israel que vieram com Jacó para o Egito, cada um com sua família: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zabulon, Benjamim, Dã, Neftali, Gad e Aser. Nomes conforme mães (4 mulheres de Jacó).

17 JACÓ LIARAQUELBILAZILPA José Benjamim Rúben Simeão Levi Judá Issacar Zabulon Dã Neftali Gad Aser Efraim Manassés

18 2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 A) CONTINUAÇÃO DO GN (Ex 1,2-4) Estes são os nomes... Rúben Simeão Levi Judá Issacar Zabulon Benjamim Dã Neftali Gad Aser

19 2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 A) CONTINUAÇÃO DO GÊNESIS (Ex 1,5-6) Os descendentes diretos de Jacó eram 70 ao todo. Depois morreu José, assim como seus irmãos e toda aquela geração. Número 70 é simbólico 70 anciãos, 70 anos do exílio, 70 descendentes de Noé Rapidez nos acontecimentos... Em dois versículos passam 400 anos, tempo da permanência no Egito ( – a.C.) Depois 3 livros para narrar os 40 anos no deserto! (Ex 12,37) Os israelitas partiram de Ramsés para Sucot. Eram cerca de homens a pé, sem contar as crianças.

20 2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 A) CONTINUAÇÃO DO GÊNESIS (Ex 1,7-8) Os israelitas foram fecundos, proliferaram, multiplicaram-se e tornaram-se cada vez mais poderosos, de modo que o país ficou repleto deles. Surgiu no Egito um novo rei, que não conheceu José. Os israelitas começam a se multiplicar, a população começa a ser notada ( ?!). É a realização do mandamento inicial. Ramsés II (1.298 – a.C.): não conhecer = não levar em conta o passado, retirar qualquer privilégio, inicia-se uma repressão, o autor quer transmitir o sofrimento do povo!

21 2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 B) 1ª TENTATIVA = TRABALHO FORÇADO (Ex 1,7-8) Estabeleceu, pois, sobre eles, trabalhos penosos: eles construíram para o faraó as cidades de Pitom e Ramsés, que deviam servir de entreposto. Todos terão um nome, exceto o faraó/rei. São submetidos à corvéia: trabalhar gratuitamente para não ser expulso. (Ex 1,12) Quanto mais os acabrunhavam, tanto mais eles se multiplicavam.

22 2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 C) 2ª TENTATIVA = RECÉM NASCIDOS (Ex 1,15-16) O rei dirigiu-se às parteiras dos hebreus Séfora e Fua: Quando assistirdes às mulheres dos hebreus, se for menino, matai-o; mas se for menina, deixai-a viver. Interpretação: não deve ser um genocídio, mas a eliminação de um inteiro povo Pecado: Falta de respeito pelas diferenças: Babel, Assassinado do irmão: Caim/Abel, Querer dominar tudo: Adão/Eva. (Ex 1,20) Deus beneficiou as parteiras que temeram a Deus: o povo continuou a multiplicar-se e a espalhar-se.

23 2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 C) 3ª TENTATIVA = JOGAR NO NILO (Ex 1,22) Então o faraó deu esta ordem a todo o seu povo: Lançai ao rio todos os meninos hebreus recém-nascidos, mas poupai a vida das meninas. Uma ordem mais drástica: já que as parteiras não obedeceram, agora o povo é encarregado de eliminar os filhos de Israel... Temer a Deus: Centro da Narração disputa Deus/faraó. Bênção garante a vida mesmo em meio à morte.

24 2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 D) COMPARAÇÃO COM SALOMÃO O Êxodo é um fato histórico: o povo de Israel permaneceu no Egito e foi escravizado. Porém o livro é escrito muitos anos depois: História teológica. Reflete situações do presente no passado.

25 2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 D) COMPARAÇÃO COM SALOMÃO (1Rs 11,26-29) Também Jeroboão filho de Nabat levantou a mão contra rei. Ele era oficial de Salomão. A ocasião da sua revolta foi a seguinte: Ao construir o aterro, Salomão mandou terraplenar a voragem que havia em Jerusalém e designou Jeroboão para dirigir todo o trabalho imposto à casa de José. Jeroboão percebe o sofrimento dos Israelitas. (1 Rs 12,2.28) Jeroboão, refugiado no Egito por causa do rei Salomão, (após a sua morte) voltou do Egito. Depois disse ao povo: Basta de subir a Jerusalém! Eis aqui, Israel, os teus deuses, que te tiraram da terra do Egito.

26 2. SITUAÇÃO DE ISRAEL - EX 1 Continuação do Gênesis. Três tentativas de eliminar o povo. Comparação com Salomão.

27

28

29 3. SURGE MOISÉS - EX 2 Nascimento de Moisés. Escolha errada de Moisés.

30 3. SURGE MOISÉS - EX 2 A) NASCIMENTO DE MOISÉS (Ex 2,1-2) Um homem da casa de Levi casou-se com uma mulher de seu clã. A mulher concebeu e deu à luz um filho. Ao ver que era um belo menino, manteve-o escondido durante 3 meses. Nós não sabemos o nome deste menino: ele nasce da tribo sacerdotal (Levi), mas não recebendo nome ele é ninguém. O seu 1º nascimento é para a morte... (Ex 2,3-4) Não podendo escondê-lo, pegou uma arca de papiro, calafetou-a com betume e piche, pôs dentro dela o menino e deixou-o no rio. A irmã do menino ficou parada à distância para ver.

31 3. SURGE MOISÉS - EX 2 A) NASCIMENTO DE MOISÉS (Ex 2,5-6) A filha do faraó desceu para se banhar no rio. Ela viu a arca no meio dos juncos e mandou que uma criada a apanhasse. Quando abriu a arca, viu a criança: era um menino, era uma das crianças dos hebreus. Água = pode matar ou salvar. Meio dos juncos Mar Vermelho é na verdade chamado Mar dos Juncos (yam suf).

32 3. SURGE MOISÉS - EX 2 A) NASCIMENTO DE MOISÉS (Ex 2,10) A filha do faraó deu-lhe o nome de Moisés, porque, disse ela, eu o tirei das águas. 2º nascimento é para a vida... recebe nome! hv,mo MoŠeH Nome egípcio = filho (Ramsés) Nome hebraico = tirar, extrair, salvar Moisés: aquele que foi salvo, liberado, tirado.

33 3. SURGE MOISÉS - EX 2 A) NASCIMENTO DE MOISÉS (Dt 34,7) Ao morrer, Moisés tinha 120 anos. (Ex 7,7) Moisés tinha 80 anos, quando foi falar ao faraó. Leitura simbólica da vida de Moisés: 0-40: estuda EGITO 40-80: medita, reza DESERTO : trabalha LIBERTAÇÃO

34 3. SURGE MOISÉS - EX 2 B) ESCOLHA DE MOISÉS (Ex 2,11) Certo dia, quando já adulto, Moisés saiu para junto de seus irmãos hebreus e viu sua aflição e como um egípcio maltratava um deles. Olhou para os lados e, não vendo ninguém, matou o egípcio e escondeu-o na areia. Moisés saiu: é o seu 1º êxodo. Moisés quer fazer justiça com as próprias mãos, ele sabe que é um filho adotivo (hebreu) mas ainda não conhece nada do seu povo. Quer libertar alguém, mas de um modo errado!

35 3. SURGE MOISÉS - EX 2 B) ESCOLHA DE MOISÉS (Ex 2,15) O faraó soube do acontecido e procurou matar Moisés. Este, porém, fugiu para a terra de Madiã, ficou sentado num poço. Moisés mata e agora pode morrer! Egípcios: não o aceitam, Hebreus: também não.

36 3. SURGE MOISÉS - EX 2 B) ESCOLHA DE MOISÉS (Ex 2,16-17) O sacerdote de Madiã tinha 7 filhas. Estas vieram tirar água e encher os bebedouros para dar de beber ao rebanho do pai. Chegaram uns pastores e queriam expulsá-las. Mas Moisés levantou- se em defesa delas e deu de beber ao rebanho. Forte presença feminina (parteiras, mãe/irmã, filha faraó, filhas sacerdote). Tarefa de pegar água ou dar água para o rebanho era tipicamente feminina.

37 3. SURGE MOISÉS - EX 2 B) ESCOLHA DE MOISÉS (Ex 2,18-20) Sacerdote Raguel perguntou: Por que voltastes mais cedo? Elas responderam: É que um egípcio nos livrou dos pastores; ele mesmo tirou água para nós e deu de beber ao rebanho. Raguel perguntou às filhas: E onde está ele? Ide chamá-lo. Moisés inicia uma nova vida. Recebe a formação dos egípcios, Deve ter fugido numa caravana de beduínos, Senta-se junto a um poço, pois sabia que mulheres passariam por ali. Demonstrando força e inteligência, ele pode encon- trar um lugar para ficar...

38 3. SURGE MOISÉS - EX 2 B) ESCOLHA DE MOISÉS (Ex 2,21-22) Raguel deu sua filha Séfora em casamento a Moisés. Ela teve um filho, a quem ele chamou Gérson, pois disse: Tornei-me hóspede em terra estrangeira. ~vor>GE Gher – Šam = extrangeiro lá Tudo começou com o nascimento de um meni- no e poderia terminar aqui com o nascimento.

39 3. SURGE MOISÉS - EX 2 B) ESCOLHA DE MOISÉS (Ex 2,23-25) Passado muito tempo, morreu o rei do Egito. Os israelitas continuavam gemendo e clamando sob dura escravidão, e seu grito de socorro subiu até DEUS. DEUS ouviu os seus lamentos e DEUS lembrou-se da aliança com Abraão, Isaac e Jacó. DEUS olhou para os israelitas e DEUS tomou conhecimento. O nome de DEUS quase não tinha aparecido, agora em poucos versículos aparece 5x. Gemer – clamar a Deus, algo novo. Mais uma vez, Deus se lembrou e conheceu: entrou em relação!

40 3. SURGE MOISÉS - EX 2 Nascimento de Moisés. Escolha errada de Moisés.

41

42

43 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 Vocação de Moisés Nome de Deus Retorno ao Egito: falência. Renovação da Vocação.

44 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 A) VOCAÇÃO DE MOISÉS (Ex 3,1) Moisés era pastor das ovelhas de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Certo dia, levou as ovelhas deserto adentro e chegou ao monte de Deus, o Horeb. Nomes diferentes: Raguel Jetro. Sinai Horeb. Vocação de Moisés é a resposta ao grito do povo que sofre a escravidão. Não é um texto informativo, mas formativo.

45 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 A) VOCAÇÃO DE MOISÉS (Ex 3,2) Apareceu-lhe o anjo do SENHOR numa chama de fogo, do meio de uma sarça. Moisés notou que a sarça estava em chamas, mas não se consumia. Anjo do S ENHOR = a presença do próprio Deus. Sarça: Provavelmente era um árvore sagrada, em algum santuário daquela região (tempestade? raios?). Não são explicações científicas, mas teológicas. FOGO serve para queimar/purificar.

46 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 1ª Missão (Ex 3,10) Te envio ao faraó para que faças sair o meu povo do Egito. Objeção (Ex 3,11) Quem sou eu para ir ao faraó e fazer sair os israelitas? Resposta (Ex 3,12) Eu estarei contigo: quando tiveres tirado do Egito o povo, vós servireis a Deus sobre esta montanha. Outra Objeção (Ex 3,13) Mas, se eu for aos israelitas e lhes disser: O Deus de vossos pais enviou-me a vós, e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Resposta (Ex 3,14) Eu sou aquele que sou.

47 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 2ª Missão (cf. Ex 3,16-22) Vai e reúne os anciãos de Israel para dizer-lhes: O SENHOR, o Deus de vossos pais, decidiu tirar-vos da opressão egípcia e conduzir-vos à terra dos cananeus, onde corre leite e mel. Objeção (Ex 4,1) Se eles não acreditarem em mim: O SENHOR não te apareceu? Resposta (cf. Ex 4,2-9) Joga esta vara no chão. A vara se tornou uma serpente. Moisés recuou diante dela. Moisés estendeu a mão, segurou-a, e a serpente voltou a ser uma vara em sua mão. Outra Objeção (Ex 4,10) Pobre de mim, Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem antes, nem agora que falas a teu servo. Tenho boca e língua pesadas. Resposta (Ex 4,11) E quem é que dá a boca ao ser humano? Quem faz o surdo e o mudo, o cego e o aquele que vê? Por acaso não sou eu, o SENHOR?

48 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 3ª Missão (Ex 4,12) Vai, estarei com tua boca e te ensinarei o que deverás dizer. Objeção (Ex 4,13) Pobre de mim, Senhor! Por favor, manda um outro. Última resposta (Ex 4,14-17) O SENHOR ficou irritado com Moisés: Não tens teu irmão Aarão, o levita? Eu sei que ele fala muito bem. Tu lhe falarás e lhe transmitirás as mensagens, e eu estarei com os dois para falardes, ele será teu porta-voz, leva contigo esta vara. É com ela que deverás realizar os sinais. Execução (Ex 4,18) Moisés retornou para junto de seu sogro Jetro: Quero voltar aos meus irmãos no Egito, para ver se ainda vivem.

49 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 B) NOME DE DEUS (Ex 3,13) Moisés disse a Deus: Mas, se eu for aos israelitas e lhes disser: O Deus de vossos pais enviou-me a vós, e eles me perguntarem: Qual é o seu nome?, que devo responder? Passaram 40 anos, mas Moisés coloca a hipótese que muitos ainda lembrem ele fugiu porque assassinou um egípcio. Nome = quem a pessoa é, a sua história, as suas ações.

50 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 B) NOME DE DEUS (Ex 3,14a) Deus disse a Moisés: Eu sou aquele que sou. D EUS = ~yhil{a/ YHWH = hy

51 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 B) NOME DE DEUS (Ex 3,14a) Deus disse a Moisés: Eu sou aquele que sou. verbo ser aparece 2x (pass – pres – fut) Ser = Existir eu existo próximo a você Ser = Estar com eu estou contigo, em relação Ser = Ser para eu sou para você, a teu favor pronome ašer: Quem O que Porque

52 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 B) NOME DE DEUS (Ex 3,14a) Deus disse a Moisés: Eu sou aquele que sou. A partir daí, a Bíblia apresenta o nome de Deus com as quatro consoantes sagradas: hwhy YHWH, sem vogais. Os históricos gregos, quando falam do Deus dos hebreus, o chamam de IABE ou IAUE. As vogais foram colocadas, depois, para facilitar a leitura, conforme os hebreus pronunciavam.

53 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 B) NOME DE DEUS (Ex 3,14a) Deus disse a Moisés: Eu sou aquele que sou. Assim o nome de Deus é YHaWeH: Grego ku,rioj Latim Dominus Português Senhor (Ex 20,7) Não pronunciarás o nome do SENHOR teu Deus em vão, o SENHOR não deixará sem castigo quem pronunciar seu nome em vão. Hebreus Adonay

54 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 B) NOME DE DEUS (Ex 3,14a) Deus disse a Moisés: Eu sou aquele que sou. No humanismo (XV séc.), muitos começaram a estudar o hebraico antigo, cometendo um erro que se arrasta até hoje: YeHoWaH = Jeová Não se trata de uma invenção da seita das Teste- munhas de Jeová utilizam vogais erradas. Definição de Deus = sou o que sou.

55 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 C) RETORNO AO EGITO (Ex 4,18c.20) Jetro disse a Moisés: Vai em paz. Moisés levou consigo a mulher e os filhos, num jumento, e voltou ao Egito. Moisés levava na mão a vara de poder divino. Finalmente Moisés retorna ao Egito. (Ex 4,21-23) O SENHOR lhe disse: Voltando ao Egito, cuida de fazer diante do faraó todos os prodígios que pus à tua disposição. Mas eu endurecerei o seu coração, e ele não deixará o povo partir. Tu lhe dirás: Se te recusares a deixá-lo partir, eu matarei teu filho primogênito. Autor sabe como termina a narração, antecipa assim alguns fatos.

56 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 C) RETORNO AO EGITO (Ex 4,27-28) O SENHOR disse para Aarão: Vai ao encontro de Moisés no deserto. Aarão foi, encontrou-se com o irmão na montanha de Deus e beijou-o. Moisés contou a Aarão tudo o que o SENHOR lhe tinha dito ao incumbi-lo da missão. Depois que Moisés fora adotado, ele perde o vínculo de sangue com seus pais, de onde aparece o irmão Aarão? Narração com lacunas históricas, mas com ensina- mento teológico. O primeiro apoio vem de um familiar.

57 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 D) ENCONTRO COM O FARAÓ (Ex 5,1-3) Moisés e Aarão apresentaram-se ao faraó: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Deixa partir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto. Mas o faraó respondeu: E quem é o SENHOR para que eu lhe deva obedecer, deixando Israel partir? Não conheço o SENHOR, nem deixarei Israel partir. Faraó é um tipo: opressor que não leva em consideração o que Deus diz. Não conheço: não acredito, não tenho rela- ções com Deus, não significa nada para mim.

58 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 D) ENCONTRO COM O FARAÓ Pedido de celebrar uma festa no deserto: Provavelmente, os hebreus celebravam anualmente uma festa no deserto, uma peregrinação a alguma santuário com o sacrifício de carneiros e cabritos. (Ex 8,22) Não convém fazer assim, pois o sacrifício que nós oferecemos ao SENHOR nosso Deus é abominação para os egípcios. Esta festa anual devia ser conhecida pelos egípcios que emprestavam jóias e roupas: (Es 3,22) Cada mulher pedirá à vizinha e à mulher que mora em sua casa objetos de prata e de ouro e vestidos, que poreis

59 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 D) ENCONTRO COM O FARAÓ Após a festa: Provavelmente, os hebreus retornavam ao Egito, pois a ninguém interessava ficar no deserto. Porém, naqueles anos: Apelando-se para um direito antigo, o pedido é rejeitado pelo faraó, que à medida que as negociações vão progredindo, faz concessões. (Ex 8,24) Não deveis ir muito longe. (Ex 10,11) Ide somente vós os homens. (Ex 10,24) Fiquem somente os vossos rebanhos e o vosso gado.

60 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 E) FALÊNCIA DA MISSÃO (Ex 5,14) Os inspetores do faraó açoitaram os capatazes israelitas que eles haviam nomeado, alegando: Por que nem ontem, nem hoje, completastes a quota costumeira de tijolos que produzíeis antes? A situação começa a se complicar pois não se entende, teologicamente, quem comanda: YHWH ou o faraó? (Ex 5,22-23) Então Moisés voltou-se para o SENHOR, dizendo: Meu SENHOR, por que maltratas este povo? Para que foi que me enviaste? Desde que me apresentei ao faraó para lhe falar em teu nome, ele ficou maltratando o povo, e tu nada fizeste para libertá-lo. Diante desta falência, Moisés entra em crise.

61 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 F) RENOVAÇÃO DA VOCAÇÃO (Ex 6,1.9) O SENHOR disse a Moisés: Agora verás o que vou fazer ao faraó. Por mão poderosa será forçado a deixá-los ir; será coagido a expulsá-los do país. Moisés falou deste modo aos israelitas, mas eles não o escutaram, porque estavam com o ânimo abatido pela dura escravidão. O capítulo 6 é uma repetição dos discursos de Deus e novamente uma queixa de Moisés que não sabe falar, que se sente fraco. O redator final preservou todos os textos, colocando-os juntos, mesmo sendo repetições.

62 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 F) RENOVAÇÃO DA VOCAÇÃO (Ex 7,5-7) Os egípcios conhecerão que eu sou o SENHOR, quando eu estender minha mão contra o Egito e tirar os israelitas do meio deles. Moisés e Aarão fizeram exatamente o que o SENHOR lhes havia ordenado. Moisés tinha 80 anos, e Aarão 83. Antes tudo era direcionado ao faraó, agora todo o Egito conhecerá quem domina tudo. Tudo está preparado para os prodígios de Deus defronte à recusa do faraó.

63 4. VOCAÇÃO DE MOISÉS - EX 3-6 Vocação de Moisés Nome de Deus Retorno ao Egito: falência. Renovação da Vocação.

64 AMANHÃ EX 07-15


Carregar ppt "Se você ama alguém, deixe-o livre. (Stanislaw Jerzy Lec)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google