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Receção ao aluno ##.º ## Ano Letivo Diretor de Turma: #######

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Apresentação em tema: "Receção ao aluno ##.º ## Ano Letivo Diretor de Turma: #######"— Transcrição da apresentação:

1 Receção ao aluno ##.º ## Ano Letivo 2017-18 Diretor de Turma: #######
Horário de Atendimento E.E: ##.ªfeira – ##.##h – ##:##h

2 Horário da turma

3 Fotos

4 INFORMAÇÕES

5 Mérito Escolar/Desportivo 2016-17:
Receção ao aluno – Almoços: Marcação no dia anterior; Marcação no próprio dia (com multa) até às 10horas e um limite de marcações diárias de 30 refeições; - Multas (Almoço marcado e não consumido. Verificar sempre se foi feita a passagem correta do cartão no leitor do computador do refeitório); Alteração de almoços (até às 10 horas do dia marcado) – prioridades – 5.º e 6.º anos Mérito Escolar/Desportivo : - Alunos com Prémio a receber ficarão dentro do ringue do pavilhão

6 Quadros de Valor e Excelência 2017/18:
- Explicar o funcionamento. Projeto – “A Melhor Turma” 2017/18: - Explicar o funcionamento. Plano de emergência: - Explicar o funcionamento

7 Cartão do aluno: Portarias:
Levantar os novos cartões na secretaria (Sr. Nuno Carvalhosa); Verificar se o cartão está OK; Alunos Transferidos regularizar a situação na secretaria (Sr. Nuno Carvalhosa); Problemas com cartões resolver na secretaria (Sr. Nuno Carvalhosa); - Cartões provisórios - regularizar a situação na secretaria (Sr. Nuno Carvalhosa) até ao dia Portarias: - regras de funcionamento (o cartão é sempre lido pelo sistema)

8 Cacifos: Caderneta escolar:
A D.ª Françoise irá deslocar-se às turmas para a entrega chaves/cadeados aos alunos; Responsabilidade do Aluno; Situações anómalas – contactar D.ª Françoise ou Diretor de Turma; Novos cacifos - contactar D.ª Françoise. Caderneta escolar: O Diretor de Turma entrega as cadernetas aos alunos; Obrigatoriedade; Importância do uso das cadernetas.

9 Programa da Saúde Oral Os encarregados de educação vão receber via caderneta (colagem) da circular informativa sobre as atividades do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral.

10 Manuais escolares - 5.º Anos – ASE:

11 Manuais escolares - 6.º Anos – ASE:

12 Manuais escolares - 7.º Anos – ASE:

13 Manuais escolares - 8.º Anos – ASE:

14 Manuais escolares - 9.º Anos – ASE:

15 Estatuto do aluno e Ética Escolar (Lei 51/2012 de 5 de setembro) / regulamento Interno:
Material eletrónico dentro da sala de aula. Recolha de imagens Faltas - “Excesso” de faltas injustificadas = Atividades de Recuperação da Aprendizagem - 1 única vez - O incumprimento do dever de pontualidade pode dar lugar à marcação de falta, sendo aplicada a tolerância de 10 minutos no primeiro bloco letivo (entrada) e de 5 minutos nos restantes blocos. - Disciplinar ( 3/5 faltas = Medida Disciplinar Corretiva / suspensão = Plano de Atividades Pedagógicas)

16 - Faltas de Material (R. I. art.º 68)
4. Também é qualificada como falta a comparência do aluno às atividades escolares sem se fazer acompanhar do material necessário, de acordo com as seguintes condições: a) as primeiras 3 faltas de material (em todas as áreas curriculares disciplinares e curriculares não disciplinares, à exceção de Educação Física) não é marcada nos sumários eletrónicos sendo apenas controlada pelo professor da disciplina informando o diretor de turma da forma mais expedita. A partir da quarta vez, inclusive, que o aluno se apresentar sem o material, o professor deve marcar falta no sumário eletrónico, fazendo de imediato uma participação ao respetivo Diretor de Turma, que informa o Encarregado de Educação;

17 b) na disciplina de Educação Física, devido à sua especificidade, as duas primeiras faltas de material não são marcadas nos sumários eletrónicos sendo apenas controladas pelo professor da disciplina informando o diretor de turma da forma mais expedita. A partir da terceira vez que o aluno compareça nas aulas sem o material determinado, o professor deve marcar falta no sumário eletrónico, procedendo em conformidade com o ponto anterior;

18 Sala de aula: Entrada – As salas estarão fechadas e os alunos após o toque aguardam à entrada do respetivo bloco pelo professor (atenção os 5º e 6º anos têm local especifico); Limpeza (as salas devem ser mantidas limpas)

19 Apoio ao estudo (2.º ciclo):
Coadjuvações: Funcionamento Objetivos Apoio ao estudo (2.º ciclo): - a partir de (com autorização do encarregado de educação) Preparação para as Provas Finais (9.º): - 9.º ano (hora indicada no horário do aluno) - Exclusão à 3.ª falta

20 Reforço de Francês (RFRC):
Turmas 8ºE/8ºF; Funcionamento a partir de ; Objetivos. Acompanhamento de Português (ACPORT) e Matemática (ACMAT): 5º e 7º anos; Funcionamento a partir de ; Objetivos. a partir de (com autorização do encarregado de educação)

21 Projeto TURMA MAIS: Turmas 7ºC + 7ºE; 8ºC + 8ºF; 8ºD + 8ºE; 9ºB + 9ºC.
Vai ser feito uma avaliação inicial e uma análise do percurso escolar dos alunos; Formação dos grupos por níveis; Informações aos encarregados de educação nas reuniões.

22 Projeto Atitude Positiva:
Turmas 6º anos; 7ºC + 7ºE; 8ºC + 8ºD + 8ºF. Será implementado nas aulas de Educação Cívica (Prof. de Educação Cívica + Psicólogo da Atitude Positiva) .

23 Projeto + à frente: Turmas 7ºA + 7ºB + 7ºD.
Será implementado nas aulas de Educação Cívica (Prof. de Educação Cívica + Prof. do Projeto).

24 Grelha de Testes 1.º Período:

25 Disciplinas semestrais (7.º/ 8.º):
- As disciplinas de Tecnologias de Informação e Comunicação / Educação Musical / Educação Tecnológica são semestrais. A divisão das disciplinas semestralmente é feita pelos docentes das mesmas. Educação Física (normas de funcionamento): - Todos os valores dos alunos deverão ser depositados por estes no cacifo respetivo, antes do início da aula, que será trancado pela Assistente Operacional em funções nas instalações desportivas; - A Escola não assume qualquer responsabilidade pelos valores que possam ser subtraídos fora do referido cacifo; -

26 Os balneários após o início das atividades letivas serão encerrados como forma de melhor controlar os pertences dos alunos evitando ao mesmo tempo atos de furto e vandalismo. Devido à especificidade e à duração (1 mês) das aulas de natação, os alunos deverão trazer sempre o material necessário (chinelos, touca e fato de banho) para a prática da modalidade, caso não possam praticar a modalidade deverão trazer sempre os chinelos e respectivo equipamento para estarem no espaço de aula.

27 Eleição dos delegados de turma:
- Não podem ser eleitos ou continuar a representar os alunos nos órgãos ou estruturas da escola aqueles a quem seja ou tenha sido aplicada, nos últimos dois anos escolares, medida disciplinar sancionatória superior à de repreensão registada ou sejam, ou tenham sido nos últimos dois anos escolares, excluídos da frequência de qualquer disciplina ou retidos em qualquer ano de escolaridade por excesso grave de faltas, nos termos do presente Estatuto. (Art.º 8, nº5, Lei nº51/2012 de 5 de Setembro)

28 Avaliação Intercalar Os encarregados de educação vão receber via caderneta informações sobre as reuniões das avaliações intercalares (1º período e 2º período)

29 (N.º de disciplinas com nível inferior a três)
Critérios de Retenção Os critérios de retenção em vigor são estes, no entanto podem existir alterações após aprovação em Conselho Pedagógico. RETENÇÃO (N.º de disciplinas com nível inferior a três) 2.º e 3.º Ciclo ► Português, Matemática e outra disciplina; ► 4 disciplinas ou mais.

30 Nomenclatura dos testes
Insuficiente 0% – 49% Suficiente 50% – 69% Bom 70% – 89% Muito Bom 90% – 100%

31 Reunião com os encarregados de educação:
- ## de setembro às ##:## na sala ##


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