A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

casa de vidro – Lina bo bardi

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "casa de vidro – Lina bo bardi"— Transcrição da apresentação:

1 UNIARAXÁ-CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ TRABALHO DE HISTORIA DA ARQUITETURA MODERNA

2 casa de vidro – Lina bo bardi

3 Lina Bo Bardi Nasceu em 5 de dezembro de 1914, Roma, Itália e faleceu 20 de março de 1922, São Paulo. O trabalho de Lina combina racionalismo estético, o pensamento marxista e a reflexão da cultura popular brasileira. Considerada ícone da arquitetura moderna no Brasil, a Casa de Vidro foi o primeiro projeto construído da arquiteta. A Casa de Vidro, residência do casal Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi por mais de 40 anos, ganhou este nome por sua fachada imponente de vidro que parece flutuar sobre pilares. 

4

5 Casa de Vidro Marcada pela transparência dos grandes panos de vidro e pela leveza de sua estrutura de aço.

6 Estrutura A estrutura vertical se compõe por esbeltos tubos de aço, dispostos em uma modulação de quatro módulos de largura por cinco de profundidade. Formam o pilotis da residência e avançam pela laje do piso superior até alcançarem a laje da cobertura.

7 Iluminação A análise visual da iluminação direta e indireta do edifício, permite perceber que quase em sua totalidade o prédio é iluminado pela luz natural.

8 Espaço - uso A análise visual do espaço de uso, permite entender a sua utilização em uma porcentagem aproximada de 41% para área social, 34% para a íntima, 20% para a de serviço e 5% para o acesso.

9 Simetria A análise visual externa da casa de vidro, possibilita entender que existe uma simetria nas linhas, em sua parte frontal, sendo assimétrica quanto a parte lateral. Em todo caso, a utilização de cubos foi essencial no balanço visual e responsável pelas linhas elegantes.

10 Análise da fachada Construção leve e cristalina a toda a frente da casa se apóia sobre pilares metálicos, definindo-se sobre os dois planos horizontais das lajes de piso e cobertura marcando a fachada principal. Entre esses dois planos o vazio do salão.  

11 Análise do interior O interior em total harmonia com a natureza e cortina em toda fachada. Ambientes separados por mobílias o que aumenta o espaço e a visualidade entre os setores.  Aconchegante e ao mesmo tempo audacioso, o salão impera entre os espaços para visitas o recolhimento e descanso.

12 Análise do Acesso Principal
A escada de acesso leve e transparente não impede a visão do entorno.  Definida em dois lances, o primeiro, mais curto, parte em direção à paisagem, o visitante é levado a voltar-se a paisagem, antes de iniciar a subida.  Segundo nível, corresponde ao patamar, primeiro lugar de parada e mirante da paisagem. 

13

14

15

16 Instituto Lina Bo e P.M. Bardi
Hoje A CASA DE VIDRO abriga a sede do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi criado em 1990 que tem como objetivo promover a arquitetura, design, urbanismo e arte brasileira. Com foco em exposições, publicações, palestras e conferências, o Instituto Bardi possibilita o acesso a aspectos relevantes e pouco conhecidos do pensamento e da produção artística e cultural do país. Além do marco arquitetônico, a Casa de Vidro tornou-se ponto de encontro de artistas, arquitetos e intelectuais. O Instituto tem como missão dar continuidade à atuação do casal Bardi, que, além de seu nome, doou ao país o resultado de uma vida de trabalho pela arte e cultura, dentro da filosofia de Pietro “ O importante é mover-se nesses círculos pensando nos outros mais do que em si mesmo”


Carregar ppt "casa de vidro – Lina bo bardi"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google