A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aluna: Michelle Lemos dos Santos Xavier

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aluna: Michelle Lemos dos Santos Xavier"— Transcrição da apresentação:

1 A Relação entre Presenteísmo e Comprometimento Organizacional de Professores
Aluna: Michelle Lemos dos Santos Xavier Orientadora: Profa. Dra. Amalia Raquel Pérez-Nebra Brasília Dezembro de 2015

2 Objetivos Objetivo Geral: Objetivos Específicos:
Verificar a relação entre presenteísmo e comprometimento organizacional de professores. Objetivos Específicos: Descrever o tipo de comprometimento que o indivíduo possui com a organização na qual trabalha; Descrever os índices de presenteísmo nas organizações; Verificar a relação existente entre as dimensões do comprometimento organizacional e do presenteísmo; Verificar a existência de outras variáveis (i.e. idade, sexo) a fim de caracterizar a população da pesquisa.

3 Justificativa Pouca produção científica sobre comprometimento organizacional de professores tanto na literatura nacional quanto na internacional nos últimos 14 anos (Rowe, Bastos, & Pinho, 2013). Carência de estudos e pesquisas sobre presenteísmo. Maior compreensão a respeito desses fenômenos presentes nas organizações.

4 Principais Conceitos Presenteísmo Comprometimento Organizacional
Distração Evitada: aspectos psicológicos – quantidade de concentração utilizada (Ferreira, Martinez, Sousa, & Cunha, 2010). Trabalho Completado: causas físicas – quantidade de trabalho realizada (Ferreira et al, 2010). Comprometimento Organizacional Afetivo: identificação e aceitação em relação aos valores e objetivos da organização (Ribeiro & Bastos, 2010). Calculativo: avaliação a respeito do custo/benefício de permanecer na organização (Ribeiro & Bastos, 2010) . Normativo: sensação de obrigações e deveres morais do empregado para com a organização na qual trabalha (Siqueira & Gomide Júnior, 2014) .

5 Método Delineamento: Correlacional Transversal
Participantes: 187 professores Instrumentos: Presenteísmo: Questionário composto pela escala SPS-6; Comprometimento Afetivo e Normativo: Questionário de Meyer e Allen; Comprometimento Calculativo: Escala desenvolvida por Siqueira; Questionário sociodemográfico. Procedimento: Comitê de Ética, Direções das escolas, TCLE. Análise: Correlação e Análise Descritiva.

6 Resultados e Discussão
Nos seis meses anteriores à pesquisa, 42,78% dos professores foram trabalhar acima de 90 dias apesar de estarem doentes ou de não se sentirem bem. 26,73% do total dos professores participantes da pesquisa foram trabalhar todos os dias nesse estado de saúde. Alta carga física e emocional (Tamayo, Mendonça, & Silva, 2012). Imaginário que o próprio professor carrega a respeito da sua missão (Paschoalino, 2007).

7 Resultados e Discussão
O comprometimento calculativo é preditor de presenteísmo (Trabalho Completado). Avaliação positiva do custo/benefício de permanecer na instituição (Ribeiro & Bastos, 2010). Distração Evitada Trabalho Completado Calculativo r: 0,143 r: - 0,146 p: 0,051 p: 0,047 Afetivo r: - 0,111 r: 0,015 p: 0,131 p: 0,841 Normativo r: 0,040 r: 0,062 p: 0,588 p: 0,396 Correlação entre os tipos de comprometimento organizacional e as dimensões do presenteísmo.

8 Resultados e Discussão
O comprometimento afetivo apresentou maior média (M= 5,15) quando comparado com os comprometimentos normativo (M= 4,87) e calculativo (M= 2,36). Ligação e identificação com os valores e com os objetivos da instituição (Ribeiro & Bastos, 2010). 47,61% dos professores trabalharam de 31 a 40 horas semanais. A média de horas trabalhadas: 35,5 horas. O professor brasileiro é o segundo que mais trabalha no mundo (Talis, 2014).

9 Considerações Finais Contribuições:
Maior compreensão a respeito do presenteísmo e sua relação com o comprometimento organizacional de professores; Resultados importantes a respeito do presenteísmo e dados a respeito do comprometimento organizacional que confluíram com outros estudos já realizados. Limitações: Número total de participantes não chegou ao quantitativo almejado: greve da categoria e falta de disponibilidade de alguns professores. Agenda: Sugere-se a realização de estudos futuros sobre esses temas com professores e com outras categorias profissionais, para que seja possível acompanhar e compreender esses fenômenos organizacionais.

10 Referências Ferreira, A.I., Martinez, L.F., Sousa, L.M., & Cunha, J.V. (2010). Tradução e validação para a língua portuguesa das escalas de presentismo WLQ-8 e SPS-6. Avaliação Psicológica, 9 (2), Paschoalino, J.B.Q. (2007). Matizes do mal-estar dos professores: Um estudo de caso de uma escola pública do ensino médio (Dissertação de Mestrado). Retirado de Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Teaching and Learning International Survey -TALIS). (2014). Retirado de Ribeiro, J.A., & Bastos, A.V.B. (2010). Comprometimento e justiça organizacional: Um estudo de suas relações com recompensas assimétricas. Psicologia Ciência e Profissão, 30 (1), Rowe, D.E.O., Bastos, A.V.B., & Pinho, A.P.M. (2013). Múltiplos comprometimentos com o trabalho e suas influências no desempenho: Um estudo entre professores do ensino superior no Brasil. O&S, 20 (66), Siqueira, M.M.M., & Gomide Júnior, S. (2014). Vínculos do indivíduo com o trabalho e com a organização. Em J.C. Zanelli, J.E. Borges-Andrade, & A.V.B. Bastos (Orgs.), Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil (pp ). Porto Alegre: Artmed. Tamayo, M.R., Mendonça, H., & Silva, E.N. (2012). Relação entre estresse ocupacional, coping e burnout. Em M.C. Ferreira, & H. Mendonça (Orgs.), Saúde e bem-estar no trabalho: Dimensões individuais e culturais (pp ). São Paulo: Casa do Psicólogo.

11 A Relação entre Presenteísmo e Comprometimento Organizacional de Professores
Aluna: Michelle Lemos dos Santos Xavier Orientadora: Profa. Dra. Amalia Raquel Pérez-Nebra Obrigada!


Carregar ppt "Aluna: Michelle Lemos dos Santos Xavier"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google