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Universidade Federal do Espírito Santo

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Apresentação em tema: "Universidade Federal do Espírito Santo"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Espírito Santo
Influências da escolha de repertório sobre o processo de ensino - aprendizagem em alunos do curso de Licenciatura em Música da UFES Márcia Lyra Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo ANAIS ABEM 2010 PÁGINAS 1138 À 1142 ANA CAROLINA B. DE PAULA

2 RESUMO Verificar de que maneira ocorre a escolha
de repertório para as aulas de ensino coletivo de instrumento (teclado e violão); Compreender de que forma a aprendizagem se relaciona com o nível motivacional do aluno no que diz respeito ao repertório escolhido pelo professor; Gerar e consolidar um referencial teórico consistente, que permita um melhor suporte na análise dos dados coletados (alunos e professores do curso de licenciatura em música UFES)

3 INTRODUÇÃO A escolha de repertório, é apontada em alguns trabalhos como fator fundamental para a aprendizagem musical; A avaliação prévia das peças a serem trabalhadas é importante porque o repertório adequado, além de ser capaz de despertar a motivação, também auxilia na aplicação de técnicas apropriadas ao nível dos alunos contribuindo assim para um melhor aproveitamento e consequente desenvolvimento.

4 Vivência e Experiência
“A música será escolhida tanto para satisfazer necessidades emocionais, como também para suprir possíveis necessidades técnicas de acordo com as condições do estudante. Considero de extrema importância que os objetivos traçados pelo professor sejam compartilhados com os estudantes, principalmente em curso superior.” (FIREMAN, 2006, p. 112).

5 LICENCIATURA EM MÚSICA
Os cursos de licenciaturas têm como objetivo formar futuros educadores musicais, vale ressaltar a importância do conhecimento de diversos universos musicais. É através desse conhecimento que o futuro professor irá se preparar para a diversidade cultural das salas de aulas das escolas de ensino regular e, por isso, a informação sobre o universo musical dos alunos se torna essencial. LICENCIATURA EM MÚSICA

6 É preciso considerar que a trajetória escolar é somente um dos fatores que integram a trajetória de vida musical do professor de música. [...] Não que as disposições de origem sejam determinantes finais, mas elas têm efeitos sobre as práticas musicais e pedagógicas construídas na trajetória de formação dos professores (VIEIRA, 2003, p. 78).

7 ESTRATÉGIAS Reflexão constante sobre os padrões adotados para que haja um constante intercâmbio de informações; Como, o porquê e o para quê das metodologias adotadas. Como consequência, é necessário que o estudante saiba quais estratégias serão utilizadas para alcançar esses objetivos. Dessa forma, o educando estará consciente do processo de ensino, podendo compartilhar a responsabilidade do aprendizado com o professor (FIREMAN, 2006, p. 112).

8 REPERTÓRIO COMO DIÁLOGO
é importante que a seleção do repertório ocorra através de uma programação reflexiva e que considere o universo musical dos alunos em um primeiro momento. é necessário que o professor realize uma avaliação das condições musicais dos alunos logo nos primeiros contatos com o intuito de traçar “alternativas para a construção do processo educacional a partir das carências ou virtudes constatadas” (QUADROS JR.; QUILES; TOURINHO, 2009).

9 O professor faz o sentido do mundo musical a sua volta
Objetivamos a capacitação de um profissional que deve ser flexível, reflexivo e capaz de perceber e agir sobre realidades muito distintas. Precisamos capacitar o futuro professor de música para que ele/ela saiba administrar e gerenciar o conhecimento dos alunos, capacitando-os a fazer sentido do mundo musical a sua volta (HENTSCHKE, 2003, p. 55).

10 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Examinar quais os critérios adotados para a escolha de repertório para aulas de instrumentos coletivos e suas metodologias de ensino; Conferir quais são as preferências musicais dos alunos; Compreender de que maneira a aprendizagem se relaciona com o nível motivacional do aluno no que diz respeito ao repertório escolhido. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

11 RESULTADOS ESPERADOS Contribuir para reflexões sobre os procedimentos para a escolha do repertório destinado às aulas de ensino coletivo de instrumento e analisar as influências do repertório escolhido sobre a motivação para aprendizagem dos alunos do ensino superior de música, levando em consideração suas preferências musicais. Estimular os alunos do curso de licenciatura a analisarem aspectos sociais e psicológicos de seus ambientes de trabalho ante à necessidade de aplicação de um repertório segundo seus gostos pessoais.

12 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE MÚSICA MEMES – 2º SEMESTRE NOVEMBRO, 2016


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