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PublicouBianca Perera Alterado mais de 10 anos atrás
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Visão de Auditor Para o Ensino Básico * Síntese *
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Hipocrisia Pensar ... em Deus Falar ... de Paz Promover ... a Guerra
Quebra-Gelo Hipocrisia Pensar ... em Deus Falar ... de Paz Promover ... a Guerra O que se pensa Não tem nada a ver com o que se fala E muito menos com o que se faz! Pensar Falar Quem já teve essa experiência? Agir
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Apresentação O mundo de hoje se preocupa em adotar
caminhos que sejam capazes de levar à melhoraria contínua da QUALIDADE DE VIDA, tão comprometida pelos inúmeros Impactos ambientais negativos.
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Evolução Histórica dos Valores Educacionais.
As necessidades educacionais acompanhando a evolução científica, tecnológica e social. O que é necessário "hoje"? Por quê? Quem atenderá a essas necessidades? Onde serão identificadas? Quando serão avaliadas? Como serão tratadas? Evolução Histórica dos Valores Educacionais
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Evolução Mundial e Desafios
Terceiro Milênio 1900 1920 1940 2000 Mundo de Hoje ? Globalização da Economia Produção artesanal Atuação Responsável Produção industrial Segunda Guerra Mundial Guerra Comercial Desenvolvimento Sustentável Evolução Histórica dos Valores Educacionais
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Evolução Histórica dos Valores Educacionais
Processo de Educação ATUAÇÃO RESPONSÁVEL DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Evolução Histórica dos Valores Educacionais
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Evolução Histórica dos Valores Educacionais
O foco no educando O que ensinamos e que é desnecessário. Tudo que ensinamos O que ensinamos e que atende às necessidades do educando. O que o educando necessita O que não ensinamos e que é necessário. Evolução Histórica dos Valores Educacionais
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A importância das Normas
Existem Normas que nos mostram os caminhos da MELHORIA CONTÍNUA da Qualidade de Vida. Elas constituem-se em PADRÕES que devem ser observados pelas pessoas em seu agir e fornecem parâmetros básicos para auditorias. Funcionam como uma TABUADA para as ATIVIDADES HUMANAS. Evolução Histórica dos Valores Educacionais
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Normas como princípio da ação
Bíblia => Tabuada da Vida. Constituição => Tabuada de todas as Leis. Lei => Tabuada das normas de conduta humana. Norma => Tabuada das atividades humanas. Atividade => Processo ou conjunto de processos para a obtenção de resultados. Resultado => Fim alcançado (desejável ou não). Evolução Histórica dos Valores Educacionais
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Normas como princípio da ação
Quando a nossa atividade resulta em algo indesejável, ou inesperado, encontramo-nos diante de uma não-conformidade. Para evitarmos preventivamente a não-conformidade, devemos seguir rigorosamente as Normas que regulam nossa atividade. Mas, se errar é humano, o dever de corrigir o erro é divino! Vamos aprender com ele e iniciar de imediato todas as ações corretivas necessárias, com o firme propósito de não cometê-lo novamente. Evolução Histórica dos Valores Educacionais
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Alguns conceitos importantes
QUALIDADE Resultado em conformidade com o planejamento CONFORMIDADE Resultado obtido de acordo com a Especificação ESPECIFICAÇÃO Definição da variação que é aceitável no resultado VARIAÇÃO Alteração observada no resultado GRANDEZAS DE INFLUÊNCIA Todas as causas da variação observada no resultado Evolução Histórica dos Valores Educacionais
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Visão Crítica de Auditor
Cada pessoa deve avaliar o mundo em que vive a partir de evidências objetivas. Essa postura de cada um, a partir do Ensino Fundamental, permite separar a imaginação da realidade. Toda e qualquer decisão que a pessoa tenha que tomar deverá estar baseada em fatos, nunca em suposições sem fundamentação objetiva. Evolução Histórica dos Valores Educacionais
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Evolução Histórica dos Valores Educacionais
Visão Comparativa Quando “medimos” uma grandeza, estamos comparando-a com um “padrão” tomado como referência. Quando “observamos” uma situação, devemos compará-la com o um “padrão” que defina com clareza o que “deve ser” essa situação. Evolução Histórica dos Valores Educacionais
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Exemplo de padrão para exercitar a visão crítica de auditor
Presidência da República Casa Civil Lei Nº 8.069, de 13 de Julho de 1990 Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Exemplo de padrão para exercitar a visão crítica de auditor Já observaram quantas notícias existem sobre a exploração do trabalho infantil? Evolução Histórica dos Valores Educacionais
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Exemplo de padrão para exercitar a visão crítica de auditor
Presidência da República Casa Civil Lei Nº 8.078, de 11 de Setembro de 1990 Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Exemplo de padrão para exercitar a visão crítica de auditor Já observaram quantas notícias existem sobre propaganda enganosa? Evolução Histórica dos Valores Educacionais
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Exemplo de padrão para exercitar a visão crítica de auditor
Presidência da República Casa Civil Lei Nº , de 1º de Outubro de 2003 Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Exemplo de padrão para exercitar a visão crítica de auditor Já observaram que existem espaços reservados aos Idosos em todos os locais públicos? Evolução Histórica dos Valores Educacionais
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Visão sistêmica e visão de processos.
Sistemas - conceito de "Feed-Back". Processos - Causas, Efeitos e suas correlações. Sinergia - considerações práticas. Visão Sistêmica e Visão de Processos
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Conjunto de elementos interrelacionados ou interativos
SISTEMA Conjunto de elementos interrelacionados ou interativos Visão Sistêmica e Visão de Processos
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Elemento que dá dirigibilidade aos Sistemas
Feed-Back Elemento que dá dirigibilidade aos Sistemas Visão Sistêmica e Visão de Processos
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Visão Sistêmica e Visão de Processos
Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam entradas em resultados. Materiais Máquinas Pessoas Processo Resultado Método Ambiente Visão Sistêmica e Visão de Processos
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Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e de informações.
Tomar decisões com base em fatos Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e de informações. Visão Sistêmica e Visão de Processos
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Fornecedores e Clientes
Todos nós somos fornecedores e clientes. Por isso somos interdependentes. Enquanto fornecedores devemos colocar o foco em nossos clientes, entendendo suas necessidades atuais e futuras. Enquanto clientes devemos especificar objetivamente o que desejamos aos nossos fornecedores. Visão Sistêmica e Visão de Processos
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Homem x Máquina A máquina que produz abundância, tem nos deixado na penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos . Nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco mais do que máquinas. Precisamos de humanidade mais do que de inteligência. Precisamos de afeição e de doçura. Sem essas virtudes a vida será de violência e tudo estará perdido. Charles Chaplin Visão Sistêmica e Visão de Processos
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Visão Sistêmica e Visão de Processos
Liderança Líderes estabelecem a unidade de propósitos e o rumo que pretendem seguir. Devem criar e manter um ambiente tal que as pessoas possam estar totalmente envolvidas no propósito de atingir os objetivos estabelecidos. Visão Sistêmica e Visão de Processos
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Envolvimento de pessoas
As pessoas são a essência de qualquer realização e seu total envolvimento possibilita que as suas habilidades sejam usadas para alcançar os objetivos definidos. Visão Sistêmica e Visão de Processos
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Visão Sistêmica e Visão de Processos
Abordagem de processo Um resultado desejado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como um processo. Visão Sistêmica e Visão de Processos
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Visão Sistêmica e Visão de Processos
Abordagem sistêmica Identificar, entender e gerenciar os processos inter-relacionados, como um sistema, contribui para se alcançar, eficazmente, os objetivos desejados. Visão Sistêmica e Visão de Processos
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Visão Sistêmica e Visão de Processos
Melhoria Contínua A melhoria contínua é como o respirar. Deve ser um objetivo permanente de cada cidadão. Visão Sistêmica e Visão de Processos
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Requisitos do sistema Quem é cliente e o que ele necessita?
Quem é o responsável pelo atendimento aos clientes? Que recursos podemos utilizar? Nosso atendimento é satisfatório? Pode ser melhorado? O que nós fazemos para atender ao cliente. O cliente ficou satisfeito? FOCO NO CLIENTE Educação e Ética Visão Sistêmica e Visão de Processos
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Visão Sistêmica e Visão de Processos
OBJETIVO Visão Sistêmica e Visão de Processos
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Visão Sistêmica e Visão de Processos
O que é melhor? Excesso? Falta? Visão Sistêmica e Visão de Processos
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Visão Sistêmica e Visão de Processos
Eficácia x Eficiência Planejamento Realização EFICÁCIA EFICIÊNCIA Tornar disponível o melhor recurso possível Uso correto dos recursos disponíveis Visão Sistêmica e Visão de Processos
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Sinergia Agregação de Valor 1 + 1 > 2 Desenvolvimento Sustentável
Só é possível quando se tem uma atuação responsável nos processos O todo resulta maior do que a soma das partes. 1 + 1 > 2 Sinergia Gerado pela interação de homens, métodos e recursos, em ambiente adequado. tichá Agregação de Valor Só é possível gerar Sinergia, quando se muda o paradigma do Eu para o Nós! Visão Sistêmica e Visão de Processos
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Os triângulos do "fogo" e da "criatividade".
Conceito de "Problema". Identificação. Equacionamento. Solução. Os triângulos do "fogo" e da "criatividade". Quando mudanças são necessárias - novos paradigmas - reações às mudanças. Conceito de Problema
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? Problema É tudo aquilo que precisa ser explicado ou resolvido para
nortear uma tomada de decisão Conceito de Problema
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Instrumental / Ferramentas
Solução de um Problema 50% Um problema bem enunciado já está resolvido. Solucionador Competência Postura Comprometimento Metodologia Instrumental / Ferramentas Condições Ambientais Conceito de Problema
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Sabedoria Conheci- mento Informa- ções Dados
Conceito de Problema
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Sabedoria O sábio ajuda o povo a compreender que a sabedoria
não vem do poder e da riqueza, ao contrário, ela é bem superior a estes. “Orei, e foi-me dada a prudência; supliquei, e veio a mim o espírito da sabedoria. Preferi a Sabedoria aos cetros e tronos e em comparação com ela, julguei sem valor a riqueza; a ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois, a seu lado, todo o ouro do mundo é um punhado de areia e diante dela, a prata será como lama. Amei-a mais que a saúde e a beleza, e quis possuí-la mais que a luz, pois o esplendor que dela irradia não Se apaga. Todos os bens me vieram com ela, pois uma riqueza incalculável está em suas mãos”. (Sb 7, 7-11).
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O Triângulo da Criatividade
P TTT TTT C M A TTT Conceito de Problema
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Para enfrentar os desafios
Somando Esforços Subtraindo Desperdícios Multiplicando Energia Dividindo Responsabilidades Evolução dos métodos Melhoria Mudança Vontade de mudar Saber mudar Aceitar desafios Conceito de Problema
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Aceitando os desafios C A B A B C Ligar as casas: A com A, B com B,
C com C, sem cruzar as linhas e sem tocar na cerca ou nas outras casas. C A B A B C Conceito de Problema
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Mudanças de Paradigmas
INDIVÍDUO » GRUPO PARASITISMO » SIMBIOSE CORREÇÃO » PREVENÇÃO AUTOCRACIA » PARTICIPAÇÃO ENVOLVIMENTO » COMPROMETIMENTO SIMPATIA » EMPATIA INTENÇÃO » DEMONSTRAÇÃO Conceito de Problema
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Mudanças de Paradigmas
Ligar os nove pontos com apenas quatro segmentos de retas. Conceito de Problema
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O "dever-ser" e o "ser" - Os triângulos
dos "valores" nas culturas do ter e do ser. A balança. Evidências Objetivas. Conformidades e não-conformidades. Ações corretivas e ações preventivas. Análise crítica. Propostas de Melhoria Contínua.
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PODER TER TREINAMENTO SER EDUCAÇÃO DEVER O dever-ser e o ser
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C / NC PADRÃO DIZ o que FAZ E.O. FAZ o que DIZ O dever-ser e o ser
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Ação Preventiva e Ação Corretiva
Ação tomada para eliminar a causa de uma não-conformidade potencial ou outra situação potencial indesejável Ação tomada para eliminar a causa de uma não-conformidade existente ou outra situação real indesejável x O dever-ser e o ser
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A Transversalidade e a Visão de Auditor para o Ensino Básico
O compromisso com a construção da cidadania, pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Nessa perspectiva é que foram incorporadas como Temas Transversais, as questões da Ética, da Pluralidade Cultural, do Meio Ambiente, do Trabalho e Consumo, da Saúde e da Orientação Sexual.
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A Transversalidade e a Visão de Auditor para o Ensino Básico
Os objetivos e conteúdos dos Temas Transversais devem ser incorporados nas áreas já existentes e no trabalho educativo da escola. É essa forma de organizar o trabalho didático que recebeu o nome de transversalidade.
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A Transversalidade e a Visão de Auditor para o Ensino Básico
Amplos o bastante para traduzir preocupações da sociedade brasileira de hoje, os Temas Transversais correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas, na vida cotidiana. O desafio que se apresenta para as escolas é o de abrirem-se para o debate sobre elas.
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A Transversalidade e a Visão de Auditor para o Ensino Básico
A “Visão de Auditor para o Ensino Básico” visa oferecer caminhos práticos para a compreensão da proposta em sua globalidade, viabilizando a articulação entre os temas, explicitando sua transversalidade e auxiliando no trabalho que as escolas enfrentam em face das problemáticas sociais, facilitando ao professor e aos alunos na criação do seu próprio planejamento de trabalho.
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O dever-ser e o ser
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ÉTICA MEIO AMBIENTE PLURALIDADE CULTURAL TRABALHO E CONSUMO SAÚDE EDUCAÇÃO SEXUAL
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Ética A abordagem da Ética leva a a escola a incentivar a autonomia na constituição de valores de cada aluno, ajudando-o a se posicionar nas relações sociais dentro da escola e da comunidade como um todo, abrangendo os principais blocos temáticos: respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade. Com a Visão de Auditor para o Ensino Básico, deverão ser abordados temas da atualidade que possam ser avaliados e colocados no contexto da Proposta Pedagógica da Escola.
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Meio Ambiente A abordagem do Meio Ambiente introduz nas salas de aula esse tema, cada vez mais atual. Para o educador, o Meio Ambiente não se restringe ao ambiente físico e biológico, mas inclui também as relações sociais, econômicas e culturais. O objetivo da Visão de Auditor para o Ensino Básico é trazer reflexões que levem o aluno ao enriquecimento cultural, à qualidade de vida e à preocupação com o equilíbrio ambiental.
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Pluralidade Cultural A abordagem da Pluralidade Cultural é especialmente importante, pelo fato da sociedade brasileira ser formada por diversas etnias. O desafio é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro, incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural. Com a Visão de Auditor para o Ensino Básico, poderão ser desenvolvidas atividades que mostrem, objetivamente, como a Pluralidade Cultural pode fazer parte do trabalho na escola.
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Trabalho e Consumo A abordagem do tema Trabalho e Consumo torna-se mais necessária, principalmente ao final do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, momento oportuno para preparar os jovens para a sua inserção no mundo do trabalho e discutir temas como consumo, direitos, desemprego, entre outros. A Visão de Auditor para o Ensino Básico pode incentivar a discussão deste tema dentro da escola, constituindo-se como uma importante ferramenta para estimular a análise crítica do estudante e fortalecer a sua inserção no mercado de trabalho.
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Saúde A Saúde, antes de tudo, é um direito fundamental do cidadão.
Nesse sentido, a escola tem a função de orientar o estudante com as noções básicas de higiene e saúde, lembrando-lhe que cada indivíduo deve ser responsável pelo seu próprio bem-estar. A Visão de Auditor para o Ensino Básico, além de auxiliar no aprofundamento desse tão importante tema, permitirá uma abordagem objetiva de temas complexos como: uso de drogas, Aids e gravidez na adolescência, dentre outros, a partir da coleta e análise de evidências objetivas.
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Educação Sexual A educação sexual, mesmo sendo um assunto polêmico, que envolve questões de foro íntimo, leva a escola a cumprir o seu dever de orientar os alunos e esclarecer suas dúvidas a esse respeito. Aids, métodos contraceptivos, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e a descoberta do próprio corpo e da sexualidade são questões a serem abordadas em sala de aula. Com a Visão de Auditor para o Ensino Básico, muitas informações que tratam desses temas poderão ser aprofundadas, a partir de evidências objetivas.
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Uma proposta concreta Criar um ambiente de diálogo e intercâmbio de informações, de modo a nortear atividades que permitam a aplicação da “Visão de Auditor para o Ensino Básico”, com ênfase nos desafios do dia-a-dia, com base nos temas transversais do Ensino Básico. Programar um curso completo, com carga-horária de 32 horas, sendo 24 teóricas e auto-estudos e as 8 horas restantes de auditorias práticas, incluindo emissão de relatórios. Promover encontros semestrais para avaliações e trocas de informações entre os grupos formados, promovendo direcionamentos adequados às atividades desenvolvidas pelos grupos.
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Para contratar esse curso
Carga-horária: 32 horas (4 dias de 8 horas cada). 24 horas teóricas em sala-de-aula. 8 horas de auditorias práticas. A Equipe do Clube da Tabuada prepara todo o conteúdo para o curso, elabora as apostilas, ministra as aulas teóricas e práticas e deixa o Sistema pronto para funcionar sob a Gestão de cada escola (que é preparada durante o curso). Pode acompanhar, também, os encontros semestrais para avaliações e trocas de informações entre os grupos formados, promovendo direcionamentos adequados às atividades desenvolvidas pelos grupos, se a Gestão da Escola julgar necessário. Contatem-nos:
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