A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quero falar-te dos meus sentimentos Foi assim que a comunicação começou.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quero falar-te dos meus sentimentos Foi assim que a comunicação começou."— Transcrição da apresentação:

1

2 Quero falar-te dos meus sentimentos Foi assim que a comunicação começou

3 Comunicar é como jogar andebol Eu atiro a bola e tu apanha-la. Depois tu atiras a bola e eu apanho-a. E outra vez, eu atiro a bola…

4 A comunicação não começa com ambos a falar ao mesmo tempo. O primeiro gesto tem de partir de um deles. Alguém tem de atirar a primeira bola. Habituamo-nos desde cedo que algumas pessoas não ouçam o que lhes queremos dizer. E assim acabamos por pensar Afinal o que eu digo não interessa.

5 É por isso que é preciso ter coragem para ser o primeiro a atirar a bola. Algumas vezes, quando finalmente arranjamos coragem para atirar a bola, a outra pessoa desvia-se. Alguma vez isto lhe aconteceu?

6 Ou lançamos a bola com toda a nossa alma, e a pessoa a quem a atiramos devolve-a com um pontapé… Alguma vez isso lhe aconteceu?

7 Ou atiramos uma bola muito rica e muito grande, que nos é devolvida muito mais magrinha... Todos nós queremos que as bolas que atiramos sejam aceites. Todos nós queremos ter alguém que ouça o que temos para dizer. Todos nós queremos que os outros saibam que existimos.

8 Se a pessoa a quem atiramos uma bola com toda a nossa alma a apanhar, e se nós apanharmos a bola que essa pessoa nos lança de volta, um acto de comunicação acontece.

9 Quando as comunicações não concretizadas se acumulam as nossas emoções tornam-se instáveis. Tornamo-nos tristes, preocupados, zangados, preconceituosos, pouco amigáveis…

10 Se a pessoa a quem atiramos a bola não a apanhou como queríamos não a culpemos por isso.

11 Talvez seja simplesmente Porque não é uma boa jogadora de andebol. Talvez seja só porque estava nervosa e a mão escorregou. Talvez seja só porque a nossa bola era demasiado pesada…

12 Conhecer é saber ouvir o que a outra pessoa está a dizer. A capacidade para comunicar depende da capacidade para fazer a outra pessoa falar – – e da sua capacidade para ouvir o que ela está a dizer. Só se ouve verdadeiramente quando se ouve tudo o que a pessoa está a dizer, sem julgar, sem negar, ou comparar essa pessoa connosco.

13 Se há compreensão pode ter- se pensamentos diferentes, interesses diferentes, sentimentos diferentes - e ainda assim estarmos juntos. Se está verdadeiramente a ouvir, e se está preparado para compreender, será fácil para a outra pessoa falar.

14 Mesmo que a bola seja difícil de apanhar, ou tenha sido atirada debilmente, se fizer o seu melhor para a apanhar…consegue!

15 Não conseguirá apanhar nenhuma bola se se limitar a esperar.

16 Vivemos graças à comunicação. Quando a nossa comunicação com alguém se altera a nossa relação com os outros muda também.. Tal como muda a nossa relação com o trabalho. Até a relação connosco mesmos.

17 Se está pronto realmente para conhecer, dê um passo em frente. Use o seu corpo todo. Estenda a sua mão E descubra o que está mesmo à sua frente

18

19


Carregar ppt "Quero falar-te dos meus sentimentos Foi assim que a comunicação começou."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google