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Curso Técnico em Agronegócio Comercio Exterior

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Apresentação em tema: "Curso Técnico em Agronegócio Comercio Exterior"— Transcrição da apresentação:

1 Curso Técnico em Agronegócio Comercio Exterior
Ministério das Relações Exterioes (MRE) Secoms Professor: Odivar Marcos Bonetti Aluno:Ricardo Ribeiro Dambros

2 O que faz MRE O Ministério das Relações Exteriores (ou Itamaraty) é o órgão do Poder Executivo responsável pela política externa e pelas relações internacionais do Brasil, nos planos bilateral, regional e multilateral. O Itamaraty assessora o Presidente da República na formulação da política exterior do Brasil e na execução das relações diplomáticas com Estados e organismos internacionais. Com uma rede de mais de 220 representações no mundo, o Ministério promove os interesses do País no exterior, presta assistência aos cidadãos brasileiros e dá apoio a empresas brasileiras. Além disso, o Itamaraty organiza as visitas oficiais ao Brasil de Chefes de Estado e de Governo e demais altas autoridades estrangeiras, bem como prepara e operacionaliza as visitas do Presidente da República, do Vice-Presidente da República e do Ministro das Relações Exteriores a outros países.

3 MRE Subdivisões Divisão de Investimentos (DINV)
Divisão de Inteligência Comercial (DIC) Divisão de Operações de Promoção Comercial (DOC) Divisão de Programas de Promoção Comercial (DPG) Coordenação de Gestão Financeira (CGF)

4 Divisão de Investimentos (DINV)
Atrair investimentos; Promover a internacionalização de empresas brasileiras; Promover diálogos bilaterais de comércio e investimentos; Participar da organização e coordenação dos foros de CEOs; Representar o MRE nas reuniões do Comitê de Financiamento e Garantia das Exportações (COFIG); Elaborar e contratar estudos sobre investimentos no Brasil e no exterior; Participar da organização e da coordenação de jornadas jurídico-empresariais, no Brasil e no exterior; Acompanhar e prestar apoio às missões internacionais da Secretaria Especial de Portos.

5 Divisão de Inteligência Comercial (DIC)
Elaborar estatísticas de comércio exterior; Elaborar publicações e banco de dados e coordenar sua distribuição aos Setores de Promoção Comercial (SECOMs); Prestar consultoria comercial e colaborar para a solução de problemas e reclamações; Participar do esforço de integração regional por meio de ações no âmbito do Programa de Substituição Competitiva de Importações (PSCI); Divulgar licitações internacionais.

6 Divisão de Operações de Promoção Comercial (DOC)
Planejar e coordenar missões empresariais brasileiras, feiras, seminários e rodadas de negócios de promoção comercial; Divulgar o produto turístico brasileiro; Analisar e emitir pareceres sobre pedidos de operação de exportação de produtos de defesa, no âmbito da Política Nacional de Exportação de Material de Emprego Militar (PNEMEM); Estimular a formação de câmaras de comércio binacionais e apoiar entidades parceiras; Coordenar os comitês empresariais ad hoc; Atuar como Secretaria Executiva do Comitê Empresarial Permanente no MRE; Participar na Reunião Especializada de Promoção Comercial Conjunta do MERCOSUL (REPCCM)

7 Divisão de Programas de Promoção Comercial (DPG)
Elaborar planejamento estratégico das atividades de promoção comercial; Orientar e acompanhar a execução das atividades da rede de SECOMs nos postos; Operar, monitorar, manter e desenvolver, em coordenação com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), os sistemas do portal de promoção comercial BrasilGlobalNet e da rede Extranet DPR, bem como coordenar o treinamento de seus usuários; Elaborar programa de treinamento e aperfeiçoamento técnico no campo de promoção comercial.

8 Coordenação de Gestão Financeira (CGF)
Manter a infraestrutura e o funcionamento do DPR e da rede de SECOMs; Elaborar a proposta orçamentária; Administrar recursos humanos; Setores de Promoção Comercial (SECOMs) no exterior.

9 Setores de Promoção Comercial (SECOMs)
Elaboração da série “Como Exportar Organização de missões empresariais brasileiras ao exterior Elaboração de pesquisas de mercado Divulgação de destinos turísticos do Brasil

10 Setores de Promoção Comercial (SECOMs)
Atendimento a consultas comerciais Reclamações comerciais Atração de investimentos Identificação de projetos de obras públicas locais Organização da participação brasileira em feiras internacionais


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