A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
Templo Batista Bíblico

2 Revisão Bibliologia: 1-Fundamentos Históricos
2-Autoridade das Escrituras 3-Inerrância e Infalibilidade 4-Inspiração das Escrituras 5-Suficiência das Escrituras 6-Princípios de Interpretação

3 Revisão Eclesiologia: 7-O que é igreja? 8-Missão da Igreja
9-Ministério Pastoral 10-Filosofia Ministerial 11-Membresia e Disciplina 12 – MINISTÉRIOS: Missões e Evangelismo 13- MINISTÉRIOS: Discipulado e Aconselhamento

4 Eclesiologia II: SACRAMENTOS: Definição

5 Introdução Objetivos:
1 – Definir o termo “sacramento” dentre os muitos usos que ele possui em contextos religiosos diferentes. 2 – Estabelecer o uso desse termo em nosso contexto de igreja local. 3- (próxima semana) Importância dos Sacramentos e Suas aplicações

6 Introdução A vida cristã começa através de uma obra sobrenatural realizada pela imerecida graça de Deus no coração e na vida de uma pessoa e deve ser continuada da mesma maneira. Gl 3.3 Sois assim insensatos que, tendo COMEÇADO NO ESPÍRITO, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne?

7 Introdução A vida cristã começa através de uma obra sobrenatural realizada pela imerecida graça de Deus no coração e na vida de uma pessoa e deve ser continuada da mesma maneira. Ef 2.10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus PARA BOAS OBRAS, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

8 Introdução A vida cristã começa através de uma obra sobrenatural realizada pela imerecida graça de Deus no coração e na vida de uma pessoa e deve ser continuada da mesma maneira. Fp Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, DESENVOLVEI A VOSSA SALVAÇÃO com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.

9 Introdução A vida cristã começa através de uma obra sobrenatural realizada pela imerecida graça de Deus no coração e na vida de uma pessoa e deve ser continuada da mesma maneira. 2Pe antes, CRESCEI na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.

10 Termo não se encontra na Bíblia
1- Os Meios da Graça A – Significado da expressão: Termo não se encontra na Bíblia

11 1- Os Meios da Graça A – Significado da expressão:
Um RECURSO empregado para alcançar um objetivo. (Dicionário Aurélio) Os RECURSOS VISÍVEIS E COMUNS pelos quais Cristo transmite à sua igreja os benefícios de sua mediação [ou seja, de sua morte]. (Catecismo de Westminster )

12 1- Os Meios da Graça A – Significado da expressão: Os meios da graça são os recursos visíveis e comuns pelos quais Cristo transmite à sua igreja os benefícios de sua mediação, ou seja, de sua morte.

13 1- Os Meios da Graça B – Quais são: Particular e Público

14 1- Os Meios da Graça B – Quais são: Pregação da Palavra e Sacramentos

15 1- Os Meios da Graça C – P.S. (Post scriptum) O assunto “sacramento” será abordado nestes Fundamentos Eclesiológicos como uma expressão dos “Meios da Graça”.

16

17 Latim 2- Sacramento “sacramentum”
A – Origem do termo: Latim “sacramentum” Originariamente denotava uma soma de dinheiro depositada por duas partes em litígio.

18 2- Sacramento Igreja Primitiva
A – Origem do termo: Igreja Primitiva A palavra empregada para denotar todas as espécies de doutrinas e ordenanças. Por esta mesma razão, alguns se opuseram ao nome e preferiam falar em "sinais" ou "mistérios".

19 Transição para uso cristão
2- Sacramento A – Origem do termo: Transição para uso cristão “uso militar” (a) juramento pelo qual um soldado prometia solenemente obediência ao seu comandante, visto que no batismo o cristão promete obediência ao seu Senhor;

20 Transição para uso cristão
2- Sacramento A – Origem do termo: Transição para uso cristão “uso religioso” (b) A Vulgata o empregou para traduzir o grego mysterion. É possível que este vocábulo grego fosse aplicado aos sacramentos por terem eles uma tênue semelhança com alguns dos mistérios das religiões gregas.

21 2- Sacramento Agostinho (sec. IV)
A – Origem do termo: Agostinho (sec. IV) Definido como uma “palavra visível” ou um “sinal exterior e visível de uma graça interior e espiritual”.

22 2- Sacramento Reforma Protestante
A – Origem do termo: Reforma Protestante Durante e imediatamente após a Reforma, muitos não gostavam do nome "sacramento".

23 2- Sacramento Reforma Protestante Melanchton empregava "signi"
A – Origem do termo: Reforma Protestante Melanchton empregava "signi"

24 2- Sacramento Reforma Protestante
A – Origem do termo: Reforma Protestante E tanto Lutero como Calvino achavam necessário chamar a atenção para o fato de que a palavra "sacramento" não é empregada em seu sentido original na teologia.

25 Dicionário On-line 2- Sacramento
B – Significado atual: Dicionário On-line s.m. Ato religioso cuja finalidade é a santificação daquele que é seu objeto. Para os cristãos, o sinal sagrado instituído por Jesus Cristo para dar, confirmar ou aumentar a graça.

26 ********** 2- Sacramento
C – Termo bíblico: ********** A palavra "sacramento" não se encontra na Escritura. Quando a Bíblia trata desse “meio da graça” ela fala dos ritos.

27 2- Sacramento C – Termo bíblico: latreu&w, latrei&a (latreúô, latreía) Realizar ritos religiosos como parte do culto, da adoração (At 7.7; Hb 9.1); servir, serviço ou culto.

28 2- Sacramento C – Termo bíblico: Grego Clássico Originalmente usado para trabalho físico, mas depois de maneira mais geral, e podia incluir o serviço cultual. Em etapa posterior, tinha um uso ritual, “honrar aos deuses”, “adoração”

29 2- Sacramento C – Termo bíblico: Antigo Testamento Acha-se cerca de 90 vezes, especialmente em Ex, Dt, Js e Jz, mas não se acha nos profetas a não ser em Ez

30 2- Sacramento C – Termo bíblico: Antigo Testamento ‘âbad (hb)– servir, que é traduzido na LXX por douleô (escravo) bem como latreuô. Ex.: Ex 4.23; 8.1 – é uma questão de adoração que, como no caso de outros povos antigos, era praticada mediante o culto (Ex 3.12; Dt 4.19, 28; Js 22.27; )

31 2- Sacramento ocorre 21 vezes, todas usadas em um sentido religioso
C – Termo bíblico: Novo Testamento ocorre 21 vezes, todas usadas em um sentido religioso

32 2- Sacramento a) Adoração aos deuses estranhos (Rm 1.25; At 7.42)
C – Termo bíblico: Novo Testamento a) Adoração aos deuses estranhos (Rm 1.25; At 7.42)

33 2- Sacramento b) Prestar culto a Deus (Mt 4.10) Novo Testamento
C – Termo bíblico: Novo Testamento b) Prestar culto a Deus (Mt 4.10)

34 2- Sacramento C – Termo bíblico: Novo Testamento c) O termo perdeu, em grande medida, sua conotação ritual em favor da adoração (At 24.24; 26.6,7)

35 2- Sacramento d) Hebreus revê as ligações mais estreitas com o AT
C – Termo bíblico: Novo Testamento d) Hebreus revê as ligações mais estreitas com o AT dos 6 usos, 4 referem-se ao culto no templo/tabernáculo (8.5; 9.9; 10.2; 13,10)

36 2- Sacramento C – Termo bíblico: Novo Testamento e) Quando Paulo deseja descrever o andar do cristão, também emprega o termo ritual vétero-testamentário “latreia”(Rm 12.1)

37 2- Sacramento C – Termo bíblico: Novo Testamento f) Paulo diz acerca de si mesmo que serve a Deus com seu espírito no Evangelho (Rm 1.9)

38 2- Sacramento C – Termo bíblico: Novo Testamento g) Ele também diz que sua adoração era espiritual e não ritual (Fp 3.3)

39 2- Sacramento C – Termo bíblico: Novo Testamento h) Esta adoração é liberta de todas as restrições das regras rituais, da circuncisão e da luta para restringir a justiça mediante as obras.

40 2- Sacramento C – Termo bíblico: Uma santa ordenança instituída na Bíblia, na qual, mediante sinais perceptíveis, a graça de Deus em Cristo e os benefícios da aliança da graça são representados, selados e aplicados aos crentes, e estes, por sua vez, expressam sua fé e sua fidelidade a Deus.

41 3- Implicações não é física não é local mas é espiritual
O uso correto dos sacramentos aprecia seu significado como superior ao seu sinal. não é física não é local mas é espiritual

42 3- Implicações Ritual = essência Ritualismo = obrigação
O uso correto dos sacramentos diferencia ritual de ritualismo Ritual = essência Ritualismo = obrigação

43 4- Aplicação Aula Ritual Ritualismo Sem purificação Ceia

44 4- Aplicação Aula Ritual Ritualismo Ceia Sem purificação Sem fé
Batismo

45 4- Aplicação Aula Ritual Ritualismo Ceia Sem purificação Batismo
Sem fé Sem devoção Oração

46 4- Aplicação Aula Ritual Ritualismo Ceia Sem purificação Batismo
Sem fé Oração Sem devoção Tradição Casamento

47 4- Aplicação Aula Ritual Ritualismo Ceia Sem purificação Batismo
Sem fé Oração Sem devoção Casamento Tradição Apresentação bebê Sem compromisso

48 4- Aplicação Aula Ritual Ritualismo Ceia Sem purificação Batismo
Sem fé Oração Sem devoção Casamento Tradição Apresentação bebê Sem compromisso ... ...


Carregar ppt "FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google