A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL DISCIPLINA: GEOTECNOLOGIAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL DISCIPLINA: GEOTECNOLOGIAS."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL DISCIPLINA: GEOTECNOLOGIAS APLICADAS PROFESSORA: IANA ALEXANDRA ALVES RUFINO MESTRANDAS: MARÍLIA, VANESSA E VIVIANE OPENJUMP

2 Histórico JUMP (JAVA Unified Mapping Platform) é um sistema de georreferenciamento que utiliza uma plataforma unificada de mapeamento. Foi desenvolvido em 2002 pela empresa Vivid Solutions e se tornou popular no mundo livre do SIG. Atualmente é desenvolvido e mantido por um grupo de voluntários de todo o mundo e passou a se chamar Open JUMP.

3 OpenJUMP acrescenta algumas melhorias para o software original: I18N (internacionalização); Mais ferramentas de edição para desenho e geometria ; Consulta de atributo avançada; Reforço conjunto para ferramentas de seleção; Exportação de imagem em formato Scalable Vector Graphics (SVG); Opção para mostrar a dimensão real do mapa; Função para copiar os objetos, incluindo atributos; Uma ferramenta de zoom para o mapa com escala definida pelo usuário; Pode mostrar camadas independentes do mapa de escala atual ;

4 OPENJUMP Ele tem suporte limitado para a exibição de imagens e um bom apoio para mostrar dados recuperados de WFS e WMS. Assim, pode-se usá-lo como visualizador de dados GIS. OpenJump tem limites na leitura de arquivos de dados muito grande e tem suporte limitado para as projeções cartográficas. A versão atual pode ler e gravar arquivos shapefiles e GML simples.

5 Vantagens Programa de fácil instalação; É compatível em Windows, Linux e Mac e funciona em qualquer sistema operacional que roda Java 1.5 ou posterior; Você pode editar, salvar e analisar com JUMP / OpenJUMP; Já está traduzido em Inglês, Finlandês, Francês, Alemão, Italiano, Português e Espanhol.

6 Vantagens Interface amigável de fácil utilização; Ótima forma de vetorizar quando se trata de trabalhos cuja angulação é possível determinar em campo; Oferece um SIG plugin API com uma estrutura flexível, para que novos recursos sejam relativamente fáceis de desenvolver em torno de uma plataforma de mapeamento;

7 Desvantagens Dificuldade para navegar pelo zoom e pan – a janela principal não mostra as barras de rolagem. Falta de um método de classificação nos mapas temáticos que funcione por porcentagem. Assim, se quisermos uma classe com X% dos elementos, temos que calcular os intervalos no Excel e inseri-los a mão. Não manipula arquivo do tipo raster mas consegue visualizá-lo através da instalação de um plugin.

8 Desvantagens Dificuldade de executar o software em computadores básicos, já que ele exige uma boa placa de vídeo para executar com perfeição. A vetorização é feita sem o auxílio de console (terminal de entrada de dados) e não tem a mesma mobilidade e facilidade de vetorização feita a partir de outras ferramentas de mercado como o gvSIG. Dificuldade de se obter o ângulo durante a pesquisa de campo, então esses ângulos são pressupostos.

9

10

11 Instalando o OpenJump

12 INTERFACE

13 Abrindo os Arquivos

14 Criando mapas temáticos MESORREGIÕES ROTEIRO 1

15 Abrindo os Arquivos

16 Criando Mapas Temáticos

17

18 Gerando etiquetas no mapa rodoviário ROTEIRO 2

19 Gerando etiquetas no mapa rodoviário

20

21

22 Gerando mapas temáticos com dados numéricos ROTEIRO 2

23 Gerando mapas temáticos com dados numéricos

24

25

26

27

28 Adicionando um tema de eventos ROTEIRO 3

29 Adicionando um tema de eventos

30

31

32 Gerando mapas finais para impressão e visualização ROTEIRO 3

33 Gerando mapas finais para impressão e visualização

34

35 Mesorregiões da Paraíba

36 ROTEIRO 4 Convertendo um mapa de um arquivo CAD em Shapefile

37 Não conseguimos abrir arquivos.dxf no OpenJump; Convertemos os arquivos.dxf em.shp no GVSig, mas o arquivo com os nomes dos bairros não deu certo; Logo, não foi possível a realização deste roteiro.

38 Principais Dificuldades Encontradas Não foi encontrado nenhum tutorial ou fórum em Português; O tutorial em inglês é bastante resumido; O software «básico» não dispõe de algumas ferramentas importantes como Print/Layout; Para muitas funções é necessário instalar um ou mais plugins; O OpenJump não lê arquivos dbf.

39 Referências ecompleto


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL DISCIPLINA: GEOTECNOLOGIAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google