A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contabilidade Ambiental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contabilidade Ambiental"— Transcrição da apresentação:

1 Contabilidade Ambiental
Disciplina Contabilidade e Responsabilidade Social FEARP – Solange Garcia – 1º. Sem 2017

2 Contabilidade Ambiental
Contabilidade Ambiental não é uma nova ciência mais sim, uma parte da Contabilidade Societária conhecida que tem o objetivo de identificar, mensurar e esclarecer os eventos e transações econômico-financeiros que estejam relacionados com a proteção, preservação e recuperação ambiental ocorridos em um determinado período, visando evidenciar a situação patrimonial de uma entidade (Ribeiro, 2006)

3 Contabilidade de Gestão Ambiental
Atividade que identifica os dados e registra os eventos ambientais, processando-os, gerando informações que subsidiem o usuário, servindo como parâmetro em suas tomadas de decisões (Paiva, 2003). Informação a ser utilizada internamente pela empresa em suas tomadas de decisão, como medições físicas do consumo de materiais e energia, fluxos de posição, avaliação monetária de custos, economias e receitas relacionadas com atividades que demonstrem potenciais impactos ambientais (Tinoco e Kraemer, 2008).

4 Impacto Ambiental A definição jurídica de impacto ambiental no Brasil vem expressa no art. 1º da Resolução nº 001 de 23/01/1986, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que considera impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas de meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas, que direta ou indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos naturais. (UNAMA)

5 Impacto Ambiental Impacto ambiental é qualquer alteração, positiva ou negativa, do meio ambiente causada por entidade, comparativamente com a situação existente antes do início de determinada atividade. Impacto ambiental positivo ou mitigação ambiental refere-se às medidas realizadas pela entidade com objetivo de reduzir os danos ou degradação ambiental causada ao meio ambiente em decorrência de suas atividades. Impacto ambiental negativo refere-se aos danos ou degradação causada ao meio ambiente em decorrência das atividades da entidade. (ITG 2004)

6 Atividades Atividade de Prevenção: proteger o meio ambiente da ação da poluição pode requerer gastos em insumos que irão gerar benefícios em períodos futuros, os chamados investimentos e também gastos em insumos cujos benefícios esperados devem ocorrer no momento de seu consumo, as despesas. Atividade de Recuperação: a recuperação do meio ambiente dá-se sobre a degradação ocorrida. Seu objetivo é colocar o ambiente em condições iguais ou próximas daquelas que ele tinha antes de a degradação ocorrer.

7 Atividades Atividade de Reciclagem: a reciclagem tem por objetivo permitir que resíduos de matéria-prima ou outros materiais utilizados no processamento específico, sejam utilizados novamente. Atividade de Produção: ao produzir bens e serviços, esta atividade gera também, e ao mesmo tempo, um impacto ambiental negativo representado pela poluição. Esse impacto é reconhecido por Degradação Produzida.

8 Ativo Ambiental Ativo ambiental é o recurso controlado pela entidade, cujos benefícios futuros esperados estejam diretamente associados com a proteção do meio ambiente, ou com a recuperação daquele já degradado. Incluem-se também as áreas nativas mantidas para conservação. Ativo pró-ambiental é o ativo operacional que executa suas atividades com menor grau de agressividade ao meio ambiente (tecnologia limpa), não se confundindo com os ativos ambientais.

9 Passivo Ambiental Passivo ambiental é a obrigação presente para com terceiros resultante de impactos causados ao meio ambiente. Pode se constituir na obrigação de recuperação de áreas degradadas, indenização de terceiros, em função dos efeitos de danos ambientais, obrigação de criar meios de compensação para minimizar danos ambientais e, ainda, multas e penalidades semelhantes por infração à legislação ambiental.

10 Receitas Ambientais Receitas Ambientais: recursos auferidos pela entidade, originários da venda de seus subprodutos ou de materiais reciclados. Os reciclados podem ser vendidos tanto como matéria-prima quanto para a reutilização pela entidade em seu processo produtivo (Carvalho, 2008) Receitas: recursos oriundos da venda de créditos de carbono Receitas: Prestações de serviços de gestão ambiental, ..., aproveitamento de gases e calor, redução da matéria-prima consumida, redução do consumo de energia, redução do consumo de água e participação no faturamento de empresa que se reconhece sua atuação responsável com o meio ambiente (Tinoco e Kraemer, 2008)

11 Custos Ambientais Custo ambiental : é o consumo de recurso pela entidade relacionado ao processo produtivo que tenha por objetivo monitorar, mitigar e prevenir danos ambientais causados pelas atividades operacionais ou outros consumos vinculados à produção. Custo ambiental : depreciações, amortizações e exaustões de ativos de natureza ambiental, os tratamentos de resíduos dos produtos, a disposição dos resíduos poluentes, as recuperações ou restaurações de áreas contaminadas e a mão-de-obra utilizada nas operações de controle, preservação ou recuperação do meio ambiente (Ribeiro, 2006).

12 Despesas Ambientais Despesa ambiental é o gasto geral que tenha relação com o meio ambiente e que não esteja relacionado especificamente com o processo produtivo da entidade. Despesa ambiental : gastos com políticas internas de preservação ambiental, salários e encargos do pessoal na área de preservação ambiental, aquisição de equipamentos de proteção ambiental, depreciação de equipamentos utilizados na área ambiental, recuperações ambientais e licenças ambientais (Carvalho, 2008)

13 Despesas Ambientais Despesas ambientais: gastos com prevenção de contaminação relacionada com as operações atuais, tratamento de resíduos, tratamento de emissões, descontaminação, restauração, materiais de manutenção e serviços, depreciação de equipamentos, exaustões ambientais, pessoal da produção, gestão do meio ambiente, investigação e desenvolvimento, desenvolvimento de tecnologias mais limpas e auditoria ambiental (Tinoco e Kraemer, 2008)

14 Perdas Ambientais As perdas refletem os gastos incorridos sem uma contrapartida em benefícios. São gastos que não trarão benefícios para a empresa, sendo normais quando é previsível e anormais quando é inesperada e de volume relevante (Ribeiro, 2006). Exemplo de perda, uma chuva ácida que contaminou um lago que irriga uma plantação da empresa, em que, os gastos de recuperação ambiental caracterizam uma perda, assim como as multas, indenizações ambientais ou restaurações de áreas degradadas (Carvalho, 2008)

15 http://www. cidademarketing. com


Carregar ppt "Contabilidade Ambiental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google