A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rafaela Vieira de Alencar Céo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rafaela Vieira de Alencar Céo"— Transcrição da apresentação:

1 Rafaela Vieira de Alencar Céo
Qualificação do controle do câncer de colo uterino e câncer de mama na Unidade Básica Vila Jacaré em Juazeiro - BA Rafaela Vieira de Alencar Céo Sidneia Tessmer Casarin (orientadora) Universidade Aberta do SUS– UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância (EaD)

2 Introdução O câncer de mama, quando identificado em estádios iniciais apresenta prognóstico mais favorável e a cura pode chegar a 100%. O câncer do colo do útero é o segundo mais incidente na população feminina brasileira. A incidência e a mortalidade podem ser reduzidas por meio do exame citopatológico do colo do útero) para detecção das lesões precursoras.

3 Caracterização do Município
Juazeiro é um  município brasileiro do estado d a Bahia. Em conjunto com o vizinho município de Petrolina, em Pernambuco, forma o maior aglomerado urbano do semiárido. Conta com uma população de habitantes, fazendo parte da 15ª Região de Saúde. É composto por uma rede complexa de saúde que atende a população local e regiões circunvizinhas.

4 A Unidade Básica de Saúde Vila Jacaré
População Total: hab. 2.114 do sexo masculino e 2.566 do sexo feminino.

5 A ação programática na UBS antes da intervenção
A UBS possuía registros insuficientes, não havia controle das mulheres que realizavam o exame nem mesmo a idade ou a frequência de sua realização. O livro ata existente possuía registros a partir de 2012. Não havia registros das mulheres que realizavam o exame clínico das mamas e a mamografia. Não se conhecia a real cobertura de atendimento para os exames de rastreamento dos cânceres de mama e colo de útero.

6 Objetivo Geral Melhorar a Detecção do Câncer de Colo do Útero e de Mama na Unidade Básica de Vila Jacaré

7 Objetivos Específicos
Ampliar a cobertura de detecção precoce do CA de colo de útero e mama; Melhorar a adesão das mulheres a realização do exame citopatológico do colo uterino e mamografia; Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de CA de colo uterino e mama; Melhorar registros das informações referentes a realização dos exames citopatológicos e mamografia; Mapear as mulheres de risco para Ca de colo de útero e mama; Promover a saúde das mulheres que realizam o exame citopatológico e mamografia;

8 Metodologia Intervenção em serviço Desenvolvimento do projeto entre 23/09/13 a 03/01/14 (16 semanas). Estabelecimento das metas e ações nos 4 eixos pedagógicos: Organização e gestão do serviço Monitoramento e avaliação Qualificação da prática clínica Engajamento público Protocolo técnico utilizado: Caderno de Atenção Básica n° 13 do Ministério da Saúde;

9 Logística Registros utilizados: laudo de realização de exames do Ministério da saúde, o prontuário, o livro ata específico e a ficha espelho; Foi necessário solicitar mais fichas espelho à coordenação municipal; A planilha de coleta de dados, fornecida pelo curso de especialização foi utilizada para o monitoramento dos indicadores. A equipe do Humaniza SUS viabilizou cartazes e folders para serem utilizados nas atividades educativas da sala de espera;

10 Logística Foi revisado, pela enfermeira, o livro de entrega dos resultados dos citopatológicos realizados e as fichas- controle; A busca ativa foi organizada e monitorada pela enfermeira para as mulheres que realizaram CP há mais de três anos ou as que tiveram alteração no último resultado; A capacitação da equipe ocorreu na própria UBS, em dia específico.

11 Ações Realizadas Avaliação mensal dos registros realizados pelos profissionais; O monitoramento da cobertura; Reuniões de equipe onde foram discutidas e agendadas com os ACS as visitas da semana; Encaminhamentos das mulheres com exame atrasado para a consulta de enfermagem; Identificação de exames alterados em consultas anteriores;

12 Ações Realizadas Visita domiciliar com a enfermeira para sensibilização da mulheres e busca ativa e entrega dos resultados; Foi realizado novo agendamento para aquelas mulheres que não compareceram as consultas; Verificação de todos os resultados que chegavam a unidade; Encaminhamento dos exames alterados; Apresentação dos indicadores da intervenção; Foi elaborado e destinado um plano de ação a Secretaria de Saúde; Realização de atividades nas salas de espera nas quartas-feiras pela manhã.

13 Resultados Meta 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do CA de colo de útero das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos para 60%. Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos com exame em dia para detecção precoce do câncer de colo de útero, Juazeiro, 2013. 30 117 209 344

14 Resultados Meta 2: Ampliar a cobertura de detecção precoce do CA de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos para 50%. Proporção de mulheres entre 50 e 69 anos com exame em dia para detecção precoce de câncer de mama, Juazeiro,

15 Resultados Meta 3: Buscar 100% das mulheres que tiveram exames preventivos (mamografia e citopatológico de colo uterino) alterados e que não retornaram a USF; Felizmente não houve nenhum resultado alteração nos resultado alterado nos exames citopatológicos realizados durante a intervenção e por isso não foi preciso realizar a busca ativa. Apenas uma mulher (0,4%), no quarto mês, teve a mamografia alterada e foi encaminhada adequaamente..

16 Resultados Meta 4: Obter 100% de coleta com amostras satisfatórias do exame citopatológico. Recebemos apenas dois resultados de exames com amostras insatisfatórias no segundo mês de intervenção. Proporção de mulheres com amostras satisfatórias do exame citopatológico do colo do útero, Juazeiro, 2013.

17 Resultados Meta 5: Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo uterino e realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas nos programas da unidade de saúde. Em relação à mamografia a meta foi atingida em todos os meses da intervenção. Quanto ao citopatológico de colo de útero, apenas no último mês não atingimos a meta devido à greve dos servidores da saúde.

18 Proporção de mulheres com registro adequado do exame citopatológico de colo do útero, Juazeiro, 2013. Resultados

19 Resultados Meta 6: Realizar avaliação de risco (ou pesquisar sinais de alerta para identificação de câncer de colo de útero e de mama) em 100% das mulheres nas faixas etárias-alvo. Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos com pesquisa de sinais de alerta para câncer de colo de útero - 98,6% (mês 4). Proporção de mulheres entre 50 e 69 anos com avaliação de risco para câncer de mama - (100%). No quarto mês não foi possível atingir a meta devido a greve dos servidores da saúde.

20 Resultados Meta 7: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero e de mama. Proporção de mulheres entre 50 e 69 anos que receberam orientação sobre os fatores de risco para câncer de mama - (100%). Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos que receberam orientação sobre fatores de risco para câncer de colo de útero - (98,6% mês 4). Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos que receberam orientação sobre DSTs - (98,6% mês 4). No quarto mês não foi possível atingir a meta devido a greve dos servidores da saúde.

21 Discussão Importância da intervenção para a equipe, para o serviço e para a comunidade Reorganização do processo de trabalho; Ampliação da cobertura do Programa de Prevenção do Ca de colo e mama; Reaproximação e confiança na equipe por parte dos usuários; Melhor acompanhamento das mulheres; Melhor qualidade dos registros.

22 Viabilidade da Intervenção
Intensificações dos exame de rastreio para os cânceres de mama e colo de útero a cada 3 meses, além da rotina normal; Intervenções em outras ações programáticas.

23 Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem
Significados na Prática Profissional; Aprendizados Mais Relevantes.

24 Semana do Idoso (Setembro/2013)

25 “Outubro Rosa” (Outubro/2013)

26 Dia Nacional de Combate ao Câncer
(Novembro/2013)

27 Referências BRASIL. Ministério da Saúde. Acolhimento à demanda espontânea. 1. Ed. Brasília: editora MS, p. ______. Ministério da Saúde. Caderno de atenção básica Nº13: controle dos cânceres do colo do útero e da mama Ed. Brasília: editora MS, p

28 Muito Obrigada!


Carregar ppt "Rafaela Vieira de Alencar Céo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google