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Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP Informatização do HCFMRP USP Silvio Cesar Somera 1.

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1 Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP Informatização do HCFMRP USP Silvio Cesar Somera 1

2 2 Histórico e contextualização

3 Consultas mês Cirurgias mês Leitos 850 Internações mês Exames Laboratoriais mês

4 Abrangência Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina USP (HCFMRP USP) Unidade de Emergência (UE) Hospital Estadual de Ribeirão Preto (HERP) Centro de Referência da Saúde da Mulher (MATER) Hospital Estadual de Américo Brasiliense (HEAM) Ribeirão Preto (37 municípios) Araraquara (30 municípios) São João da Boa Vista (29 municípios) Franca (22 municípios) Barretos (29 municípios) 4

5 Breve histórico 1975 Implantação da Folha de Pagamento (Prodesp) 1978 Implantação do Sistema de Controle de Pacientes Cadastro Internação Controle de leitos Até 1997 Main-frame + Terminais burros Sistemas desenvolvidos em São Paulo 1995 Comissão de informática 1998 Início de investimentos na equipe própria

6 Breve histórico 1998 Prescrição Médica 1999 Laudos Radiologia 2001 Gestão de Materiais 2004 Prodesp suspende o desenvolvimento de sistemas 2005 LIS 14/05/2006 Saída da PRODESP 2006/2007 Melhoria nos sistemas 2008 Início das discussões do PEP 2008 HERP 2009 Observações / Evoluções padrões 2013 Observações / Evoluções especializadas

7 Utilização (2.600 usuários conectados simultaneamente) 7

8 Complexidade do ambiente hospitalar público e universitário Ensino Pesquisa Assistência Universidade Hospital Hotelaria (internação, refeição) Indústria (produção de medicamento, vapor etc.)

9 9 Infraestrutura

10 Redundância da rede externa HCRP Campus Unidade de Emergência HERP MATER HEAB Rede USP - Fibra ótica Intragov Rádio Rede USP - Fibra ótica Rádio 10 Fibra

11 Recursos de hardware Servidores Dados Imagens Storage Area Network 2,5 Terabytes 40 Terabytes

12 Data Center 1 Local: Sub-solo - CIA Contingência Data Center 2 Local: Portaria visitante Fibra ótica (300 m) Data Center 3 Local: Unidade de Emergência Imagem Dados com 24 horas atraso

13 Cópias de segurança (backup) Demanda gerada pelo National Institutes of Health 13

14 Fontes ininterruptas de energia elétrica (No-Breaks) 14

15 Grupo gerador de energia elétrica (1) 15

16 Grupo gerador de energia elétrica (2) 16

17 Central de ar condicionado 17

18 Equipe de informática 01 Coordenador 01 Secretária 01 Líder de projeto 28 Analistas de Sistemas 02 Analista de Qualidade de software 04 Analistas de infraestrutura 11 Técnico de Informática Total 48

19 Equipe de informática

20

21

22

23 23 Sistemas

24 24 Menu

25 Módulos do sistema HCFMRP-USP ItemNome do sistema Gestão do Paciente 1Registro de pacientes 2 Sistema de apoio à regulação assistencial 3Internação e controle de leitos 4Pronto atendimento 5Serviço de arquivo médico 6Portaria de Pacientes 7Portaria de Visitantes (U.E.) Gestão Clínica 8Alta hospitalar 9APAC 10Relatório médico 11Prescrição eletrônica 12Prescrição eletrônica II 13Agendamento de cirurgias 14Monitorização de Pacientes 15Controle de vagas de CTI/Enfermaria 16Observações e Evoluções 17Ambulatório pré-Anestésico Diagnóstico e Terapia 18Sistema de Informação Laboratorial 19Radiodiagnostico 20Patologia 21Endoscopia digestiva 22Ginecologia e obstetrícia 23Radioterapia 24Neurofisiologia 25Cardiologia Gestão de Materiais 26Recepção e controle de estoque 27Compras 28Planejamento de Materiais 29Farmácia 30Farmácia do Bloco Cirúrgico 31Consignado 32Ativo fixo

26 Módulos do sistema HCFMRP-USP Gestão Financeira 33Contas a pagar e receber 34Controle bancário Faturamento 35Convênios & Particulares 36Repasse médico 37Esterilização de materiais Serviços de Apoio 38Controle de Infecção Hospitalar 39Manutenção de Ativos 40Banco de Leite 41Banco de Olhos 42Controle de Vacinas 43Distribuição 44Unidade respiratória 45Nutrição e dietética Outros sistemas 46Protocolos 47Biblioteca 48Agenda do Centro de Convenções 49Gerenciamento da acreditação 50Procedimentos Operacionais 51Recrutamento e Seleção 52Autorização e controle de acesso 53Ouvidoria 54Unidade de pesquisa clínica 55Revista eletrônica da qualidade 56Site Intranet 57Site Internet 58Auxílio FAEPA 59Eleições da CIPA 60 Sistema de Informação Gerencial (DW) 61Sistema de Vigilância Epidemiológica 62Gestão de risco em saúde 63Área do Trabalhador Terceiros PACS RH Ponto Catracas

27 Sistemas HC - Integrações 27

28 Prontuário Eletrônico do Paciente PEP

29 PEP – PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE

30 PEP – NAVEGABILIDADE

31 PEP – NAVEGABILIDADE EM ABAS

32 PEP – LISTA DE PROBLEMAS

33 PEP – OBSERVAÇÃO CLÍNICA

34 PEP – EVOLUÇÃO CLÍNICA

35 PEP – PRESCRIÇÃO MÉDICA

36 PEP – CIRURGIA / FICHA OPERATÓRIA

37 PEP – EXAMES LABORATORIAIS

38 PEP – LAUDO

39 PEP – VACINAS

40 PEP – PRONTUÁRIO DIGITALIZADO

41 PEP – COMPARATIVO DE EXAMES

42 PEP – NOVOS CADASTROS

43 PEP – CADASTRO NOVA OBS/EVOL. CLÍNICA CADASTRO NOVA OBSERVAÇÃO / EVOLUÇÃO CLÍNICA.

44 ATENDIMENTO CLÍNICO Formulários listados com base no tipo do documento solicitado (observação ou evolução), atendimento e perfil do usuário. Será possível localizar outros formulários do mesmo perfil de usuário.

45 ATENDIMENTO CLÍNICO DO PACIENTE FORMULÁRIO DE EVOLUÇÃO CLÍNICA GERAL Formulários do paciente, preenchido anteriormente, poderão ser recarregados. Informações de exames poderão ser recuperadas do LIS. Diagnósticos com CID10 poderão ser adicionados.

46 ATENDIMENTO CLÍNICO DO PACIENTE FORMULÁRIO DE MAPEAMENTO DE LESÕES DE PELE Uma barra de ferramenta lateral permitira interação com desenhos esquemáticos ou mão livre.

47 ATENDIMENTO CLÍNICO DO PACIENTE FORMULÁRIO DE IMAGENS Imagens medicas capturadas pelo profissional de saúde e gravadas em arquivos poderão ser adicionadas aos formulários.

48 ATENDIMENTO CLÍNICO DO PACIENTE FORMULÁRIO DE IMPRESSÃO Formulários preenchidos pelo paciente serão gerados com código identificador e serão anexados pelo setor de digitalização posteriormente.

49 ATENDIMENTO CLÍNICO DO PACIENTE - SALVAR Formulários preenchidos pelo profissional de saúde na elaboração do atendimento clinico. Opções disponíveis de serem acionadas pelo profissional de saúde.

50 ATENDIMENTO CLÍNICO DO PACIENTE - SALVAR Assinatura digital no registro do atendimento clinico.

51 ATENDIMENTO CLÍNICO DO PACIENTE ARQUIVO ASSINADO - PDF

52 ATENDIMENTO CLÍNICO DO PACIENTE ARQUIVO ASSINADO - PDF

53 ATENDIMENTO CLÍNICO DO PACIENTE PESQUISA PACIENTE POR FORMULÁRIO Pesquisa nos formulários com imagens esquemáticas. Pesquisa nos formulários especializados.

54 PEP –DISPOSITIVO MÓVEL

55 PACS Silvio César Somera Assistente Técnico de Projetos Centro de Informações e Análises Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto

56 PACS – Visualização de Imagens Lista das imagens disponíveis para o paciente

57 PACS – Acesso

58 PACS – Visualizador Básico Funções limitadas: Ampliação; Brilho; Contraste; Inversão de cores; Acesso rápido; Disponível em todos os locais;

59 PACS – Visualizador Avançado

60 Recursos adicionais: Comparação de imagens; Medições; Exportação; Suporte a vídeos; Sincronização de imagens;

61 PACS – Visualizador Avançado - Sincronização

62 PACS – Integração Imagens e Laudos 62

63 PACS – Integração Imagens e Laudos 63

64 Sistema de Apoio a Regulação Assistencial - SARA Silvio César Somera Assistente Técnico de Projetos Centro de Informações e Análises Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto

65 SARA – Acesso ao Sistema

66 SARA – Login

67 SARA – Acesso municípios

68 SARA – Solicitação de Atendimento – Buscar paciente

69 SARA – Solicitação de Atendimento – Agenda do Paciente

70 SARA – Solicitação de Atendimento – Reabilitação – Dados cadastrais

71 SARA – Solicitação de Atendimento – Reabilitação – Continuação

72 SARA – Solicitação de Atendimento – Reabilitação – Direcionamento

73 SARA – Solicitação de Atendimento – Consultas – Direcionamento

74

75 SARA – Solicitação de Atendimento – Reabilitação – Protocolo - Início

76 SARA – Solicitação de Atendimento – Reabilitação – Questionário

77 SARA – Solicitação de Atend. – Reabilitação – Questionário - Continuação

78 SARA – Solicitação de Atendimento – Consultas – CIR

79 SARA – Solicitação de Atendimento – Consultas – CER

80 SARA – Solicitação de Atendimento – CIR - Destino

81 SARA – Solicitação de Atendimento – CIR – Destino

82 SARA – Avaliação Médica das Guias de Referência – Lista de trabalho

83 SARA – Avaliação Médica das Guias de Referência – Avaliação

84

85

86

87 SARA – Solicitação de Atendimento – Agendamento – Lista de Trabalho

88 SARA – Solicitação de Atendimento – Agendamento

89 SARA – Notificação dos pacientes – Lista de Agendamentos

90 SARA – Notificação dos pacientes – Impressão

91 SARA – Pedidos Pendentes

92 SARA – Pedidos Pendentes - Detalhamento

93 SARA – Pedidos Pendentes – Detalhamento - Impressão

94 SARA – Acompanhamento dos Pedidos

95 Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP Internação do Paciente 95

96 Médico - Pedido de Internação

97 Controle de Leitos – Pedidos de Internação O setor do Controle de Leitos confirma a internação do paciente.

98 Controle de Leitos – Gerar a Internação 98

99 Enfermagem – Lista de pacientes da enfermaria A enfermagem pode realizar todas as opções acima descritas.

100 Enfermaria –Transferência – Pesquisa do leito

101 Enfermaria - Transferência de Pacientes - Efetivação Ao transferir o paciente, o sistema gera um Aviso de Transferência.

102 Enfermaria - Aviso de Transferência

103 103 Enfermaria – Avisos e Notificações A enfermagem pode enviar vários avisos referentes a internação do paciente. O Controle de Leitos recebe os avisos e toma as providências necessárias.

104 Enfermagem - Aviso de Alta

105 Enfermagem – Aviso de Óbito

106 Ocupação dos leitos

107 Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP Obrigado


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