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SBEE - ENUF 2008. AUTOCONHECIMENTO 3 REFLEXÕES SOBRE O AUTOCONHECIMENTO NOS GRUPOS DE EXERCÍCIO MEDIÚNICO.

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1 SBEE - ENUF 2008

2 AUTOCONHECIMENTO

3 3 REFLEXÕES SOBRE O AUTOCONHECIMENTO NOS GRUPOS DE EXERCÍCIO MEDIÚNICO

4 4 Conhecimento de si é conhecimento de Deus. Provérbio Persa

5 5 AUTOCONHECIMENTO Há quanto tempo te buscamos?

6 6 Delphos - Grécia

7 7 Delphos

8 8 CONHECE A TI MESMO

9 9 IDENTIDADE MISSÃO ESTRATÉGIA

10 10 IDENTIDADE – Quem sou? Onde estou? MISSÃO – O que preciso fazer? ESTRATÉGIA – Como farei?

11 11 CONCEITOS SOBRE O PROFESSOR O que vê primeiro O que vê primeiro

12 12 CONCEITOS SOBRE O PROFESSOR O que vê primeiro O que vê primeiro Quem ensina Quem ensina

13 13 CONCEITOS SOBRE O PROFESSOR O que vê primeiro O que vê primeiro Quem ensina Quem ensina Aquele que gosta de ensinar Aquele que gosta de ensinar

14 14 CONCEITOS SOBRE O PROFESSOR O que vê primeiro O que vê primeiro Quem ensina Quem ensina Aquele que gosta de ensinar Aquele que gosta de ensinar Quem aprende a ensinar Quem aprende a ensinar

15 15 CONCEITOS SOBRE O PROFESSOR O que vê primeiro O que vê primeiro Quem ensina Quem ensina Aquele que gosta de ensinar Aquele que gosta de ensinar Quem aprende a ensinar Quem aprende a ensinar Quem desperta a vontade de aprender Quem desperta a vontade de aprender

16 16 CONCEITOS SOBRE O ESTUDANTE Quem busca o conhecimento Quem gosta de aprender Quem desperta para a busca do conhecimento.

17 17 Identidade professor/estudante Somos pesquisadores, produtores e multiplicadores do conhecimento

18 18 Missão professor/estudante Trabalhar na mudança qualitativa da realidade.

19 19 Estratégia professor/estudante Desvendar o valor do conhecimento e achar o seu caminho. Estratégia professor/estudante Desvendar o valor do conhecimento e achar o seu caminho.

20 20 O QUE É APRENDER?

21 21 O QUE É APRENDER? Saber ser: Autoconhecimento, historicidade, cultura Saber fazer: Construir habilidades Saber conviver: Aprender a conviver em sociedade Saber aprender: Aprender a aprender, manter-se aprendendo Educação - Um tesouro a descobrir – Unesco – Cortez pag

22 22 O QUE É ENSINAR? Ensinar a ser Ensinar a fazer Ensinar a conviver Ensinar a aprender

23 23 O QUE É ENSINAR? Ensinar é ajudar o estudante a descobrir o que não sabe, o que quer saber como aprender

24 24 O QUE É ENSINAR? É provocar a vontade de saber. É a arte de facilitar o aprendizado. Promover um espaço de convivência. Humberto Maturana

25 25 Ensinar é ensinar a pensar

26 26 ALERTA Na educação o verdadeiro problema é o educador. Mesmo um pequeno grupo de estudantes se transforma em instrumento de sua influência pessoal, se ele exerce a autoridade como meio de impor-se, se o magistério representa para ele o preenchimento da ânsia de expansão do seu próprio ego. Jiddu Krishnamurti

27 27 Quais os eixos do conhecimento?

28 28 Filosofia Ciência Religião Conhe cimento

29 29 Conceito de Filosofia Potencialidade de avaliação que permite a pessoa alterar sua visão sobre uma realidade que não é o que a pessoa acreditava que fosse. Antonio Grimm

30 30 Conceito de Filosofia Reflexão crítica sistemática

31 31 Philo = amigo Philo = amigo Sophós = sabedoria Sophós = sabedoria

32 32

33 33

34 34 Conceito de Ciência Ciência O procedimento cientifico não utiliza o verbo crer; a ciência contenta-se em propor modelos explicativos...

35 35 Conceito de Ciência...provisórios da realidade; e está pronta para modificá-los, desde que uma nova informação traga uma contradição....provisórios da realidade; e está pronta para modificá-los, desde que uma nova informação traga uma contradição. Albert Jacquard

36 36 Conceito de Religião (dicionário) Conjunto de crenças e dogmas que definem a relação do homem com sua origem.

37 37 O que é dogma? (dicionário) Uma crença que se sustenta em uma certeza injustificada

38 38 Se Deus existe, que eu seja transformado numa pedra!

39 39 P O F

40 40 Hummm

41 41 Pode ter sido apenas coincidência...

42 42 A Religião busca compreender as leis do mundo moral.

43 43 É transformação individual; é modificação de comportamento segundo valores que ampliam a consciência da unidade creatura/Creador.

44 44 Filosofia Ciência Religião Conhecimento

45 45 Nosso propósito é ensinar a pensar, não o que pensar.

46 46 Exercício da Amnésia

47 47 Não fale! Apenas escreva ou pense...

48 48 Se você acordasse sozinho em um quarto de hotel, acometido de amnésia, que perguntas te ocorreriam?

49 49 Quem sou?

50 50 Onde estou?

51 51 De onde vim?

52 52 Para onde irei?

53 53 Para que estou aqui?

54 54 Às vezes eu me pergunto... Por que estamos aqui?

55 55 ?!

56 56 Eu diria que estamos aqui porque temos sede, certo?

57 57 Para que estamos aqui?

58 58 Qual o nome do hotel?

59 59 Terra?

60 60 Por que o nosso mundo é como é?

61 61 O mundo é como é porque as pessoas são como são. Leocádio José Correia

62 62 Qual o papel do professor no processo de construção do autoconhecimento?

63 63 Ensinar a praticar a atitude filosófica

64 64 Ensinar a utilizar a atitude científica

65 65 Ensinar a usar a atitude ética

66 66 Universidade Diversidade

67 67 O que é autoconhecimento?

68 68 Autoconhecimento - conhecimento do ser sobre si mesmo...

69 69 Autoconhecimento - O que sou?

70 70 Como ajudar cada um a revelar-se a si mesmo?

71 71 Não seria provendo os instrumentos e as instruções para que cada um possa ampliar a consciência de si, do outro, do mundo e das coisas?

72 72 - Sou um corpo e tenho um espírito ou sou um espírito e tenho um corpo?

73 73 Se tenho um corpo que me serve como meio de relação com o mundo material, como faço para mantê-lo funcionando com qualidade?

74 74 Com boa alimentação e com exercícios?

75 75 Quais os principais alimentos do corpo? Quais os principais alimentos do corpo?

76 76 Ar puro Água limpa Comida natural

77 77 Qual o melhor exercício?

78 78 Caminhada! Leia: A Semente da Vitória Nuno Cobra

79 79 Se sou um espírito, o que é o espírito?

80 80 O que sou?

81 81 Eu sou... - minha história - minha natureza - meu potencial - minhas limitações - meus objetivos - minhas expectativas Eu sou... - minha história - minha natureza - meu potencial - minhas limitações - meus objetivos - minhas expectativas

82 82 Sou o que penso, Penso o que sei, Sei o que vi, O que vivi, O que aprendi,

83 83 Sou a soma das minhas alegrias e tristezas, amores e dissabores, erros e acertos, vivências e convivências

84 84 Sou as informações que pela via da experimentação viraram conhecimento...

85 85 Se sou o que sei, como faço para evoluir?

86 86 Ouvir, falar, debater, escrever, observar, aprender, fazer, ler, viver, informar-se...

87 87 Onde encontro informação disponível para o consumo?

88 88 O livro é informação em conserva

89 89 Como faço autoconhecimento?

90 90 - Morreu acabou?......ou morreu continua?

91 91 - Continua mas não volta ou continua e volta?...

92 92 - Volta sempre?...ou enquanto for útil?

93 93 - Durmo lá e acordo aqui?...ou sou consultado?

94 94 - Onde irei encarnar?

95 95 O que irei encontrar? Terei a chance de estudar?

96 96 Quem irei encontrar?

97 97 - Escolhem o onde encarnar por nós, ou é a gente que escolhe?

98 98 - Será que quanto mais consciente menos tutelado?

99 99 DIVERSIDADE Universidade

100 QUAIS SÃO OS DEGRAUS DO CONHECIMENTO?

101 i DEGRAUS DO CONHECIMENTO

102 i i C DEGRAUS DO CONHECIMENTO Ignorância inconsciente

103 i i C C DEGRAUS DO CONHECIMENTO Ignorância consciente

104 i i C C C i DEGRAUS DO CONHECIMENTO Conhec. consciente

105 i i C C C i DEGRAUS DO CONHECIMENTO C. Interiorizado

106 106 Para que serve o auto conhecimento?

107 107 Para permitir o exercício do livre arbítrio com mais consciência...

108 108 Para apoiar nossa auto construção

109 109 Mafalda - Chaveiro, você me faz uma chave da felicidade?

110 110 Chaveiro - Claro! Você trouxe o modelo?

111 111 A cada porta uma chave...

112 112 Navegar é preciso. Viver não é preciso.

113 113 Aprender é preciso. (necessário) Ensinar não é preciso.

114 114 Jan Amos Comenius 1592 – 1670 Propôs a Pedagogia Moderna - Educação para todos - Homens e Mulheres - Pobres e Ricos - Normais ou especiais - Abolição de castigos - Escola humanista e ativa - Aprendizagem global e estimulante - Partir do interesse e da observação - Educar o homem com vistas a eternidade.

115 115 Obstáculos da ensinagem Professor Tema Aluno

116 116 METODOLOGIA: Qual o antônimo de estar empregado? Auto-avaliação Pesquisas: Um artigo pesquisado e comentado Um artigo escrito pelo coordenando - Glossário Espírita montado pelo grupo

117 117 METODOLOGIA: LISTA DE PRESENÇA ASSINADA Controle numerado de documentos. Prontuário Individual com foto Dinâmicas: - A Vila - Sobrevivência no Deserto - Governo da sala - Dilema da Vacina - Tan Gran - Caso da Ponte

118 118 METODOLOGIA: Traduzindo Grego Desdobramento do ser Cadeia causal O que aprendi História de vida

119 119 O desconhecido:

120 120 Os líderes ou os pais dos líderes de amanhã estão hoje em nossas salas de estudos...

121 e nossa ferramenta mais eficiente é o exemplo.

122 122 Sua presença dá significado ao nosso trabalho. Pesquisa feita pelo médium Paulo H. Wedderhoff Solicite formulários pelo


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