A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sou de Porto e daí..? VOCÊ SABE COMO IDENTIFICAR UM PORTO-ALEGRENSE?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sou de Porto e daí..? VOCÊ SABE COMO IDENTIFICAR UM PORTO-ALEGRENSE?"— Transcrição da apresentação:

1

2 Sou de Porto e daí..? VOCÊ SABE COMO IDENTIFICAR UM PORTO-ALEGRENSE?

3 1. Divide o domingo entre antes e depois da passadinha no Brique ou no parcão. 2. A partir de julho, pára de comprar livros para aproveitar os descontos e os balaios da Feira do Livro. 3. Odeia o muro da Mauá. 4. Fala mal das praias gaúchas, mas nunca recusa convite para passar o fim de semana em Imbé ou Atlântida.

4 5. Desfila, em qualquer rua de qualquer cidade, com cuia e garrafa térmica como se fosse coisa trinormal. 6. Ama ou odeia o PT. Não tem meio termo. 7. Acredita que a última batalha não será entre o bem e o mal ou entre a luz e as trevas, mas entre gremistas e colorados. 8. Em uma tarde consegue mostrar todos os pontos turísticos da cidade aos amigos que vêm de fora.

5 9. Acha que Porto Alegre tem quase todos os defeitos de uma cidade grande e mais algumas desvantagens de uma cidade pequena, mas parte para a briga com qualquer estrangeiro que ouse dizer uma barbaridade dessas. 10. Acredita piamente que existe uma comprovação científica para o fato de o pôr-do-sol no Guaíba ser o mais bonito no Planeta. Talvez pelo fato do paralelo trinta passar na Rua da República. 11. Chama o carinha ali de bagaceiro; come negrinho e branquinho e ainda compra cacetinho!! 12. Diminui metade das palavras e nem se dá mais conta disso: Findi, Churras, Super Ama Porto Alegre!

6 O Portoalegrês é uma das línguas mais difíceis do Ocidente (que não é o hemisfério e sim um bar em Porto Alegre). Para começar, só existe uma interjeição: "bah!" - que é usada em mais ou menos 462 situações diferentes. Prá complicar, "bah!" tem, também, 497 entonações diferentes: pode ir de um simples "beh!", até um complicado, "pãh!" dependendo do que tu queres dizer. E tem também as gírias. Porto Alegre é equipada com mais ou menos 15 fábricas de gírias funcionando sem parar. Algumas chegam até a ser exportadas: "viajar na maionese" e "pirar na batatinha", que agora estão na moda no Rio, são faladas há anos, ou em Portoalegrês, "há horas". Outras expressões cruzam a fronteira, mas nunca chegam a ser compreendidas. "Deu prá ti", por exemplo, que é o nome de uma música que fez o maior sucesso no Brasil inteiro. Talvez porque pensaram que "deu prá ti" fosse uma sacanagem quando na verdade só queria dizer "chega!".

7 É, aqui é o único lugar do mundo onde a gente lava "Os pé" e lava "as mão". E deu prá ti, viu guri! Não há nada melhor do que poder dizer: "Bah, eu sou de Porto"... com sotaque mais cantado possível... e a cara mais orgulhosa do mundo! Porto Alegre é TRIAFUDÊ! E "sirvam nossas façanhas de modelo à toda terra!". Também tem o "trilegal. Há horas ninguém fala trilegal em Porto Alegre. Se fala "tribom", "triquente", "triafim", "trigente", triafu" (muito usado), "tri" o que tu quiseres. Mas nada é mais porto alegrense quanto falar: "tu vai ir?". Repita agora, com sotaque: "Báh, mas tu vai ir? Bah, mas se tu for, eu também vou ir".

8 TEXTO DE – Se alguém souber, por favor me informe!! Não quero colocar Autor desconhecido! Formatado por Beth Pedone Músicas – Porto Alegre é Demais e Deu Pra Ti


Carregar ppt "Sou de Porto e daí..? VOCÊ SABE COMO IDENTIFICAR UM PORTO-ALEGRENSE?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google