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1. 2 Enquadramento –O Estudo de Caracterização Social, Económica, Contratual do Mercado do Bolhão é uma iniciativa da Porto Vivo, SRU que declarou o Mercado.

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2 2 Enquadramento –O Estudo de Caracterização Social, Económica, Contratual do Mercado do Bolhão é uma iniciativa da Porto Vivo, SRU que declarou o Mercado do Bolhão como Unidade de Intervenção e estabeleceu para este a elaboração de um Documento Estratégico a realizar em duas fases. –Este trabalho corresponde à primeira fase do Documento Estratégico: Estudos de Caracterização

3 3 Objectivos Funcionamento do mercado Evolução do mercado Situação contratual Situação económica Situação social MERCADO Levantamento e caracterização da entidade física COMERCIANTES que lá desenvolvem a sua actividade PÚBLICO servido pelas suas funções Vectores de análise

4 4 Metodologia Enquadramento Na envolvente Levantamentos Conservação Ocupação Inquéritos Comerciantes Clientes

5 Ano Censitário População Residente Aldoar Bonfim Campanhã Cedofeita Foz do Douro Lordelo do Ouro Massarelos Miragaia Nevogilde Paranhos Ramalde Santo Ildefonso São Nicolau Sé Vitória População

6 6 Contexto O Mercado do Bolhão tem um carácter próprio. Existem funções específicas instaladas no Mercado que não são sobrepostas pelas da sua envolvente, tão rica e diversa nas actividades que a compõem.

7 7 Envolvente rica e diversa em actividades. Predominam as relacionadas com o vestuário Dois tipos de actividades que interagem com as existentes no Bolhão Comércio Tradicional (mercearias) Supermercados

8 8 Caracterização Funcional Lojas exteriores similares em termos de actividades à da sua envolvente Excepções: Lojas de cestaria e artesanato Casa Hortícola (sementes)

9 9 Caracterização Funcional O Mercado distribui-se por dois pisos: Galeria Norte: Terrado - hortaliça Sul: Talhos Cerca de 50% das lojas estão desocupadas Piso Térreo Mistura de actividades – falta de sectorização Muitos espaços utilizados para arrumos (cerca de um terço) Especialidades: flores, fruta, hortaliça, peixarias, animais vivos

10 10 Piso Térreo Mistura de actividades – falta de sectorização Muitos espaços utilizados para arrumos (cerca de um terço) Especificidades: flores, fruta, hortaliça, peixarias, animais vivos Caracterização Funcional O Mercado distribui-se por dois pisos: Galeria Norte: Terrado - hortaliça Sul: Talhos Cerca de 50% das lojas estão desocupadas

11 11 Ocupação funcional Actividades principais 2,5% 3,4% 5,0% 5,8% 8,3% 13,3% 14,2% 17,5% 22,5% Aves / Frangos vivos Ovos Caseiros Restauração Artesanato Plantas Outro Alimentar Pão Outro Não Alimentar Fruta Peixe Flores Carne Hortaliça

12 12 Acessibilidade Estacionamento Na envolvente adjacente ao Mercado o estacionamento na via pública é inexistente Existem vários parques com custo variável mas que se pode considerar, em geral, elevado Transportes públicos Estação de Metro Cobertura pelas linhas dos STCP é boa, servindo essencialmente a zona nascente do Porto, Valongo e Gondomar A pé 33% Automóvel 9% Autocarro 52% Comboio 3% Metro 3%

13 13 Cargas e Descargas Operações de C/D ascendem a cerca de 1400 / mês (70 diárias) Problemáticas a partir da hora de ponta Falta de infraestruturas de apoio adequadas h6h7h8h9h10h11h12h14h15h16h17h18h19h20h

14 14 Perfil do comerciante do Mercado IdadeSexo Média da idade: 61 anos. Antiguidade média: 31 anos 19,2% 80,8% Masculino Feminino 0,80% 0,00% 4,20% 26,70% 28,30% 8,30% 30,80% Inferior a 20 anos De anos De anos De anos De anos De anos De anos Superior a 64 anos

15 15 Dependência económica e volume de negócio 4,20% 0,00% 0,80% 4,20% 90,80% NS/NRNo BolhãoNoutro Mercado Noutro LocalNão tem mais nenhum 55% 12,50% 5,80% 1,70% 2,50% 0% 22,50% Inferior a a a a a Superior a NS/NR 55% tem um volume de vendas inferior a / mês

16 16 Importância da realização de obras 95,8% dos inquiridos responderam afirmativamente quanto à importância de obras de reabilitação Horário de Funcionamento (actualmente 7h-17h) Novos horários: os comerciantes demonstram vontade para trabalhar até mais tarde, em conformidade com o horário de todo o resto do comércio (até às 19:00/20:00) e também ao Sábado à tarde. Introdução de novas actividades Cerca de 27% dos comerciantes sugerem restaurantes Outras actividades sugeridas: lazer, cultura, mas também outros produtos (vestuário e sapatarias)

17 17 Perfil do comerciante das lojas exteriores IdadeSexo Média da idade: 55 anos Antiguidade média: 29 anos 48,5% 51,5% Masculino Feminino 0,00% 3,00% 30,30% 27,30% 15,20% 3,00% 21,20% Inferior a 20 anos De anos De anos De anos De anos De anos De anos Superior a 64 anos

18 18 Propriedade e volume de negócio 76,5% dos inquiridos afirma que a facturação da loja é acima de (excluídos os que não responderam) 3% 9,10% 24,20% 6,10% 3% 48,50% Inferior a a a a a Superior a NS/NR 66,70% 3,00% 18,20% 12,10% ProprietárioFamiliarEmpresaOutro

19 19 Importância da realização de obras Todos os inquiridos responderam afirmativamente quanto à importância de obras de reabilitação Número de empregados 78,8% dos comerciantes têm empregados a cargo. Nas lojas exteriores com empregados sem afinidade familiar trabalha uma média de 6 empregados a tempo inteiro Introdução de novas actividades Tal como os comerciantes do Mercado, os das lojas exterior salientam, como novas actividades a introduzir, a restauração, e actividades de cultura e lazer.

20 20 Perfil do cliente do Mercado IdadeSexo Média da idade: 62 anos 24,0% 76,0% Masculino Feminino 1,70% 2,60% 3,90% 9,10% 8,70% 22,90% 5,20% 45,50% Inferior a 20 anos De anos De anos De anos De anos De anos De anos Superior a 64 anos

21 21 Clientes: Razão da escolha do Bolhão como local de compra 22,10% 35,90% 11,30% 10,80% 5,20% 3,90% 3,50% 2,20% 1,30% NS/NR Procura alimentos realmente frescos Procura produtos a bom preço Por outra razão Procura atendimento personalizado Procura produtos tradicionais/regionais/artesanais Procura produtos naturais Procura alimentos saudáveis de qualidade Procura alimentos vendidos avulso Procura alimentos directamente do produtor

22 22 21,20% 32,50% 23,80% 22,10% 20,30% 17,30% 11,30% 2,60% NS/NR Hortaliça Fruta Flores Peixe Carne Pão Ovos caseiros Clientes: Compras efectuadas e valor médio das mesmas 20,30% 19,50% 11,70% 7,80% 6,50% 6,90% 3,50% 0,90% 0,00% Inferior a 5 De 5 a 9,99 De 10 a 14,99 De 15 a 19,99 De 20 a 24,99 De 25 a 49,99 De 50 a 74,99 De 75 a 99,99 De 100 a 199,99 Mais de 200

23 23 Situação Contratual O Mercado do Bolhão é propriedade da Câmara Municipal do Porto A Divisão de Mercados e Feiras assegura a gestão, com poderes de administração e fiscalização, do espaço público comercial do Mercado Municipal do Bolhão. A Divisão de Finanças e Património é a responsável pela gestão dos arrendamentos comerciais das fracções/lojas exteriores Regras que definem os direitos e obrigações: Comerciantes do Mercado: Regulamento Geral dos Mercados Municipais (Boletim Municipal nº 3492, de 21 de Março de 2003) Arrendatários das lojas exteriores: a legislação específica do Arrendamento e os próprios contratos individuais (desde que essas determinações não contrariem a legislação em vigor) Receitas CMP Comerciantes do Mercado: cerca de / ano Arrendatários: cerca de / ano

24 24 Tendo em conta: Os aspectos negativos e positivos do Mercado do Bolhão A evolução populacional da Baixa A evolução pretendida para a Baixa Os motivos que atraem os visitantes ao Bolhão O que fazer com o mercado? Solução de Ruptura Evolução na Continuidade Solução Mista

25 25 Equipa DHVTecnopor PLANEAMENTO URBANO Eng.ª T. Maria Eugénia N. P. de Vasconcelos F. Baptista Eng. Arnaldo Fernando da Silva Abrantes Arq. Pedro Maria Carvalho da Costa e Almeida ENGENHARIA Eng. João Carlos Sousa Dias Ferreira APOIO JURÍDICO Simão Matos – Advogados Universidade Católica SÓCIO-ECONOMIA Prof. Doutor Alberto João Coraceiro de Castro (Coordenador) Dr.ª Maria Delfina Rocha Páris Lopes Cardoso Melo Dr. Luis Francisco de Gouveia Durão Pina Rebelo Prof. Doutor Leonardo Seixas da Costa ( colaboração )

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