A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociedade Unificada de Ensino Superior e Cultura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociedade Unificada de Ensino Superior e Cultura"— Transcrição da apresentação:

1 Sociedade Unificada de Ensino Superior e Cultura
Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro COMUNICAÇÃO E PRODUTIVIDADE NA DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTO OU SERVIÇO: CASO ESTALEIRO SOS MARINE LTDA RICARDO FERNANDES FIALHO ORIENTADORA Profª SISSILIANA VILCHEZ RABANAL Dezembro/2008

2 Índice Resumo Problema e Objetivos
Delimitação e Metodologia da Pesquisa Referencial Teórico e Resultados da Pesquisa

3 Resumo Refere-se a uma pesquisa quantitativa e qualitativa, focada no tema Comunicação e Produtividade no setor de departamentalização por produto ou serviços: caso Estaleiro SOS Marine Ltda, sendo investigado os ruídos de comunicação e sua entropia, com fins de buscar uma sinergia constante entre os gerentes, colaboradores do chão de fábricas,clientes e os setores da organização.

4 Problema e Objetivos Problema Objetivo Geral
Como a gestão da comunicação do Estaleiro SOS Marine Ltda, implica na produtividade da departamentalização por produtos ou serviços? Objetivo Geral Analisar a gestão da comunicação entre gerentes e colaboradores, na departamentalização por produto ou serviço do Estaleiro SOS Marine Ltda, buscando alternativas para eliminar os ruídos de comunicação, mantendo assim uma sinergia constante.

5 Objetivos Intermediários
Problema e Objetivos Objetivos Intermediários Avaliar os ruídos de comunicação, através da comunicação ´´mão dupla``, dentro do Estaleiro SOS Marine Ltda; identificar os pontos de entropia na departamentalização por produto ou serviço do Estaleiro SOS Marine Ltda; investigar como aprimorar a comunicação entre gerentes e colaboradores, na departamentalização por produto ou serviço do Estaleiro SOS Marine Ltda; d) analisar como obter melhor satisfação do cliente, através da comunicação entre o estaleiro SOS Marine Ltda e seus clientes; e) levantar propostas para integração entre os setores, na departamentalização por produto ou serviço do Estaleiro SOS Marine Ltda, através da comunicação.

6 Delimitação e Metodologia da Pesquisa
A pesquisa procurou investigar a comunicação e produtividade, buscando aprimorar a comunicação e/ou informação na departamentalização por produto e serviço do Estaleiro SOS Marine, para que através de uma comunicação mais eficiente e eficaz, alcançasse uma sinergia, assim atingindo as metas estipuladas pela direção da organização. A pesquisa foi efetuada nas dependências do Estaleiro, nos setores ligados diretamente ao departamento de produção, através de pesquisa de campo, a pesquisa atingiu todos os níveis hierárquicos da organização ligados a produção.

7 Delimitação e Metodologia da Pesquisa Metodologia da Pesquisa
Quanto aos fins, foi descritiva e explicativa, pois buscou interpretar de forma imparcial, analisando as características e focando nos colaboradores da organização.  Quanto aos meios, bibliográfico, pesquisa de campo e pesquisa participante. Quanto ao método, a mesma se desenvolveu de forma dialética. Quanto ao Procedimento, a pesquisa realizou-se com estudo de caso. Quanto a coleta de dados, foi feita através de questionário semi-aberto e pesquisa em livros utilizando fontes de papel e pessoas que desenvolveram suas tarefas na organização, com o tratamento dos dados sendo quantitativos e qualitativos. O universo e amostra da pesquisa, contou com a colaboração de (65) colaboradores no total de 450 colaboradores na organização, ou seja 14,5% dos colaboradores.

8 Referencial Teórico Comunicação Empresarial – Para a autora ao colocar à disposição conhecimentos e técnicas para melhorar a comunicação dos administradores, facilita a implementação de estratégias empresariais, tais como: just in time, benchmarketing, empowerment, (Maria Alzira Pimenta, 2007). Administração: Princípios e Tendências- O autor considera que a boa comunicação é fundamental para o sucesso do administrador, o autor gerou dentro do livro meios de desenvolver a comunicação com eficiência através de um texto prático. (Fernando Lacombe, 2006). Comunicação para a Produtividade – A boa comunicação na organização é de extrema importância para o sucesso da mesma tornando-a mais eficiente e eficaz, pois a mesma é amoral, serve para o bem e para o mal e reforça a formação de profissionais para a comunicação, frisando que comunicação e produtividade estão diretamente ligados. (Eduardo Pinto 1994). Cultura, Poder, Comunicação e Imagem: Fundamentos da Nova Empresa – Para Torquato, a comunicação tem o objetivo de alertar, evidenciar, e exemplificar de forma clara os avanços dentro da empresa. O autor chama a atenção para a reavaliação de métodos, valores, estruturas e rotinas com ênfase a comunicação do ambiente interno e externo da organização, valorizando o feedback. (Gaudêncio Torquato, 1991).

9 Apresentação dos Resultados Histórico do Estaleiro SOS marine Ltda
Fundado em junho de 1998, após decratada a falência da empresa principal, que foi atingida pela crise na área naval do Estado do Rio de Janeiro. Um grupo de colaboradores ligados a comissão de fábrica da empresa e alguns engenheiros, assumiram o controle da organização apoiados pelo Sindicato dos Metalúrgicos e o principal acionista da empresa, onde os mesmos se comprometeram em dar apoio e angariar contratos, fundando assim o Estaleiro SOS Marine Ltda. Manter-se vivo para o Estaleiro SOS Marine Ltda, em um mercado competitivo não é fácil, pois o mesmo busca o seu diferencial competitivo na busca contínua da satisfação dos nossos clientes, tendo como premissas: Qualidade, Segurança Ocupacional, Preservação do Meio Ambiente e responsabilidade Social.

10 Apresentação dos Resultados

11 Apresentação dos Resultados

12 Apresentação dos Resultados

13 Apresentação dos Resultados

14 Apresentação dos Resultados

15 Apresentação dos Resultados
Portanto, respondendo o problema de pesquisa: Como a gestão da comunicação do Estaleiro SOS Marine Ltda, implica na produtividade da departamentalização por produto ou serviço? O fato é que quando se buscou uma sinergia constante, surgiram inúmeras sugestões, ao analisar estas sugestões, percebeu-se que só seria possível obter a sinergia desejada através da mudança de comportamento, disciplina e comprometimento de todos os colaboradores da organização Estaleiro SOS Marine Ltda e principalmente da direção, através de um trabalho de conscientização e agregando o verdadeiro valor e importância que a comunicação que deve ter.

16 Conclusões Chegou-se a conclusão que a pesquisa ora apresentada, buscou fazer com que houvesse um entrosamento entre os colaboradores do chão de fábrica e seus gerentes, com isso resgatando a credibilidade da organização com a comunicação e/ou informação entre seus colaboradores, dando atenção aos clientes internos e externos, porém a obtenção desta sinergia só poderia ser capaz de acontecer, através da criação de procedimentos que devem ser seguidos religiosamente com responsabilidade e comprometimento de todos.

17 “Uma pessoa permanece jovem na medida em que ainda é capaz de aprender, adquirir novos hábitos e tolerar contradições”, (Marine Von Ebner-Eschenbach). FIM


Carregar ppt "Sociedade Unificada de Ensino Superior e Cultura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google