A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência."— Transcrição da apresentação:

1 A Escola do Planejamento: A Formação de Estratégia como um Processo Formal

2 Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência da forma de ensino nos cursos de administração e como a prática empresarial ideal.

3 Origem A Escola do Planejamento surgiu praticamente ao mesmo tempo que a escola do design, pois as duas escolas tiveram seus livros publicados em 1965,, mas seguiram cominhos distintos.

4 O modelo básico do. planejamento estratégico
O modelo básico do planejamento estratégico Planejamento estratégico nada mais é do que um conjunto sistemático de prioridades e decisões que tem como intuito a previsão de desenvolvimento da organização a médio e longo prazo. Consiste no desdobramento da análise SWOT em fixação dos objetivos, análise das condições externas, análise das condições internas, avaliação da estratégia e operacionalização da estratégia.

5 -Fixação de objetivos: são as metas a serem alcançadas
-Fixação de objetivos: são as metas a serem alcançadas.Elas identificam quais alternativas estratégicas a empresa deve seguir. - Auditoria externa: são as previsões feitas das condições futuras do ambiente externo (mercado, consumidores, economia) e a preparação da empresa para agir em condições desfavoráveis. Prever e preparar são o lema da escola do planejamento.

6 - Auditoria interna: é a avaliação da condição interna da empresa para implementação da estratégia. - Avaliação da estratégia: é adequação da estratégia à realidade da empresa e análise do quão completa está. Ao contrário da escola do design, na escola do planejamento a estratégia deve ser bem delineada.

7 - Operacionalização da estratégia: é a formulação e a implementação do plano mestre (objetivos, orçamentos, estratégias e programas)

8 Premissas da Escola do Planejamento
Premissas da Escola do Planejamento A escola do planejamento adotou quase todas as premissas da escola do design. As que não foram adotas é que distingue de maneira clara a abordagem de cada escola. O modelo de execução é bem diferente. A escola do planejamento exige uma execução altamente formal e programada, e cumpre obrigatoriamente uma seqüência lógica de etapas. A estratégia não é elaborada pelo executivo principal, mas sim pelos planejadores de cada área da empresa. O executivo principal era responsável apenas por aprovar ou não o projeto.

9 Progressos da escola do planejamento
Progressos da escola do planejamento A escola do planejamento teve grande progresso nas suas premissas, sendo estes focados na aplicação da estratégia. São eles: planejamento de cenário, para que a empresa possa analisar hipóteses de comportamento num cenário pessimista, mais provável e otimista. Podem ser consideradas nessa avaliação variáveis econômicas, sociais, políticas e demográficas e controle estratégico, para avaliar se o plano de ação está refletindo no resultado esperado.

10 Críticas à Escola do Planejamento
Críticas à Escola do Planejamento As críticas feitas não são exatamente ao planejamento, mas sim ao planejamento estratégico, pois segundo o autor não é correto dizer que a estratégia pode ser desenvolvida em um processo estruturado e formalizado. Para ele, o planejamento estratégico tem outras funções na organização.

11 A primeira crítica é referente a predeterminação do cenário, pois para o planejamento ser tido como estratégico, é necessário a organização prever as mudanças no ambiente externo ou controlá-las. Não é isso o que na verdade ocorre. Quando as empresas adotam esse planejamento sempre esperam pelo cenário melhor e mais adequado, mas na verdade isso é difícil de acontecer.

12 A segunda crítica é referente a formalização dos sistemas para executar as tarefas de planejamento, pois segundo o autor os seres humanos estão muito mais aptos a realizar essa função, uma vez que os sistemas não podem compreender as informações e sintetizá-las


Carregar ppt "Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google