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Luciana Rodrigues Borges – Liduina Bezerra de souza

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Apresentação em tema: "Luciana Rodrigues Borges – Liduina Bezerra de souza"— Transcrição da apresentação:

1 Luciana Rodrigues Borges – 8558894 Liduina Bezerra de souza - 4930781
Processo de Gestão e Sistemas de Informações no Contexto da Controladoria Luciana Rodrigues Borges – Liduina Bezerra de souza

2 AGENDA Introdução Planejamento Execução Controle
Sistema de Informação Gerencial Dificuldades de Implementação

3 AGENDA Introdução Planejamento Execução Controle
Sistema de Informação Gerencial Dificuldades de Implementação

4 Introdução Processo de Gestão Econômica Processo de Controle Objetivo
Assegurar a eficácia empresarial Método Contínuo processo de tomada de decisões

5 Introdução Processo de Gestão Trata-se de um controle, que tem por objetivo assegurar a eficácia empresarial, atividade esta que tem sido caracterizada pelos teóricos da administração como um contínuo processo de tomada de decisões. (Catelli; Pereira; Vasconcelos, 2011)

6 Introdução Processo de Gestão Etapas Planejamento Execução Controle

7 AGENDA Introdução Planejamento Execução Controle
Sistema de Informação Gerencial Dificuldades de Implementação

8 Planejamento Planejamento Estratégico
Objetivo Assegurar o comprimento da missão da empresa Análises Análises de variáveis do ambiente externo e do ambiente interno Resultado Conjunto de diretrizes estratégicas de caráter qualitativo que visa orientar a etapa de planejamento operacional

9 Planejamento Planejamento Operacional Identificação, integração e avaliação de alternativas de ação e na escolha de um plano de ação a ser implementado Pré Planejamento Operacional Planejamento Operacional Médio – Longo Prazos Planejamento Operacional Curto Prazo

10 Pré Planejamento Operacional
Corresponde à fixação dos objetivos, identificação das alternativas de escolha das melhores alternativas que viabilizem as diretrizes estratégicas P.O. Médio e Longo Prazo Corresponde ao detalhamento das alternativas selecionadas, dentro de determinada perspectiva temporal considerada pela empresa como de MP e LP, quantificando analiticamente as variáveis planejadas P.O. Curto Prazo Corresponde a um planejamento efetuado em um momento mais próximo à realização dos eventos e à luz do conhecimento mais seguro das variáveis envolvidas

11 AGENDA Introdução Planejamento Execução Controle
Sistema de Informação Gerencial Dificuldades de Implementação

12 Execução Recursos Consumidos Produtos Gerados Ações Implementadas
Transações Realizadas

13 AGENDA Introdução Planejamento Execução Controle
Sistema de Informação Gerencial Dificuldades de Implementação

14 Controle Ações corretivas Implementadas quando os resultados são diferentes do planejado, assegurando que os objetivos sejam atingidos

15 AGENDA Introdução Planejamento Execução Controle
Sistema de Informação Gerencial Dificuldades de Implementação

16 Sistema de Informação Gerencial
Objetivo Atender cada etapa, viabilizando a tomada eficaz de decisão por parte dos gestores Sistema De informações sobre variáveis ambientais De informações sobre resultados econômicos Orçamentário De informações de resultados realizados

17 Sistema de Informação Gerencial
Sistema de Informação para Gestão Econômica Subsistemas de pré orçamentação Orçamento Custos Contabilidade Objetivo Refletir a tomada de decisões tomadas por ocasião do planejamento em termos monetários e, posteriormente, confronta os resultados reais com os planejados, possibilitando então as ações de controle

18 Sistema de Informação Gerencial
Sistema de informações s\ variáveis ambientais Subsidia os gestores durante a fase do Planejamento Estratégico com informações sobre do ambiente externo Sistema de informações s\ resultados econômicos Subsidia os gestores durante as fases de Pré Planejamento e Planejamento gerando informações sobre os resultados econômicos das alternativas simuladas

19 Sistema de Informação Gerencial
Sistema Orçamentário Subsidia os gestores durante a fase do Planejamento Operacional de CP, MP e LP, gerando informações detalhadas sobre os eventos planejados Sistema de informações de resultados realizados Subsidia os gestores durante a fase de Controle gerando informações detalhadas sobre os resultados econômicos dos eventos realizados

20 AGENDA Introdução Planejamento Execução Controle
Sistema de Informação Gerencial Dificuldades de Implementação

21 Dificuldades de Implementação
Obs É necessário a interação entre o processo de gestão e os sistemas de informação de modo que o sistema possa cumprir seu papel. Obs Há dificuldades por parte da empresa, em realizar uma adequada interação entre o processo de gestão e os sistemas de informações.

22 Dificuldades de Implementação
Importância diferente dada às atividades do processo de gestão.

23 Dificuldades de Implementação
Pesquisa Para esta pesquisa, foram utilizadas 103 respostas de profissionais de diversos ramos de negócios. Foi pedido ao profissional que indicasse o grau de importância que eles atribuem a cada atividade. Também foi solicitado ao profissional que indicasse o grau de importância que ele acredita que a alta administração da empresa atribui à mesma atividade.

24 Dificuldades de Implementação

25 Dificuldades de Implementação
Pesquisa A15 Identificar as causas dos desvios entre os resultados realizados e planejados Atividade com maior importância,com média de 93,4%. A 11 Revisar o orçamento de curto prazo Atividade com menor importância,com média de 83,1%.

26 Dificuldades de Implementação
Pesquisa A12 Executar de forma eficiente as transações operacionais cotidianas Atividade mais valorizada pela alta administração, com média de 80,6% A 17 Realizar avaliação de desempenho dos gestores Atividade menos valorizada pela alta administração, com média de 80,6%

27 Dificuldades de Implementação
Conclusão Esses achados revelam indícios de uma dissonância cognitiva nas organizações pesquisadas. A dissonância cognitiva, por sua vez, pode ser muito prejudicial à organização porque provoca ruídos no entendimento e processamento das informações.

28 Dificuldades de Implementação
Importância diferente dada às atividades do processo de gestão. Definição da missão da empresa.

29 Dificuldades de Implementação
Pesquisa Uma pesquisa feita em 22 empresas inseridas em níveis diferenciados de Governança Corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo com o objetivo de verificar empiricamente como as empresas explicitam seus objetivos estratégicos através das missões, dentre outros resultados

30 Dificuldades de Implementação
Conclusão Na própria definição da missão pode ser abordado o modo como se dará a interação entre processo de gestão e sistemas de informações.

31 Dificuldades de Implementação
Vídeo

32 CASO PRÁTICO De que maneira os gestores empregam os sistemas de informações no processo de gestão da empresa ?


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