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CONTABILIDADE GERENCIAL E CONTROLADORIA Modelo de Gestão Empresarial

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Apresentação em tema: "CONTABILIDADE GERENCIAL E CONTROLADORIA Modelo de Gestão Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 CONTABILIDADE GERENCIAL E CONTROLADORIA Modelo de Gestão Empresarial
Disciplina: CONTABILIDADE GERENCIAL E CONTROLADORIA Modelo de Gestão Empresarial Profº. Aílson José Vier

2 As crenças e os valores do fundador da empresa são decorrência de sua formação cultural e se tornam a essência da organização tal a forma como a afetam. Isso reflete a sua capacidade de atrair pessoas que possuam, se não as mesmas, pelo menos características convergentes com as mencionadas. Informações em destaque

3 o tipo de estrutura que será por ela adotado,
Dessa forma, as crenças e os valores são os elementos básicos que sustentam o modelo de gestão, o qual contempla características que configuram a forma como a empresa realiza as suas atividades básicas: o tipo de estrutura que será por ela adotado, o desenho e o fluxo de seus processos administrativos e o tipo de relacionamento humano que deverá reger o comportamento dos indivíduos na organização. Informações em destaque

4 Declaração de Valores: Um conjunto de crenças e princípios que guiam as ações e atividades da empresa. Declaração de Visão: Uma ou duas frases que anunciam aonde a empresa quer chegar ou traça um quadro amplo do futuro que se deseja para ela. Declaração de Missão: Uma declaração do propósito da empresa, definindo o que ela faz e o que não faz. Metas e Objetivos: Uma lista com todas as principais metas que foram definidas para a empresa, juntamente com os objetivos que precisa alcançar para cumpri-las.

5 Apesar de as crenças e os valores do fundador serem uma espécie de DNA da empresa esse elemento pode sofrer alterações. Decorrentes de: necessidade de adaptação da empresa ao seu ambiente devido à entrada de novos membros organizacionais. As crenças e os valores dos indivíduos que ingressam na organização durante e após o seu amadurecimento podem interferir na forma como ela é administrada, sendo que os hábitos deles, em seu conjunto, formam a cultura organizacional. Informações em destaque

6 Esses princípios existem para que se procure garantir:
Assim verificamos que o modelo de gestão é caracterizado por um conjunto de princípios que devem ser observados pelos membros organizacionais. Esses princípios existem para que se procure garantir: que a missão da empresa seja cumprida; que seja inserida na empresa uma estrutura adequada que ofereça o devido suporte para as suas atividades e o seu funcionamento sistêmico; que se institucionalize um estilo de gestão condutor para a criação de uma cultura que permita a integração das pessoas em torno dos objetivos estabelecidos pela empresa; Informações em destaque

7 que a execução dos planos preestabelecidos, juntamente com os recursos utilizados para tal execução, seja devidamente revisado a fim de que os possíveis desvios provenientes de desajustes na operacionalização desses planos sejam corrigidos; que as variáveis do ambiente externo, bem como as do ambiente interno, sejam observadas atentamente para que, em caso de necessidade, novos recursos sejam disponibilizados para o processamento dos bens e serviços propostos pela empresa. Informações em destaque

8 Modelo de Gestão As crenças e valores são conceitos que formam a cultura organizacional, que, por sua vez, interagem e conduzem a criação do modelo conceitual a ser adotado para gerir a empresa, o que denominamos de modelo de gestão. Informações em destaque

9 O processo decisório: Centralização ou descentralização.
Modelo de Gestão O modelo de gestão ideal deve ser estruturado considerando os seguintes aspectos: O processo de gestão do sistema empresa: Planejamento, execução, controle. A avaliação de desempenho das áreas e dos gestores: responsabilidade pelos resultados das áreas de suas responsabilidades. O processo decisório: Centralização ou descentralização. O comportamento dos gestores: Motivação – Empreendedores. Informações em destaque

10 Modelo de Gestão Modelo de Gestão é produto do Subsistema Institucional e pode ser definido como o conjunto de normas e princípios que devem orientar os gestores na escolha das melhores alternativas para levar a empresa a cumprir sua missão com eficácia. Informações em destaque

11 Fases do Processo Finalidade Produto Planej. Estratégico Garantir a missão e continuidade da empresa Diretrizes e Políticas Estratégicas Planej. Operacional Otimizar o resultado a médio prazo Plano Operacional Programação Otimizar o resultado a curto prazo Programa Operacional Execução Otimizar o resultado de cada transação Transação Controle Corrigir e ajustar p/garantir a otimização Ações Corretivas

12 PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E CONTROLE
Esse processo compreende o conjunto de ações necessárias para se administrar um negócio. Informações em destaque

13 PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E CONTROLE
Consiste em um processo que envolve o estabelecimento dos objetivos da empresa a serem alcançados pelos seus gestores e a forma por meio da qual eles serão atingidos. Envolve decisões que, se tomadas adequadamente e executadas de modo apropriado, podem aumentar a possibilidade de se obter um resultado favorável para a empresa. Informações em destaque

14 Os tipos de processos de planejamento estratégico
a1) Processo formalizado de planejamento Em algumas circunstâncias, o planejamento estratégico formalizado pode ser o caminho mais recomendável para a empresa, dependendo da situação em que ela esteja e, principalmente, de seu modelo de gestão. Saliente-se que a formalização ou não desse processo não elimina a sua importância. Quando o ambiente é estável e relativamente certo as empresas com estruturas formalizadas e padronizadas são mais eficazes. Informações em destaque

15 b) Planejamento Operacional
Este é consequência do planejamento estratégico e, se caracteriza por definir os objetivos operacionais e os meios necessários para se implementarem ações que levem à consecução de tais objetivos. Dessa forma, o planejamento operacional pode ser considerado como a tradução e a quantificação daquilo que foi definido no planejamento estratégico. Informações em destaque

16 c) Execução A execução do plano de negócios da empresa, a implementação da sua estratégia, é um dos mais sensíveis pontos, posto que de nada adiantaria planejar se não houvesse cuidados específicos na operacionalização desse plano. Nesse processo, tomam-se decisões constantemente. Por isso, o modelo de gestão ganha relevo, pois tomar decisões implica em autonomia, e esta, por sua vez, ocorre dependendo das diretrizes empresariais. Informações em destaque

17 d) Controle e feedback É nessa fase que os resultados realizados são comparados com aqueles esperados, possibilitando-se a identificação de desvios, das suas causas e das possíveis correções necessárias para o alcance dos objetivos previamente traçados. Informações em destaque

18 pode melhorar a performance dos gestores e da empresa como um todo;
d) Controle e feedback O feedback oferecido aos gestores sobre seus desempenhos torna-se essencial, pois reforça ou encoraja esses gestores a optarem por um caminho eficaz de trabalho: redireciona um conhecimento ou chama a atenção para a produtividade em suas ações; pode melhorar a performance dos gestores e da empresa como um todo; pode contribuir para o aprendizado e desenvolvimento de cada um dos participantes desse processo; Melhora o relacionamento da equipe, mostrando quão relevante é a interação do grupo. Informações em destaque

19 Informações em destaque

20 Cultura Organizacional
O empregado precisa conhecer a filosofia da empresa na qual trabalha e toda filosofia da organização encontra-se consubstanciada em um documento no qual sua filosofia, sua missão e sua política de qualidade são claramente enunciadas. A missão, visão e valores mostra para o funcionário o caminho a seguir. A missão é a razão da existência da empresa. Definir a missão é determinar o que ela se propõe fazer. Informações em destaque

21 Cultura Organizacional
Informações em destaque

22 Exemplo Informações em destaque MISSÃO
Gerar valor para nossos clientes, acionistas, equipes e a sociedade, atuando na indústria do aço de forma sustentável. VISÃO Ser global e referência nos negócios em que atua. VALORES Ter a preferência do CLIENTE  SEGURANÇA das pessoas acima de tudo PESSOAS respeitadas, comprometidas e realizadas  EXCELÊNCIA com SIMPLICIDADE  Foco em RESULTADOS INTEGRIDADE com todos os públicos ​SUSTENTABILIDADE econômica, social e ambiental​ Informações em destaque

23 Exemplo Informações em destaque MISSÃO Líder global em Beleza
A marca de escolha das mulheres A líder em vendas diretas O melhor lugar para se trabalhar A maior Fundação para as mulheres A empresa mais admirada VISÃO “Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e auto-realização das mulheres no mundo todo.” VALORES Confiança, Respeito, Crença, Humildade e Integridade Informações em destaque

24 Exemplo Informações em destaque MISSÃO
Somos uma família global e diversificada, com um legado histórico do qual nos orgulhamos e estamos verdadeiramente comprometidos em oferecer produtos e serviços excepcionais, que melhorem a vida das pessoas. VISÃO Ser a empresa líder mundial na avaliação do consumidor em produtos e serviços automotivos. VALORES Atingir continuamente resultados consistentemente melhores em termos de Satisfação do Consumidor com nossos produtos e serviços. Processos e pessoas têm sido e sempre serão a chave para conseguirmos estes resultados. Informações em destaque


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