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Prof. Paulo Barreto Os SPTs monitoram, coletam, armazenam e processam dados gerados em todas as transações da empresa. Esses dados.

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1 Prof. Paulo Barreto pdbarreto@gmail.com

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3 Os SPTs monitoram, coletam, armazenam e processam dados gerados em todas as transações da empresa. Esses dados são a entrada para o banco de dados da organização. Características: primeiro os dados são coletados e são inseridos no computador. Em seguida, o sistema processa os dados de acordo com o processamento em lote ou online. Quando você paga por um item em uma loja o sistema registra a venda, reduz o estoque disponível em uma unidade, aumenta a posição do caixa da loja no valor que você pagou e aumenta a qualidade de vendas em uma unidade.

4 Exemplos de Aplicação:  Vendas  Cadastro de clientes;  Pedidos;  Fatura;  Controle de estoque;  Contas a pagar;  contas a receber;  Compras;  Recebimento;  Expedição;  Financeiro;  Folha de pagamento;  Contabilidade. Planejamento de recurso corporativo (Enterprise Resource Planning – ERP) Gestão de relacionamento com o clientes (Customer Relationship Management – CRM )

5  ERP - Planejamento de recurso corporativo (em inglês Enterprise Resource Planning - ERP) é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.  CRM - O Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management, CRM) pode ajudar a reduzir custos e aumentar da lucratividade através da organização e automação dos processos de negócios que gerenciam a fidelidade e a satisfação do cliente nas áreas de vendas, marketing e atendimento ao cliente.

6 Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Um SIG gera produtos de informação que apoiam a tomada de decisão e são o resultado da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajudam uma organização a atingir as suas metas. Um SIG pode incluir software que auxilia na tomada de decisão, recursos de dados, tais como bancos de dados, o hardware de um sistema de recursos, sistemas de apoio à decisão, sistemas especialistas, sistemas de informação executiva, gestão de pessoas, gestão de projetos e todos os processos informatizados que permitem que a empresa funcione eficientemente. É um sistema que disponibiliza a informação certa, para a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa, da forma correta e com o custo certo. sistemas de apoio à decisãosistemas de informação executiva

7  Controle de tarefas: Planejamento de Projetos e acompanhamento e controle da execução de tarefas.  Gestão de documentos: Formalizar e controlar a entrada, saída e tramitações de documentos e processos.  Gestão de pesquisa: Possibilitar o cadastro e resposta de questionários de pesquisa associados a uma ou mais diretorias específicas.  Ouvidoria  Processo Seletivo  Ensino e pesquisa - Promover troca de artigos e documentos entre os gestores e professores relacionados a ensino e pesquisa.

8  Dimensionamento de cargos  Sistema de Gestão da Execução dos Contratos  Sistema de eleições  Pesquisa de satisfação:Realizar pesquisa de satisfação baseado na aplicação de questionários  Sistema de Priorização de Projetos  Acompanhamento de Recomendações/Determinações  Sistema de Gestão de Projetos de Pesquisa

9 Sistemas de apoio à decisão refere-se simplesmente a um modelo genérico de tomada de decisão que analisa um grande número de variáveis para que seja possível o posicionamento a uma determinada questão. Decisão é uma escolha entre as alternativas existentes através de estimativas dos pesos destas alternativas. Apoio à decisão significa auxiliar nesta escolha gerando estas estimativas, a evolução ou comparação e escolha.

10 O termo sistema de apoio à decisão tem sido utilizado de diferentes formas (após a década de 80) e tem recebido diferentes definições de acordo com o ponto de vista de cada autor. Finlay (1994) e outros autores definem o SAD de um modo geral como “um sistema computacional que auxilia o processo de tomada de decisão”. Turban (1995) define mais especificamente como “um interativo, flexível e adaptável sistema de informação, especialmente desenvolvido para apoiar a solução de um problema gerencial não estruturado para aperfeiçoar a tomada de decisão. Utiliza dados, provê uma interface amigável e permite ao tomador de decisão ter sua própria percepção”


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