A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Implantando um ERP com sucesso Sistemas de Gestão Integrada - ERP Juliana Maria Lopes Alexandre Moya João Roberto Magazoni 27LI – Julho 2005.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Implantando um ERP com sucesso Sistemas de Gestão Integrada - ERP Juliana Maria Lopes Alexandre Moya João Roberto Magazoni 27LI – Julho 2005."— Transcrição da apresentação:

1

2 Implantando um ERP com sucesso Sistemas de Gestão Integrada - ERP Juliana Maria Lopes Alexandre Moya João Roberto Magazoni 27LI – Julho 2005

3 Conceito ERP é definido como uma arquitetura de software que facilita o fluxo de informações entre todas as atividades da empresa como fabricação, logística, finanças e recursos humanos. É um sistema amplo de soluções e informações. Um banco de dados único, operando em uma plataforma comum que interage com um conjunto integrado de aplicações, consolidando todas as operações do negócio em um simples ambiente computacional.

4 Etapas de Implantação Levantamento dos Processos e Necessidade da Empresa Análise de aderência dos sistemas e tecnológica Definição da equipe e Desenvolvimento do Cronograma de Implantação Necessidade de Customização, Importação de Dados e Parametrizações Desenvolvimento de Material de apoio ao projeto Testes Integrados Treinamento de Usuários Produção e Acompanhamento Acertos e Ajustes necessários

5 Levantamento de Processos e Necessidade da Empresa É a primeira tarefa a ser realizada em uma implantação de ERP. Estes processos ajudam na implantação, pois são eles que direcionam os consultores para a parametrização do ERP. É neste momento, que a diretoria tem que tomar a decisão da compra ou desenvolvimento do ERP e conseguir visualizar este novo sistema para os próximos 10 ou 20 anos, com uma visão de administração e com uma melhor ferramenta nas tomadas de decisões.

6 Análise de Aderência dos Sistemas e Tecnológica Momento que as fornecedoras de ERP conseguem vender a idéia de funcionamento do sistema, ou seja, necessidade da empresa à funcionalidade do software. Etapa de planejamento e aquisição de servidores, banco de dados, processos, rotinas de backup, rotinas online e offline.

7 Definição da Equipe e Desenvolvimento do Cronograma Gerente de sistema define os líderes e usuários chaves de cada área ou módulo a ser implantado. O Desenvolvimento do cronograma de implantação deverá ser escrito com o auxilio do fornecedor. O tempo de desenvolvimento de todo o processo levará em torno de 6 meses a 24 meses.

8 Necessidade de Customização, Importação de Dados e Parametrizações Fase em que a fornecedora, após levantar a maioria das informações, detalhes e processos, inicia as variações no sistema de acordo com as necessidades do cliente. Na fase de importação de dados, a identificação os dados que deverão ser importados ao banco de dados do ERP e o estudo da consistência destes são realizados. Após o desenvolvimento de customizações, inicia-se as parametrizações do sistema, criação de tabelas obrigatórias para o funcionamento do ERP.

9 Desenvolvimento de Material de Apoio ao Projeto Este material demonstra qual a importância da implantação do ERP e como ficará a empresa após o processo. Documentação de extrema importância para a empresa já em produção com o sistema, pois serve como direcionador para os novos funcionários.

10 Testes Integrados É neste momento que a empresa tem uma idéia superficial de como vai ficar a sua gestão após o ERP, desde que os testes tenham início, meio e fim. O objetivo dos testes integrados é medir o tempo dos processos e tentar visualizar o sistema em produção. Os testes integrados visão também a correções de falhas, para que não haja ocorrência de erros na efetiva operação.

11 Treinamento de Usuários Fase de reeducação de seus colaboradores para os novos procedimentos e atividades implantadas. O treinamento de usuários dará a empresa melhores índices de produtividade, um vez que ocorreram menos erros de utilização do produto.

12 Produção e Acompanhamento É na entrada em operação é que conheceremos o funcionamento do ERP em produção. É neste momento que iremos rever os processos, criar novos processos para o dia-a-dia dos funcionários da empresa, desde a entrada de uma mercadoria até a expedição.

13 Acertos e Ajustes Necessários Em todas as implantações após a virada existem acertos e ajustes no ERP, desde acertos em máscaras de variáveis, ajustes em customizações e até relatórios completos. O ideal é manter um consultor de desenvolvimento acompanhando pelo menos 15 dias após a virada. Para os consultores de parametrização é ideal mantê-los no mínimo uma semana.

14 Referências de Pesquisa http://www.eanbrasil.org.br/servlet/ServletContent?requestId=31&id:press=8 4&id:classificationpress=2., A tecnologia e o Futuro, 17/12/2004. http://www.lticonsultoria.com.br/artigo_09_r.html, Implantação de ERP, Rodrigo Sant'anna. http://www.lticonsultoria.com.br/artigo_01_ma.html, Implantando novos conceitos de gestão, Marco Aurelio Meda. http://www.xwz.com.br/xwz/modules.php?name=Content&pa=showpage&pi d=19, Implantação de ERP Sucesso na implantação depende da gestão do projeto e da administração da mudança.


Carregar ppt "Implantando um ERP com sucesso Sistemas de Gestão Integrada - ERP Juliana Maria Lopes Alexandre Moya João Roberto Magazoni 27LI – Julho 2005."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google